TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Dissecação de Ave

Por:   •  18/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  4.968 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

dissecação consiste, no estudo da Anatomia, na abertura e/sou separação de organismos mortos, com o objetivo de estudar diferentes órgãos ou outras peças anatómicas. Nesta aula, foi realizada a dissecação de uma codorna, onde pudemos analisar e compreender alguns de seus sistemas, como o digestório e o respiratório.

O sistema digestivo das aves é responsável pela preensão, ingestão, deglutição, digestão, absorção de nutrientes e eliminação de excretas. Todos estes mecanismos estão determinados por característica anatômicas e fisiológicas do sistema ou trato digestivo.

O sistema respiratório das aves apresenta estruturas funcionais bem definidas e particulares, que correspondem aos seguintes órgãos divididos em duas porções distintas:

1- Vias aéreas superiores: narinas, cavidade nasal, palato fendido (comunicação entre seios nasais e boca) e laringe.

2- Vias aéreas inferiores: traqueia, siringe (órgão fonador localizado no final da traqueia – início dos brônquios), brônquios, sacos aéreos (que têm formação já nos brônquios primários) e pulmões.

Conseguimos observar a maioria das estruturas macroscópicas aqui mencionadas.

2. OBJETIVO GERAL

Este trabalho tem como objetivo analisar e descrever as estruturas corporais das aves, por método da dissecação de uma codorna, para contribuir com a facilitação do aprendizado do estudo da anatomia comparada.

2.1 Objetivo Especifico

1. Observar e reconhecer os órgãos do sistema respiratório

2. Observar e reconhecer os órgãos do sistema digestório

3. Incentivar ao uso do método da dissecação para facilitação do aprendizado da Anatomia.

3. MATERIAIS

Materiais de dissecação: cabo de bisturi, lâminas de bisturi, tesoura, pinça de dissecação anatômica, luvas de procedimento e jaleco.

Outros materiais: celular para fotografar os processos.

4. METODOLOGIA

Inicialmente foi orientado aos alunos que removessem as penas da parte peitoral da codorna para facilitar na hora da incisão. Depois foi feita uma pequena incisão abaixo do bico em formato de V para retirarmos a língua e assim começar a encontrar as próximas partes do sistema. Depois foi feita uma incisão maior na parte torácica com cautela para que os órgãos internos não fossem danificados. Identificamos os órgãos em suas posições originais e aos poucos fomos removendo um a um.

[pic 1]

Nesta imagem podemos observar a os órgãos da porção caudal da codorna em posição original. A traqueia e o esôfago já estavam em processo de remoção.

[pic 2]

Aqui evidenciamos o esôfago, e a partir dele conseguimos dissecar os outros órgão do sistema digestório.

[pic 3]

Nesta imagem a codorna aparece completamente dissecada, sem seus órgãos internos.

[pic 4]

Aqui estão a maioria dos órgãos da codorna separados.

6. CONCLUSÃO

Concluímos então que este trabalho foi de extrema importância para a fixação e memorização dos conhecimentos da disciplina de anatomia comparada, permitindo conhecer as técnicas de dissecação e as técnicas para manuseio dos materiais utilizados nesses procedimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (355.8 Kb)   docx (269.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com