TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASupra renais

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

Glândulas Supra-Renais

O córtex supra-renal e a medula supra-renal são estrutural e funcionalmente diferentes. A medula supra-renal secreta hormônios catecolaminas que complementam a ação da divisão simpática do SNA. O córtex supra-renal secreta corticosteroides que funcionam na regulação do equilíbrio mineral, do equilíbrio energético e da atividade reprodutiva.

Descrição da Glândulas Supra-renais

As glândulas supra-renais são órgãos pares que ocupam pólo superior de cada rim. As glãodulas supra-renais, juntamente com os rins, são retroperitoneais e estão incrustadas nos músculos do dorso, protegidos por um coxim gorduroso.

Cada glândula supra-renal de forma piramidal tem cerca de 5 cm de altura, 3 cm de largura e 1 cm de profundidade, consiste em uma camada externa, o córtex, e uma camada interna, a medula, que funcionam como glândulas separadas.

O córtex supra-renal compõe a maior parte da glândula e é histologicamente subdividido em três zonas: uma externa, zona glomerulosa, uma intermediária, zona fasciculada, e uma interna, zona reticulada. A medula supra-renal é composta de agrupamentos firmemente aderidos de células cromafins, que estão dispostas em torno de vasos sanguíneos. Cada agrupamento de células cromafins recebe inervação autônoma diretamente.

Como outras glândulas endócrinas, as Glândulas supra-renais são altamente vascularizadas. Três artérias supra-renais irrigam cada glândula supra-renal. Uma origina-se da artéria frênica inferior, outra da aorta e a terceira é um ramo da artéria renal. A drenagem venosa da glândula supra-renal direita passa através da veia supra-renal para a veia cava-inferior, enquanto que a drenagem da veia supra-renal esquerda se faz através da veia renal esquerda.

As glândulas supra-renais são inervadas por neurônios pré-ganglionares dos nervos esplâncnicos e por fibras dos plexos celíaco e simpático associados.

Funções da Glândulas Supra-renais

Mais de 30 hormônios foram identificados como sendo produzidos pelo córtex supra-renal, chamados corticosteroides ou corticoides, para simplificar. Os corticóides da supra-renal são agrupados em três categorias funcionais: mineralocorticódes, glicocorticóides e gonadocorticóides.

Os mineralocorticóides são produzidos pela zona glomerulosa do córtex supra-renal  e regulam as concentrações de eletrólitos extracelulares. Dos três hormônios secretados por esta camada a aldosterona, é o mais importante por atuar no rim causando a reabsorção de sódio e aumentando a eliminação de potássio. Ao mesmo tempo, promove a reabsorção de água e reduz a produção de urina.

Os Glicocorticóides são produzidos principalmente pela zona fasciculada da glândula supra-renal e influenciam o metabolismo dos hidratos de carbono, proteínas e gorduras, Os glicocorticoides também promovem a vasoconstrição, atuam como compostos antiinflamatórios  e auxiliam o corpo a resistir às tensões (estresses). O mais abundante e fisiologicamente importante glicocorticoide é o cortisol (hidrocortisona).

Gonadocorticóides são hormônios sexuais secretados pela zona reticulada do córtex supra-renal. A maioria destes hormônios são andrógenos supra-renais, mas pequenas quantidades de estrógenos e progesterona supra-renais são produzidas também. Supõe-se que estes hormônios suplementam os hormônios sexuais produzidos pelas gônadas. Também há evidências de que concentrações de andrógenos em homens e mulheres desempenham algum papel na determinação do impulso sexual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com