TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Campos Magnéticos

Por:   •  2/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS[pic 1][pic 2]

FACULDADE DE ENGENHARIA – FAEN

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

Disciplina: Laboratório de Física III (2ª ano, 3º período)

MATEUS GOMES PORTOLAN

GABRIEL DE OLIVEIRA FRAIS
PEDRO HENRIQUE BRIOLI

DOUGLAS WULFF DOS SANTOS

LABORATÓRIO DE FÍSICA III

DOURADOS - MS

2019

MATEUS GOMES PORTOLAN

GABRIEL DE OLIVEIRA FRAIS
PEDRO HENRIQUE BRIOLI

DOUGLAS WULFF DOS SANTOS

CAMPO MAGNÉTICO E A EXPERIÊNCIA DE OERSTED

Relatório de aula prática apresentado na disciplina de Laboratório de Física III do curso de engenharia mecânica 3° semestre do campus da UFGD orientado pelo professor Nicolaz Bordan Aranda.

DOURADOS - MS

2019


Sumário

1.        RESUMO        4

2.        INTRODUÇÃO        5

3.        OBJETIVO        6

4.        MATERIAIS E METODOS        7

4.1.        MATERIAIS        7

4.2.        MÉTODOS        8

5.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        9

5.1.        ÍMÃ CILINDRO POSICIONADO NA HORIZONTAL        9

5.2.        ÍMÃ EM FORMATO DE U        10

5.3.        ÍMÃ CIRCULAR        10

5.4.        EXPERIMENTO DE OERSTED.        11

6.        CONCLUSÃO        13

7.        REFERÊNCIAS        14

  1.  RESUMO

Explicaremos as propriedades dos campos magnéticos gerados por imãs. Observando a organização das linhas de campo, a interação com uma limalha de ferro quando aproximados e como a bússola funciona com relação aos campos magnéticos.

  1. INTRODUÇÃO

Em uma breve definição, campo magnético é a região em torno de um ímã onde ocorrem interações magnéticas. As linhas de campo estão presentes nessa região, e são excitadas de acordo com a polaridade em que estão expostas, representando a direção e a força da sua localização. Normalmente atuam do polo norte para o polo sul, parte exterior do ímã, e do polo sul para o polo norte, na parte interior do ímã.

Tornando prático esse conceito, temos alguns exemplos em nosso cotidiano, como o campo geomagnético ou magnetosfera que é o campo magnético terrestre, o qual surge do núcleo externo e é percebido em todo planeta. Devido a isso, temos a orientação da bússola que foi descoberta no século XVI, concluindo que como um imã, a terra possui os polos norte e sul

Realizamos, dentre outros experimentos, o de Orsted Hans Christian Orsted diz que a única possibilidade para a mudança de direção da agulha da bússola era a presença de um campo magnético diferente daquele provocado pela Terra. Sua conclusão foi que cargas elétricas em movimento eram capazes de criar campo magnético. Um fio que conduz corrente elétrica atua como um ímã.


  1. OBJETIVO

O objetivo dos experimentos em laboratório é demonstrar e observar a existência dos campos magnéticos e realizar o experimento de Orsted para entender a relação entre magnetismo e eletricidade


  1. MATERIAIS E METODOS

  1. MATERIAIS

  • Imãs de diversos formatos.
  • Fonte elétrica.
  • Amperímetro.
  • Folha sulfite.
  • Mesa didática para visualização de campo magnético. (Figura 2)
  • Limalha de ferro. (Figura 3)
  • Kit experimento de Oersted (Bússula). (Figura 1)

                                 Figura 1                                                                              Figura 2

[pic 3]                  [pic 4]

     Fonte: Autoria própria                                                            Fonte: Autoria própria

Figura 3

[pic 5]

Fonte: Autoria própria

  1.  MÉTODOS

No primeiro procedimento, foi utilizado um imã cilíndrico e depois dois imãs cilíndricos na mesa didática para observar como as linhas de campo interagem. Depois foi utilizado dois imãs em forma de “U” aproximando os polos dos imãs um do outro para a mesma finalidade, e após isso inverteu os imãs. E em seguida foi utilizado dois imãs circulares e feito o mesmo procedimento que o anterior.

No segundo experimento, foi pego uma folha sulfite e posto sobre a mesa de plástico, colocou um pouco de limalha de ferro sobre a folha e depois espalhado. Depois disso foi pego dois imãs cilíndricos e posto de baixo do plástico, após isso foi movimentado os imãs para visualização. Também foi utilizado dois imãs em forma de “U” e dois imãs circulares.

No terceiro experimento, foi feito o experimento de Oersted, onde utilizamos a fonte com uma diferença de potencial de aproximadamente 5V. Foi ligado a bússola já alinhada, que está acima de uma folha com transferidor, à fonte, em serie com o amperímetro. Foi medido a distância entre o eixo de rotação e a extremidade da bússola. Na primeira parte, foi conectado os fios em lados diferentes do suporte da bússola, variando o valor da corrente elétrica foi anotado seu valor e a inclinação correspondente. Já na segunda parte foi anotado tanto a distância da parte superior do suporte da bussola quanto a inferior do suporte até a bussola, feito isso foi conectado os fios do mesmo lado do suporte, depois de conectados variamos o valor da corrente elétrica e anotado seu valor e a inclinação correspondente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (737.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com