TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Microbiologia

Dissertações: Relatorio De Microbiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 4

Coloração de Gram é uma técnica de coloração para diferenciação de micro-organismos através das cores, para serem observados em microscópio óptico. A técnica recebeu este nome em homenagem ao médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram.

Por volta de 1884, Hans Gram observou que as bactérias, após serem tratadas com diferentes corantes, adquiriram cores diferenciadas. Assim, as que ficavam roxas foram classificadas de Gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, foram chamadas de Gram-negativas. A técnica de Gram é fundamental para a taxonomia e identificação das bactérias, sendo muito utilizada atualmente, como técnica de rotina em laboratórios de bacteriologia.

Para a análise da coloração de Gram foram utilizados dois tipos de bactérias Escherichia coli e Streptococcus ,quando respectivamente origina-se bactérias gram-negativa, habitada no intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode indicar aspectos relativos à qualidade da água e de alimentos, provocando doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica. E o gênero Streptococcus, pertence à família Streptococcaceae, tem seus representantes esféricos (cocos) agrupados em forma de cadeia. Também são colorados gram-positivos, como os Staplylococcus. Normalmente estes organismos preferem ambientes oxigenados, porém se desenvolvem também em meio anaeróbio. Essas bactérias fazem parte da nossa flora bucal, logo a transmissão é larga.

5

2. Metodologia

Composição da experiência:

1. Reagentes:

 Salina

 Cristal Violeta

 Lugol

 Álcool-cetona

 Safrinina ou Tucsina 30

 Água

2. Materiais:

 Alça de platina

 Lâminas de vidro

3. Equipamentos:

 Microscópio

 Bico de Bunsen

2.1 Procedimentos:

Primeiro passo foi acender o bico de Bunsen e verificar se a chama está azul como indicado para a esterilização da alça de platina. Ao fazer isso, foi escolhido dois tipos de bactérias para estudo, onde o estudante pode escolher apenas um para analisar, colocando seu nome na lâmina na parte fosca para a identificação da lâmina analisada.

Após isso é necessário colocar uma gota de salina, e logo em seguida pegar com a alça de platina um pedacinho da colônia e fixar na lâmina, fazendo movimentos circulares delicadamente, Ao terminar de usar a alça de platina, é sempre necessário esterilizar na chama azul. Assim trocamos a chama para vermelha para secar e fixar mais o micro-organismo na lâmina, sem deixar por muito tempo no fogo, pois se deixar direto pode matar as bactérias destruindo sua estrutura.

6

Na parte da coloração começamos cobrindo a lâmina com a substância Cristal de Violeta deixando 60 segundos agindo. Em seguida lavar com água. Depois aplicamos Lugol deixando 60 segundos também. E em seguida lavando com água. Aplicar duas vezes o álcool na lâmina e lavar com água. O último produto a ser utilizado tucsina ou safranina, deixando por apenas 30 segundos, e ao terminar, lavar em água de novo. Após esse processo de coloração de gram, é necessários esperar secar a lâmina totalmente para ser analisada no microscópio.

Após a secagem da lâmina, é preciso ir ao laboratório de microscópio. Desta forma, coloca-se a lâmina com a parte fosca com o nome do paciente ou no caso do estudo, o nome do aluno para cima, e ajustar e fixar a lâmina para poder ser focada pela objetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com