TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Microbiologia

Exames: Relatorio Microbiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  1.416 Visualizações

Página 1 de 4

COLETA E ISOLAMENTO DE COLÔNIA BACTERIANA DO AMBIENTE E OBTENÇÃO DE CULTURA PURA

Introdução

Este estudo tem como objetivo estudar o desenvolvimento de bactériasquando isoladas em uma placa através do método de resfriamento. As bactérias sãoseres procariontes e unicelulares. As bactérias têm uma organização simples, apresentam uma parede celular externa, membrana plasmática, DNA circular disperso no citoplasma sem nenhuma separação e ribossomos para síntese de proteínas. Algumas bactérias podem ter uma membrana externa extra como uma cápsula, que envolve a parede celular, feita de polissacarídeos. Elas foram retiradas para esse estudo, do ambiente em que circulamos normalmente, logo nos mostra que o meio em que vivemos é cercado desses seres unicelulares.As bactérias são encontradas em praticamente todo o planeta. Existem bactérias no ar, em água doce, em superfícies, no solo, na água do mar e no fundo dos oceanos, na pele e em todo e qualquer lugar com uma circulação de ar livre onde é possível elas se dispersarem e se estabelecerem. As bactérias são encontradas em crateras vulcânicas, vivendo em temperaturas muito altas ou mesmo no gelo dos polos do globo terrestre.

Logo, entendemos que nosso estudo será feito, para analisar a presença e o desenvolvimento das bactérias no meio em que vivemos.

Objetivo Geral

Avaliação da presença de bactérias no ambiente.

Objetivo Específico

Isolar bactérias do ambiente pelo método do esfriamento em placa, realizar o esfregaço de cultura bacteriana em lâmina de microscopia e observar as propriedades morfo-tintoriais através da técnica de coloração de gram.

Materiais e Métodos

-placa de Petri com ágar nutriente;

-estante para os tubos;

-tubo de ensaio com solução salina;

-tubo com dois swabsesterelizados;

-bico de bunsen;

-alça bacteriológica;

-estufa bacteriológica;

-lâmina de microscopia;

-tubo com água destilada estéril;

-amostra de colônia bacteriana cultivada em ágar nutriente;

-bateria de coloração de GRAM;

-suporte de lâminas.

Procedimento

Foi aceso o bico de bunsen, pegou-se o primeiro tubo de ensaio contendo os swabs e dele retirou-se o tampão sendo o mesmo flambado em seguida. Então retirou-se um dos swabs do tubo e fechou-se novamente. Em seguida, foi pego o segundo tubo de ensaio contendo a solução salina e nela mergulhou-se o swab para umedecê-lo. Logo após, com o swab umedecido foi feita a coleta das bactérias presentes no celular de um dos integrantes do grupo. As bactérias do swab foram semeadas por estrias descontínuas na placa de petri com ágar nutriente. Após, esterilizou-se aalça bacteriológica para fazer as estrias na placa de petri. Ao final, foi incubado o material na estufa bacteriológica a 37ºC. Todo o processo foi feito de maneira asséptica.

Na aula seguinte, foi flambada a alça bacteriológica no bico de bunsen e resfriada em seguida na água destilada estéril. Logo após, foi depositado uma gota de água no centro da lâmina. Em seguida retirou-se uma amostra da colônia bacteriana resultante da aula anterior com a ajuda da alça bacteriológica, depositando-a na gota de água no centro da lâmina. Foi então espalhado o material com a alça bacteriológica através de movimentos circulares, obtendo um esfregaço de forma oval, uniforme e fina. Em seguida foi flambada a alça e guardada. Esperou-se o esfregaço secar naturalmente e para a fixação do mesmo, foi passada a lâmina cortando a chama do bico de bunsen por três vezes seguidas. A lâmina com o esfregaço foi então colocada sobre o suporte e logo após coberta com cristal violeta, deixando-o agir por um minuto. Depois foi feita a lavação da lâmina com um jato fraco de água corrente do lado contrário ao esfregaço. Em seguida a lâmina foi coberta com lugol, deixando-o agir por mais um minuto e sendo retirado da mesma forma. Depois a lâmina foi coberta com solução de álcool-cetona, deixando-o agir por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com