TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Cubatão

Por:   •  14/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.829 Palavras (12 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 12

Curso Técnico – ETESP

     Gestão Ambiental

Análise das Intervenções Antrópicas e suas Conseqüências Provenientes do Processo de Industrialização Ocorrido Durante a                                   Década de 70 nos Ecossistemas Naturais:

Estudo de áreas localizadas no Parque Estadual da Serra do Mar, Cidade de Cubatão, Compreendendo Bairro Cota 200,

Parque Ecológico Cotio-Pará e Parque Ecológico Perequê.

1º Semestre

SP, SP

2007

Emiliana Irene Conceição nº07

 Julia Carneiro Caram   nº15

Lauro César Bento nº18

Marta Maciel Bombardi nº28

Priscila Silva  Fuzishima º33

Matéria : Microbiologia

Orientadora : Prof º Mariana

INTRODUÇÃO

     Classificada como um conjunto de fisionomias e formações florestais, a Mata Atlântica se distribui em faixas litorâneas, florestas de baixada, matas interioranas e campos de altitude. São nessas regiões que vive também 62% da população brasileira, cerca de 110 milhões de pessoas. Um contingente populacional enorme que depende da conservação dos remanescentes de Mata Atlântica para a garantia do abastecimento de água, a regulação do clima, a fertilidade do solo, entre outros serviços ambientais. Obviamente, a maior ameaça ao já precário equilíbrio da biodiversidade é justamente a ação humana e a pressão da sua ocupação e os impactos de suas atividades.

     Pela extensão que ocupa do território brasileiro, a Mata Atlântica apresenta um conjunto de ecossistemas com processos ecológicos interligados. As formações do bioma são as florestas Ombrófila Densa, Ombrófila Mista (mata de araucárias), Estacional Semidecidual e Estacional Decidual e os ecossistemas associados como manguezais, restingas, brejos interioranos, campos de altitude e ilhas costeiras e oceânicas. Um exemplo da relação entre os ecossistemas é a conexão entre a restinga e a floresta, caracterizada pelo trânsito de animais, o fluxo de genes da fauna e flora, e as áreas onde os ambientes se encontram e vão gradativamente se transformando - a chamada transição ecológica.

     Vale destacar ainda a existência de sete das nove maiores bacias hidrográficas brasileiras neste bioma. Sendo assim, proteger a Mata Atlântica também é proteger os processos hidrológicos responsáveis pela quantidade e qualidade da água potável para cerca de 3,4 mil municípios, e para os mais diversos setores da economia nacional como a agricultura, a pesca, a indústria, o turismo e a geração de energia.

     Os rios e lagos da Mata Atlântica abrigam ainda ricos ecossistemas aquáticos, grande parte deles ameaçados pelo desmatamento das matas ciliares e conseqüente assoreamento dos mananciais, pela poluição da água, e pela construção de represas sem os devidos cuidados ambientais. Essa intrincada rede de bacias é formada por rios de importância nacional e regional, do São Francisco e Paraná, ao Tietê, Paraíba do Sul, Doce e Ribeira do Iguape.                                                                                                                                                              

OBJETIVO

     O objetivo deste trabalho é o reconhecimento dos ecossistemas presentes, analisar a existência do impacto ambiental de origem antrópica e a recuperação do mesmo, expor sua importância como agente desequilibrante e identificar suas conseqüências para os ecossistemas locais naturais e urbanos, relevando-se o processo industrial ocorrido durante a década de 70.

JUSTIFICATIVA

     O estudo constitui uma área remanescente de Mata Atlântica que ainda mantém riqueza em biodiversidade, e ao longo de seu processo histórico, em meados da década de 70, sofreu drástica e intensa ocupação humana tendo como atrativo o super desenvolvimento industrial, afetando os ciclos naturais do entorno e a composição salutar humana na região de instalação do complexo industrial. Diante deste contexto, torna-se primordial o conhecimento dos impactos e desequilíbrios existentes para a proposição de medidas mitigadoras e preventivas permitindo que se processe a regeneração dinâmica e natural do objeto de estudo, possibilitando qualidade de vida e perpetuação da espécie humana.

Materiais Utilizados:

  • Medidor de Monóxido de Carbono
  • Termo-higrômetro portátil
  • GPS
  • Anemômetro Portátil
  • Peagâmetro Portátil
  • Multímetro
  • Câmera Fotográfica
  • Luvas descartáveis
  • Frascos transparentes para realização das análises no local
  • Frascos de cor âmbar para armazenamento das amostras à serem analisadas no               laboratório
  • Papel Alumínio
  • Fita veda-rosca
  • Kits de testes analíticos: Fosfato, Nitrito e Amônia
  • Fitas de pH
  • Relógio
  • Etiquetas ( para identificação das amostras)

METODOLOGIA

     Utilizando-se de luvas para as coletas, de cada local visitado coletou-se duas amostras de água, das quais, uma delas foi identificada e armazenada adequadamente em frascos de cor âmbar evitando-se a fotossíntese, a fim de manter as características originais da amostra para posteriores análises em laboratório e, a outra, utilizada para análises feitas no próprio local da coleta, descartando-a no fim. As amostras de solo foram coletadas com colher adequada e armazenadas em sacos plásticos já identificados, para também uma posterior análise laboratorial. Coletou-se também dados como nível de Monóxido de Carbono, umidade relativa do ar, velocidade do vento, temperatura do ambiente, localização geográfica de cada ponto de coleta e os horário em que se realizaram.    

RESULTADOS

Bairro Cota 200

- Locais de realização das coletas de água e medições:  Entrada do Bairro Cota 200, esgoto à céu aberto e corrente desde a parte mais alta (entrada) do bairro até o local mais baixo (despejo) e cachoeira usada como despejo do esgoto localizada na parte mais baixa do bairro.

1- Entrada do Bairro Cota 200

Localização Geográfica:                      Sul  23°53´38,5´´

                                                        Oeste  46°28´37,5´´

Observações e medições in loco:

- água proveniente de nascentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (321.6 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com