TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reabsorção e Secreção pelos túbulos Renais

Artigo: Reabsorção e Secreção pelos túbulos Renais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Artigo  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 2

1. Reabsorção e Secreção pelos túbulos Renais

Após o filtrado glomerular entrar nos túbulos renais, ele flui através de porções sucessivas do túbulo – túbulo proximal, alça de Henle, túbulo distal, túbulo coletor e, finalmente, ducto coletor – antes de ser excretado como urina. Ao longo desse curso, algumas dessas substâncias são reabsorvidas seletivamente dos túbulos de volta para o sangue, enquanto outras são secretadas do sangue para o lúmen tubular. Por fim, a urina total formada representa a soma de três processos renais básicos – filtração glomerular, reabsorção tubular e secreção tubular - como se segue.

Excreção urinária = Filtração Glomerular – Reabsorção tubular + Secreção tubular.

Para muitas substâncias, a reabsorção tem um papel bem mais importante do que o da secreção na determinação da taxa final de excreção urinária. No entanto, a secreção é responsável por quantidades significativas de íons de potássio, íons de hidrogênio e de outras poucas substâncias que aparecem na urina.

A Reabsorção Tubular é Seletiva e Quantitativamente Grande

A Tabela 27-1 mostra a depuração renal de várias substâncias que são filtradas livremente nos rins e reabsorvidas em taxas variáveis.

A taxa na qual cada uma dessas substâncias é filtrada é calculada como:

Filtração = Taxa de Filtração Glomerular x Concentração plasmática

Este cálculo presume que a substância seja filtrada livremente e não se ligue às proteínas plasmáticas. Por exemplo, se a concentração plasmática de glicose é de 1g/L, a quantidade de glicose filtrada a cada dia é de cerca de 180 L/dia x 1 g/L, ou 180 g/dia. Já que praticamente nenhuma glicose filtrada é normalmente excretada na urina, a taxa de reabsorção de glicose também é de 180 g/dia.

A partir da Tabela 27-1, dois fatos são evidentes. Em primeiro lugar, os processos de filtração glomerular de reabsorção tubular são quantitativamente muito superiores em relação à excreção urinária para muitas substâncias. Isso significa que uma pequena alteração na filtração glomerular ou na reabsorção glomerular pode potencialmente causar uma alteração relativamente grande na excreção urinária. Por exemplo, uma diminuição de 10% na reabsorção tubular, de 178,5 para 160,7 l/dia, aumentaria o volume urinário de 1,5 para 19,3 l/dia (um aumento de quase 13 vezes), caso a taxa de filtração glomerular (TFG) permanecesse constante. Na realidade, no entanto, as alterações na reabsorção tubular e na filtração glomerular são precisamente coordenadas, de forma que grandes flutuações na excreção urinária são evitadas.

Segundo, diferentemente da filtração glomerular, que é relativamente não seletiva, a reabsorção tubular é altamente seletiva. Algumas substâncias, como glicose e aminoácidos, são quase que completamente reabsorvidas pelos túbulos, de forma que a taxa de excreção urinária é praticamente zero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com