TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Biologia Plano Emergencial

Por:   •  4/1/2022  •  Relatório de pesquisa  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO EMERGENCIAL

Nome do Aluno: Tatiane Gonçalves Shyton

RGM do aluno: 27525911

Curso: R2 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES – BIOLOGIA

NOVEMBRO/2021

  1. Relação de atividades realizadas

Atividade

Quantidade de Horas

1. Educação especial e inclusão escolar

30

2. Estudo de caso - Cultura digital e educação: desafios e possibilidades

30

3. Avaliação no ensino remoto

30

4. Ambiente e estrutura escolar

30

5. Relatório Final de Estágio

30

  1. Texto dissertativo: Em que medida as reflexões e as atividades realizadas, no Plano Emergencial de Estágio, contribuíram para minha formação como professor e educador para o século XXI?

        As atividades desenvolvidas pelo Plano Emergencial de Estágio para o curso R2- Formação de Professores – Biologia, da Cruzeiro do Sul Virtual 2021.2 foram de grande valia para minha formação como educadora e professora de biologia, e os temas trabalhados foram de encontro aos desafios da educação no século XXI e crise sanitária do COVID-19.

        O material de apoio disponibilizado, que continha alguns artigos e vídeos foram muito enriquecedores, trazendo o trabalho de figuras importantes nos estudos da educação brasileira de maneira bastante didática e envolvente.

        Dentre os temas tratados estão: Educação especial e inclusão escolar; Cultura digital e educação; Avaliação no ensino remoto; e Ambiente e estrutura escolar (com foco em gestão escolar democrática). Acredito que a junção de pensamentos sobre os assuntos abordados me trouxeram uma contextualização geral dos desafios enfrentados atualmente na educação brasileira, bem como a visualização da importância de uma educação humanizada, que busca a formação integral de seus alunos.

        Pessoalmente, no decorrer da realização das atividades pude desenvolver uma idealização de escola e do tipo de educadora que pretendo ser, sempre refletindo e adaptando a minha atuação às necessidades e contexto sociocultural de meus alunos, a fim de incluir a diversidade e criar um ambiente saudável, de aconchego, confiança e criatividade para promover a construção e troca de conhecimentos, bem como promover o sentimento de pertencimento e capacidade de ser um agente de mudança, respeitando a individualidade de cada aluno.


  1. Resumo das atividades realizadas
  1. Educação especial e inclusão escolar

        Para realizar esta atividade foi disponibilizado os textos: A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva; Concepções de futuros professores a respeito da Educação Inclusiva e Educação Especial; A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. A escola comum inclusiva; e um vídeo do MEC sobre Educação Especial.

        Os materiais trouxeram conceitos e reflexões sobre a importância e os desafios a respeito da educação especial e a inclusão escolar, evidenciando a necessidade de envolvimento de toda a comunidade escolar no sentido de conscientização, treinamento e adaptações para promover a acessibilidade, socialização e desenvolvimento dos alunos especiais, resultando em benefícios para toda a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com