TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de campo geologia

Por:   •  11/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  5.940 Visualizações

Página 1 de 3

  1. INTRODUÇÃO

Esse relatório refere-se a saída de campo da disciplina de Geologia, no dia 29 de agosto de 2015, sob a orientação do professor Edgar Romeo. Foi feito algumas paradas para que pudéssemos fazer a observação de algumas rochas e minerais, que foi passado na teoria em sala de aula .

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A importância dos minerais e rochas no desenvolvimento da humanidade cresceu continuamente desde a época da pedra lascada, muitas coisas do nosso cotidiano vem do reino mineral.

 A crosta terrestre é formada essencialmente de rochas, cujos constituintes são na maioria da vezes os minerais, podendo também constituir-se dos chamados mineralóides,como o vidro vulcânico, o carvão ou outros compostos de origem orgânica.(LEINZ,AMARAL, 2005).

Segundo TEIXEIRA, TOLEDO, FAIRCHILD e TAIOLI (2003) minerais são elementos ou compostos químicos com composição definida dentro de certos limites, cristalizados e formados naturalmente por meio de processos geológicos inorgânicos , na Terra ou em corpos extraterrestres.

Alguns minerais são mais comuns de serem encontrados do que outros,por exemplo os que formam as rochas mais comuns da crosta. Os mais presentes das rochas ígneas e metamórficas são os feldspatos, os anfibólios e piroxênios, o quartzo e as micas.

A formação das rochas deu-se devido ao resfriamento do magma superficial, e, seu processo de formação é constante até os dias atuais.

O termo rocha é usado para descrever uma associação de minerais que, por diferentes motivos geológicos, acabam ficando intimamente unidos. (TEIXEIRA, TOLEDO, FAIRCHILD e TAIOLI ,2003).

  1. OBJETIVOS

                A facilitação e compreensão do conteúdo aplicado em sala de aula, aprender tipos de rochas e minerais suas formas, e seus benefícios para o meio ambiente. E poder ver sua degradação por meio natural.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

   Através de transportes, e por meio de fotografias .

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

  No primeiro local de visitação, que ocorreu no Parque Natural Municipal de Porto Velho-RO, foi observado fragmentações de rochas lateríticas que por sinal é encontrada por toda Amazônia(Figura 1 e 2). Ela envolve laterítos imaturos e maturos, onde os maturos se caracterizam se no terciário e o imaturo se estabeleceu se no quartenário, os maturos tende se diferencia em horizontal. Neles são encontrados o ferro, alumínio, e outros mais.

No segundo local, que localiza-se na Estrada de Ferro Madeira Mamoré, foi visto os tipos de erosão que ocorre naturalmente modificando algumas rochas lateríticas, pode-se notar que sua estrutura era a mesma mais sua forma havia modificado com o passar do tempo (figura 3).

No terceiro local, na estrada de Santo Antônio, na crosta laterítica foi possível observar que sua estrutura foi modificada devido a água das chuvas que infiltra e vai discorrendo por ela formando túneis chamados de colunarias(figura 4), assim lixiviando sua composição: ferro, alumínio, titânio; e contribuindo para sua decomposição que ajuda na formação do solo.

Durante a infiltração da agua no solo vários elementos são retirados, alguns têm mais dificuldade de serem lixiviados como o ferro e alumínio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com