TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade 1° Plano Emergencial

Por:   •  7/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1] 

Nome Completo: ALINE Ramos Miranda

RGM: 27294307

Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul

Data:04/10/2021

Curso: Pedagogia

Disciplina: Plano emergencial – Atividade 02

 A necessidade da inserção das Tecnologias Digitais (TD) no campo da educação se tornou ainda mais significativa em virtude do distanciamento social, oriundo da pandemia de COVID-19. Instituições de ensino do mundo inteiro passaram a adaptar seus planejamentos do presencial para o on-line, por meio do Ensino Remoto Emergencial, porém pelos estudos dos pesquisadores sobre o tema, percebemos que os desafios dos professores no uso da TDIC são:  Falta de conhecimento de alguns professores, medo do novo, falta de equipamentos ou equipamentos desatualizado.

Sabemos que é inevitável o avanço da tecnologia e devemos os adaptar e usar, pensando no protagonismo juvenil no ambiente escolar, Naumann (2016, p. 26) propõe três aspectos da cultura digital que devem ser levados em consideração nas práticas pedagógicas: “(i) a possibilidade da autoria como produção própria de conhecimento; (ii) a oportunidade de acesso à informação e de elaboração autoral dos conteúdos acessados, como forma de participação e protagonismo; (iii) a autoria como inclusão digital”.

Com isso, surge algumas questões, para reflexão: como os professores podem auxiliar seus alunos no desenvolvimento dessas habilidades? Como incluir as novas mídias digitais em sala de aula? Como levar as tecnologias as escolas mais carentes? Mesmo com todos os desafios a escola precisa estar conectada com todas as transformações que acontecem no mundo, a Cultura Digital precisa estar inserida no ambiente escolar, porque ela já faz parte da realidade do aluno, então não tem como ele viver na era digital e dentro da escola a gente querer excluir isso dele, acho inviável.

Para concluir, deixo algumas indagações: na cultura digital há espaço para carteiras enfileiradas e alunos passivos? Ou esse tipo de escola está fadado a perecer?

Nas palavras de Hall (1997, p. 4): “a cultura é agora um dos elementos mais dinâmicos – e mais imprevisíveis – da mudança histórica no novo milênio”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com