TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Aula Experimental: Obtenção De Álcool Por Fermentação, Destilação Fracionada E Extração Contínua

Por:   •  15/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - HABILITAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA

RELATÓRIO DE AULA EXPERIMENTAL: OBTENÇÃO DE ÁLCOOL

POR FERMENTAÇÃO, DESTILAÇÃO FRACIONADA E EXTRAÇÃO CONTÍNUA

1. IDENTIFICAÇÃO:

Título: Obtenção de álcool por fermentação e destilação fracionada.

Alunas:

Professor:

Unidade Curricular: Química Orgânica.

Curso: Ciências Biológicas - Habilitação em Biotecnologia.

Data:

Objetivo: Obter etanol através da fermentação de hidratos de carbono e fornecer dados para comparação entre estes métodos laboratoriais e os industriais.

2. INTRODUÇÃO:

O álcool etanol é obtido a partir de vegetais ricos em açúcar como, a cana-de-açúcar, beterraba e as frutas do amido, extrato da mandioca, do arroz, do milho, e da celulose extraída da matéria principalmente dos eucaliptos. Mas, a maior parte do álcool produzido é obtido através da cana de açúcar ou da mandioca em menor escala.

Nesta prática experimental, decidiu utilizar a cana de açúcar e fermento fresco biológico comprado em um mercado local. A utilização desses reagentes foi primordial para que pudesse ser iniciado o processo de extração e destilação, aonde através da fermentação realizada por micro-organismos, principalmente leveduras da espécie Saccharromyces cerevisae, que na presença da sacarose, elaboram uma enzima chamada de invertase que atua como catalisadora da reação de hidrólise da sacarose, transformando-a em glicose e frutose. Depois o microorganismo elabora outra enzima, a zimase que catalisa a transformação da flicose e da frutose em etanol, além liberar também gás carbônico, que dá o aspecto da fermentação cheia de bolhas.

2.1 OBJETIVO:

Obter etanol através da fermentação de hidrato de carbono e fornecer dados para a comparação entre métodos laboratoriais e industriais

3. MATERIAIS UTILIZADOS:

✓ Erlenmeyer de 500 mL

✓ Vidro de relógio

✓ Bastão de vidro

✓ Algodão cardado

✓ Aparelhagem de destilação fracionada

✓ Proveta de 250 mL

✓ Tubos de ensaio ✓ Funil analítico.

✓ Balão de fundo redondo

✓ Cabeça de destilação

✓ Coluna fracionamento

✓ Condensador de Liebig

✓ Unha

✓ Termômetro de –10 a 250°C

✓ Manta de aquecimento

✓ Pérolas de vidro

✓ Mangueiras de silicone

3.2 PRODUTOS UTILIZADOS:

✓ Cana-de-açúcar (300 mL)

✓ Fermento biológico (7,5 g)

3.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Com o auxílio do bastão de vidro foi possível dividir o fermento fresco em pedaços e colocá-lo no vidro de relógio para pesar a sua quantidade necessária, o deixando reservado para o uso mais tarde.

Para proceder o experimento foi adicionado ao Erlenmeyer de 500 mL, o caldo de cana e em seguida o fermento fresco dividido em pedaços que estava reservado e o fechando com o algodão cardado.

Proporcionando leve agitação, foi necessário deixar fermentar por uma semana.

Após o tempo da fermentação, o mosto foi transferido cerca de 2/3 da sua capacidade para um balão de fundo redondo e nele foi adicionado cinco pérolas de vidro. O equipamento foi montando com a sua maior precisão e assim balão de fundo redondo foi colocado em uma manta de aquecimento aonde o material foi aquecido lentamente. Foi pedido pelo orientador 25mL/30mL da substância destilada e que depois da primeira gota recolhida anotasse a temperatura cada 5mL.

4. RESULTADO E DISCURÇÃO:

A destilação fracionada é o nome atribuído para o método de separação dos componentes de uma mistura homogênea formada por líquidos que apresentam diferentes pontos de abolição. Ao aquecer o mosto que foi destilado, o álcool entrou em ebulição na temperatura de 78°C primeiro e começa a subir, mas, a água também evapora. O álcool vence os obstáculos da coluna de fracionamento, pois a temperatura já está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com