TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de lab

Por:   •  13/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de Química – 6

Disciplina: Química

Docente: Prof. Dr. Wagner Vilegas

Discentes: Erika Almeida

Guilherme Rey de França Sichieri

Juliana Rodrigues da Costa

Kimberly Ferreira Ricardo

Veronica Sosa Mendoza

                                                                                                                                 Ano: 1° ano


1º Experimento: Efeito do Ozônio.

Em um tubo de ensaio, adicionamos 5mL de água destilada aquecida e em seguida 100mg de amido solúvel (sob agitação). Como a solução ficou bastante turva, a filtramos. Quando a solução esfriou, adicionamos 25mg de KI e agitamos até houver completa solubilização. Logo após, mergulhamos um pedaço de papel filtro na solução e o colocamos em contato com uma raquete, por meio de uma chave de fenda. Aos poucos, íamos encostando a ponta da chave no papel para observar “choques” que o papel filtro com a solução levava. Como a foto a seguir mostra, o papel foi ficando azul à medida que recebia as descargas elétricas.

[pic 2]

A coloração azul no papel é justificada pela reação do iodo com o amido. Mas não é o íon I- de KI que reage com o amido, para que o iodo reaja com o amido ele tem que estar na fórmula I-3 e para isso tem que ter ocorrido oxidação do íon. A oxidação ocorre apenas na presença de ozônio:

O3 + 2I- + 2H+ --> I2 + H2O + O2  
I - + I2 --> I- 3

As descargas elétricas têm grande importância no experimento já que são elas que causam a reação de quebra do oxigênio molecular (O2 + hn --> O + O) o que permite a formação de ozônio (O + O2 --> O3)

2º Experimento: Avaliação do efeito do amadurecimento de frutas sobre a queda de folhas.

Separamos um béquer grande e o desinfeccionamos bem com etanol, assim como fizemos com um vidro pequeno de penicilina. Ao vidro de penicilina, adicionamos água destilada até seu topo e em seguida o colocamos dentro do béquer. Logo após colocamos uma folha composta bipinada no vidro de forma que o pecíolo ficasse mergulhada na água e os folíolos para fora e no béquer colocamos uma laranja ainda não madura. O sistema foi fechado com plástico, vedado com Durex e colocado em um lugar sombreado. Após 4 dias, observamos que algumas folhas caíram.

[pic 3]

Conclusão: A queda das folhas pode ser explicada pelo fato da laranja estar em processo de amadurecimento. Quando um fruto está em processo de amadurecimento, ele libera etileno, hidrocarboneto insaturado que regula o crescimento e que atua como hormônio, sintetizado pela própria planta.  O etileno estimula a síntese de celulase, enzima que digere as paredes celulósicas, na região de abscisão do pecíolo, provocando a queda das folhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (310.1 Kb)   docx (222.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com