TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencias

Por:   •  28/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – EAD

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA I

[pic 1]

INGRIT CARLA DA SILVA ALVES

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÕES DE AULAS DE CIÊNCIAS – ENSINO FUNDAMENTAL (6º, 7°e 9º ANOS)

MONTE ALEGRE PA, 2016/2

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..............................................................................

AS AULAS DE CIÊNCIAS ............................................................

ANÁLISES DAS AULAS OBSERVADAS .....................................

CONCLUSÕES ............................................................................

REFERÊNCIAS ...........................................................................

ANEXOS/APÊNDICES .................................................................

  1. Introdução

A importância da educação para formação do cidadão. Para compreendermos a importância do ensino na formação humana, é preciso considerá-lo no conjunto das tarefas educativas.

O ensino de ciências também é espaço privilegiado em que as diferentes explicações sobre o mundo, os fenômenos da natureza e as transformações feita pelo homem que podem ser expostos. A ciência tem objetivo de preparar os estudantes para os desafios surgem da sociedade.

A prática educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-los em função de necessidades econômicas, sociais e políticos da coletividade. (LIBÂNEO, 1994)

A importância do professor é o compromisso com a sociedade. Sua responsabilidade é preparar os alunos para tornarem cidadão ativos e participantes na família, no trabalho, nas associações de classe, na vida cultural e política. (LIBÂNEO, 1994)

O estágio supervisionado em Biologia I, onde este foi sob forma de observação em turma de ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Murumuru, com objetivo de realizar atividades práticas de ensino na formação de acadêmicos,  e na preparação dos alunos para enfrentar o mercado de trabalho.

  1. AS AULAS DE CIÊNCIAS

Com muita atenção foi observada as Escola Municipal de Ensino Fundamental murumuru, onde a escola fica localizada em uma Zona Rural do município de Monte Alegre – PA. A direção da escola me recebeu muito bem, logo em seguida a diretora me apesentou aos professores de Ciências, fui informada sobre os horários das aulas que começa às 13h 15min e terminam ás 17h 35min.

No mês de Agosto de 2016 nas turmas do Ensino Fundamental foram iniciadas as observações dentro de sala de aulas do 6°, 7° e 9° ano no turno da tarde

No dia 04/08, deu-se o início a primeira aula de observação. Foi na turma do 6° série é composta por 26 alunos, é organizada e com ótimo comportamento durantes as aulas. E também muitos participativos, a professora regente Shade apresentava o conteúdo com um texto: Unidade relativa do ar, e pediu para os alunos ler explicar o que entenderam no final a professora dá uma visão geral sobre o ar.

No dia 04/08, a observação do 7° série é composta por 25 alunos, a professora shade, ela utilizou o livro de didáticos, pincel e o quadro branco para dar início ao assunto Circulação Sistêmica teve ótimo domínio no conteúdo. A turma era bastante compreendente e participativa com a professora durante a explicação do assunto, a professora passou uma atividade e os alunos muitos interessados começaram a responder a atividades.

No dia 04/08, a última turma observada foi a do 8°série com 38 alunos, a professora Shade apresentou – me explicou porque eu estava ali e iniciou sua aula normalmente, passando o assunto sobre o Diagrama de Lineus Pauling, e explicava o assunto para que todos os alunos compreendessem. E todos os alunos participavam da sua explicação tirando suas dúvidas que tinham, e a professora tornava explica para nenhum aluno ficasse com dúvida.

Nos dias 11/08 e 18/08 dei continuidade a observação nas turmas referida acima portanto os observei os conteúdos do início ao fim e o comportamentos de todos os alunos das referida turmas. Em fim, o momento da minha observação pode pontuar como positivo, pois todas as metodologias usadas pela professora foram muito importantes para minha atuação futura professora.

  1. ANÁLISES DAS AULAS OBSERVADAS

O processo do ensino aprendizagem no período da observação no estágio supervisionado Biologia I- no ensino fundamental me proporcionou aprimorar a prática em sala de aulas para envolver habilidade no processo da regência. Procurei participar ativamente, auxiliando os professores interagindo em todo meio para vivenciar melhor a prática. As interações entre professores, alunos e os conteúdos educativos em geral para a formação do cidadão é bastante participativa. A ciência tem como objetivo de produzir e dar explicações naturais cada vez mais sobre o mundo natural de como funciona, quais os seus elementos, e de como o mundo chegou ao que é agora. Classicamente, o objetivo principal da ciência tem sido a construção de conhecimento e compreensão, independentemente das suas potenciais aplicações por exemplo, investigar as reações químicas que um composto orgânico sofre de modo a aprender sobre a sua estrutura. No entanto, e cada vez mais, a investigação científica é realizada com o objetivo preciso de resolver um problema ou desenvolver uma tecnologia, e no decurso desse caminho, novos conhecimentos e explicações são adquiridos. A ciência ajuda a satisfazer a curiosidade natural, e um empreendimento da comunidade na nossa vida cotidiana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (204.7 Kb)   docx (360 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com