TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Vida em renais crônicos em Hemodialise

Por:   •  15/4/2015  •  Seminário  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 8
  1. INTRODUÇÃO

        O número de pacientes renais crônicos em tratamento dialítico, no Brasil, vem crescendo nos últimos anos¹.

        O indivíduo com insuficiência renal, pode apresentar apenas sintomas discretos, devido o aumento da concentração de uréia em seu organismo. Na maioria das vezes os pacientes permanecem praticamente sem sintomas até que tenham perdido cerca de 50% de sua função renal. Na progressão da doença renal começa a aparecer um conjunto de sinais e sintomas que constituem a síndrome urêmica, destacando fadiga, cansaço fácil, anorexia, emagrecimento, prurido, náuseas, insônia e comprometimento do estado mental. Em alguns casos, quando a hipertensão arterial ou as alterações químicas do sangue causam disfunção cerebral, o indivíduo pode apresentar crises convulsivas².

        A insuficiência renal crônica é caracterizada pela falência renal de forma irreversível, é uma afecção multicausal, tratáveis de varias maneiras e controlável, sendo o principal tratamento a hemodiálise que contribui para o aumento da sobrevida dos renais crônicos³.

        Os pacientes que são dependentes dessa tecnologia avançada para sobreviver, apresentam limitações no seu cotidiano, vivenciando inúmeras perdas e mudanças biopsicossociais. Sofre alterações da vida diária em virtude da dependência de realizar o tratamento, necessitando do suporte formal de atenção à saúde.

        Essa patologia tem recebido maior atenção dos profissionais de saúde nas últimas décadas. Isso se deve ao importante papel desempenhado na morbimortalidade da população em geral(4).

        A escolha do tratamento se da de forma individualizada, levando em consideração os aspectos clínicos, psíquicos e socioeconômicos do paciente¹.

        Qualidade de vida é um conceito novo, existente na área de saúde desde 1970, que valoriza parâmetros controladores de sintomas, a diminuição da mortalidade ou o aumento da expectativa de vida.

        Sabendo que não exista um conceito universalmente aceito de QV, a opinião predominante é a que define como a percepção do paciente sobre o seu estado físico, emocional e social(5).

        De acordo com a OMS qualidade de vida é conceituada como a percepção da pessoa quanto à sua posição na vida, no contexto cultural e sistemas de valores nos quais ela vive, apontando os objetivos, expectativas, padrões e preocupações

DESENVOLVIMENTO

Anatomia do sistema urinário

O sistema urinário é formado por um conjunto de órgãos que se constitui em por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.

A principal função do sistema urinário consiste em manter o estado de homeostase do organismo regulando minuciosamente os líquidos e eletrólitos, removendo os resíduos e fornecendo hormônios que estão envolvidos na produção de eritrócitos, metabolismo ósseo e hipertensão(6).

Rins

São duas estruturas com o formato de feijões, esta localizado no retoperitonio, de cada lado da coluna vertebral e ao nível das ultimas vértebras torácicas, sendo que o  rim direito é ligeiramente menor que o esquerdo devido a localização do fígado. Estão protegidos externamente pelas ultimas costelas e músculos. E internamente por uma camada de gordura.

Com a dissecção longitudinal dos rins veremos duas estruturas a mais externa de cor avermelhada, de textura lisa é chamada de córtex renal e a mais profunda de cor marrom-avermelhada chamada de medula. A medula é divida em múltiplas massas teciduais em formato de cones conhecidos por pirâmides renais. As pirâmides se projetam para o espaço da pelve renal, através das papilas, a pelve renal que é uma estrutura em forma de funil que continua com extremidade superior do ureter. A borda externa da pelve em dividida em estruturas de fundo-cego, chamada de cálices maiores, que se dividem em cálices menores, os quais coletam urina dos túbulos de cada papila.

O córtex contem néfrons e como já citado esta localizado na região externa do rim(6-7). 

 Néfrons: é a unidade funcional dos rins. Cada rim tem cerca de um milhão de néfrons que são capazes de formar urina. Os rins conseguem regenerar os néfrons, porem com o envelhecimento, doenças e lesões renais há um declínio dos néfrons. Quando essa diminuição ocorre pela idade não acarreta danos a saúde, pois as alterações adaptativas dos néfrons remanescentes os permitem excretar quantidade apropriada de água, eletrólitos e resíduos(6).

Os néfron são formados por dois componentes principais:

Corpúsculo renal:

Cápsula Glomerular (Bowman);

Glomérulo – rede de capilares sanguíneos enovelados dentro da cápsula glomerular.

Túbulo renal:

Túbulo contorcido proximal;

Alça de néfron (Henle);

Túbulo contorcido distal;

Túbulo coletor(6-7).

Ureteres, Bexiga e Uretra

Ao ser produzida pelos néfrons a urina passa pela pelve renal e desemboca nos ureteres, que são longos tubos fibromusculares que ligam os rins a bexiga. Esses se originam na porção inferior da pelve renal e se conectam no trígono da parede vesical(6).

O ureter esquerdo é ligeiramente mais curto que o direito. Os ureteres são revestidos por urotélio, que impede a reabsorção da urina, o fluxo da urina é facilitado pelos movimentos peristálticos que ajudam também a não ter refluxo urinário(6).

A Bexiga é um músculo oco localizado atrás do osso pubiano, tem capacidade de distensão. Apresenta duas entradas que são as conexões dos ureteres e uma saída que é a uretra. É composta por quatro camadas, a mais externa é a adventícia composta de tecido conjuntivo, após a uma camada de músculo liso conhecido como detrusor, seguido de uma camada de submucosa de tecido conjuntivo frouxo e posteriormente a camada mais interna contem epitélio de células de transição especializadas, uma membrana impermeável a água e impede a reabsorção da urina armazenada na bexiga. A bexiga contem dois esfíncter, o interno que ajuda a manter a continência de controle involuntário e o externo de controle voluntário que na uretra anterior(6).

A uretra origina se na base da bexiga. No homem, ela atravessa o pênis; na mulher desemboca anterior a vagina. A uretra masculina exerce duas funções a de micção e a ejaculatória, na mulher é exclusiva para urinar.

Fisiologia urinaria

O balanço hídrico é regulado pelos rins. A urina formada pelos nefrons, através de uma processo que compreende três etapas: filtração glomerular, reabsorção tubular e secreção tubular. As diversas substancias normalmente filtrada pelo glomérulo, reabsorvidas nos túbulos e excretadas na urina incluem sódio, cloro, bicarbonato, potássio, glicose, ureia, creatinia e ácido úrico. Dentro dos túbulos, algumas dessas substancias são seletivamente reabsorvidas para dentro do sangue. Outras são secretadas a partir do sangue para dentro do filtrado, à medida que o sangue percorre o túbulo(6).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com