TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELETRODO SACRIFICIO

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  963 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ASSIS GURGACZ[pic 1]

ENGENHARIA DE CONTRLE E AUTOMAÇÃO

http://www.fag.edu.br

Danilo Iani Bonaparte

ELETRODO DE SACRIFÍCIO

CASCAVEL,01 DE MARÇO DE 2016


1.TÍTULO

Experimento: Eletrodo de sacrifício.

2. OBJETIVO

Proteger metais menos nobres, com eletrodo sacrifício.

3. RESUMO

Submeteu-se nesta prática a imersão de quatro pregos em eletrodos de sacrifício, sendo três com os materiais Cu, Zn, Mg e grupo controle, todos esses foram envolvidos em fio de Nylon. Após a realização dessa prática foi obtido o resultado, onde o eletrodo sacrifício utilizado com o material zinco (Zn) não permitiu que houvesse a corrosão dos pregos. Para os demais eletrodos sacrifícios ocorreu a corrosão dos mesmos.

4. INTRODUÇÃO

        

A corrosão é um processo que ocorre nos metais pela interação destes a um meio de exposição e assim causam a perda deste material em uma certa região ou como um todo.

No cotidiano, o processo de corrosão pode trazer alguns malefícios, pois, ocorre a diminuição da vida útil do metal podendo acarretar na perda dos mesmos, sendo que este é um processo presente em estruturas metálicas, eletrodomésticos, automóveis e tantos outros materiais que são essenciais para a vida das pessoas.

De acordo com a definição química, a corrosão é o processo que um metal sofre quando é exposto a um ambiente durante o certo período de tempo, onde nesse, estejam presentes agentes oxidantes capazes de converter o metal puro em um estado de óxido natural. O exemplo mais comum é o ferro, que em contato com moléculas de água e oxigênio acaba formando óxido ferroso, popularmente conhecido como ferrugem. Dessa forma, utiliza-se metais menos nobres para que eles formem uma proteção do material original, sendo essa a prática conhecida como eletrodo sacrifício.

Define-se como a prática de eletrodo sacrifício qualquer metal utilizado em estruturas submetidas a ambientes oxidantes, com o objetivo de ser oxidado em seu lugar. Esse metal deve possuir menor poder de redução do que o material utilizado na estrutura, para que possa ser sacrificado e protegê-la.

Dessa forma, foram utilizados os metais zinco (Zn), cobre (Cu) e Magnésio (Mg) para proteger o material não galvanizado do prego como forma de eletrodo sacrifício.

5. MATERIAIS E MÉTODOS

Para o desenvolvimento das atividades foram utilizados os seguintes materiais e reagentes:

5.1. Materiais Utilizados:

  • 04 copos de água de 180 mL;
  • 04 pregos de ferro (não galvanizados);
  • Fio de nylon;
  • 01 pedaço de zinco metálico;
  • 01 pedaço de fita de magnésio;
  • 01 pedaço de 10 cm de fio de cobre 4mm;
  • 01 pedaço de palha de aço.

5.2.  Reagentes Utilizados

  • Água (H2O).

5.3. Procedimento Experimental:

Para a realização do procedimento primeiramente a sala foi divida em dois grupos com 04 integrantes cada.

Para cada integrante foi distribuído um prego não galvanizado, de forma que esse foi lixado com palha de aço até que o material deixasse de ser fosco. Em seguida, o prego foi lavado em água corrente para retirada do pó.

A partir desse momento não houve mais contato físico direto com o objeto, sendo utilizada uma pinça. Juntamente com os pregos foi distribuído a cada grupo uma chapa de zinco, uma de cobre e uma de magnésio, cada chapa foi amarrada a um prego com fio de nylon, com a finalidade de isolamento corrosivo.

Posteriormente, os pregos foram colocados em copos com água suficiente para cobri-los de forma que o processo de corrosão acontecesse durante o período de 07 dias. Além dos pregos amarrados as chapas, também foi utilizado um prego, grupo controle, que foi transferido para um copo de água suficiente para cobri-lo como base de comparação para os outros experimentos.

6.  RESULTADOS E DISCUSSÃO: 

Após a realização do experimento, ao final dos 07 dias foi possível observar que o processo corrosivo aconteceu totalmente no ferro (grupo controle), no magnésio e no cobre, porém, com o zinco não foi identificado o processo de corrosão.

De acordo com Galvão (2008) esse processo de eletrodo sacrifício, que também pode ser denominado de proteção catódica, o fluxo de corrente elétrica fornecido origina-se da diferença de potencial existente entre o metal a proteger e outro escolhido como anodo, que deve representar o potencial mais negativo de acordo com a tabela de potenciais (Tabela 1).

[pic 2]

                   Tabela 1 : Potenciais de redução e oxidação

De acordo com a tabela de potenciais, houve um resultado inesperado no experimento, que foi a não corrosão do zinco, de acordo com a mesma o zinco possui um potencial maior de oxidação do que o ferro, em contato com a água esse material deveria ter oxidado no lugar do ferro, não sendo realizada a prática do eletrodo sacrifício nesse caso.

O potencial de redução e oxidação (Tabela 1) pode ser calculado matematicamente, o que em situações reais e em grande escala são utilizados pelos profissionais da área. Essas medidas são calculadas em volt (V) e é representado pelo símbolo E°.

ΔE° = E°ox + E°red

ΔE° = E°cátodo - E°anodo

ΔE° = E°maior + E°menor

em que:

ΔE = variação de potencial

E° = diferença de potencial (padrão)

red = potencial de redução

ox = potencial de oxidação

7. CONCLUSÃO 

Confrontando os resultados analisados com a literatura, percebe-se divergência de um dos resultados zinco (Zn) em relação ao esperado, pois esse metal não sofreu a oxidação esperada. Todavia, o experimento demonstrou que a água pode ser um fator crucial no processo de oxidação de metais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (244.5 Kb)   docx (646.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com