TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Ensino Médio

Por:   •  21/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.293 Palavras (26 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PLANEJAMENTO ANUAL        9

3        ATIVIDADE PARA ABORDAGEM  DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        12

4 CONHECER O PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR ..........................................16

5        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        18

6        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        20

7        PLANOS DE AULA        22

CONSIDERAÇÕES FINAIS        28

REFERÊNCIAS        29

INTRODUÇÃO

Diante das transformações que vem se instaurando na sociedade brasileira nas últimas décadas, faz-se necessário conjecturar sobre o desempenho da escola, o trabalho de desenvolvimento de temas que atuem como eixo unificador, que atraiam os alunos e em torno do qual se organizam as disciplinas, de modo coordenado e não como um assunto descontextualizado nas aulas. O que nos importa é que os alunos possam construir significados e conferir sentido àquilo que aprendem buscar o interesse dos alunos, tentar minimizar a evasão, através do uso de tecnologias, enfatizando a realidade vivida pela comunidade escolar, às atitudes, as expectativas dos alunos. Fazer com que eles tenham uma analise critica de tudo que está ao redor deles, que tenham consciência da importância da preservação do meio ambiente, da saúde, o respeito ao próximo – as diferenças entre eles – a questão da orientação sexual e identidade de gênero. Todos estes itens serão brevemente identificados neste trabalho.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Refletindo sobre o texto Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico pode-se observar o quanto a ciência e a tecnologia estão presentes em todos os setores da nossa vida, e causam transformações profundas nas áreas econômicas, sociais e culturais. Essa evolução crescente, a utilização de novas tecnologias acarretam mudanças profundas no meio ambiente, nas relações e nos modos de vida da população, colocando os indivíduos.

Diante de novos desafios, cuja maioria a população não está preparada para enfrentar. Nota-se que a Biologia está ocupando uma posição de destaque sem precedentes na história da ciência, acarretando muitas informações advindas das recentes descobertas científicas, principalmente da área da Biologia Molecular e Genética, podemos notar que os genomas de diversos organismos têm sido minuciosamente investigados, mediante técnicas que permitem o seqüenciamento do DNA (ácido desoxirribonucléico) e outros resultados similares. Há uma crescente quantidade de pesquisas envolvendo experimentos de clonagem. Além disso, estamos rodeados de produtos alimentícios e medicamentos provenientes de organismos geneticamente modificados e de uma infinidade de outros resultados da investigação científica. Tais novidades de natureza científico-tecnológica – espantosa, diga-se de passagem – não está ocorrendo em um cenário de aceitação pacífica, e sim em meio a intensas controvérsias, sobre aspectos éticos e, também, em meio a poderosos interesses econômicos e políticos. Diante de todos estes fatos, com tantos avanços e pesquisas atuais neste campo, é praticamente impossível admitir que os alunos permaneçam alheios a estas descobertas. A necessidade da escola e dos professores oportunizar discussões sobre estes assuntos é crescente, pois todos estes assuntos estão cada vez mais presentes no cotidiano das sociedades contemporâneas. Os conteúdos de ciência e tecnologia devem ser contextualizados e trabalhados de maneira interdisciplinar para responder aos atuais problemas sociais, ou seja, busca-se conectar a escola à vida das pessoas. Mas infelizmente, podemos verificar que nem sempre o ensino promovido, tem permitido que o estudante tivesse a oportunidade de se apropriar dos conhecimentos científicos e compreendê-los, questioná-los, e utilizá-los como instrumentos que vão muito além de situações de aprendizagem eminentemente escolares. A maior parte do ensino da área cientifica transmitida na escola é rapidamente esquecida, pois prevalecem as ideias alternativas ou de senso comum, que são bastante estáveis e resistentes, e são até mesmo identificadas em estudantes universitários.

A associação entre ciência e tecnologia vai se ampliando, se torna cada vez mais presente no cotidiano e vai modificando cada vez mais o mundo e o próprio ser humano. Vão surgindo questões relativas à valorização da vida em sua diversidade, à ética nas relações entre seres humanos, entre eles e seu meio e o planeta, ao desenvolvimento tecnológico e sua relação com a qualidade de vida, e todos esses questionamentos vão marcando fortemente nosso tempo, surgindo discussões sobre os valores envolvidos na produção e aplicação do conhecimento científico e tecnológico. A Ciência, assim como a poesia, não apenas interpreta as coisas e a natureza, mas também as reinventa. Essa reinvenção se expressa em importantes linguagens, que se incorporam a muitos setores da nossa vida, especialmente por meio das tecnologias. A nomenclatura e os conceitos científicos se tornaram tão freqüentes no convívio doméstico, na vida profissional e nos meios de comunicação, que já podem ser considerados integrados à linguagem cotidiana.  

O conhecimento científico se desenvolve pelo questionamento permanente dos processos e sistemas naturais ou tecnológicos. Ao mesmo tempo, é essencial para a inovação. A vida se tornou mais complexa, nas atividades coletivas e individuais, e passou a exigir maior discernimento científico-tecnológico. As empresas e as instituições fazem uso do conhecimento científico-tecnológico dos profissionais que empregam ou da pesquisa que realizam, para fabricar bens, como medicamentos, roupas, televisores e computadores, até para gerar e distribuir energia ou purificar a água. Também para cada cidadão, em sua vida profissional, comunitária ou pessoal, a capacidade de avaliar, enfrentar problemas, fazer projetos ou prever eventos depende de conhecimentos científicos e tecnológicos. A chamada alfabetização científico-tecnológica é só o ponto de partida de uma formação que deve se completar ao longo da educação básica, para garantir a cada pessoa à condição de se comunicar, oralmente e por escrito, por meio da linguagem científica. Isso significa fazer uso apropriado de termos e símbolos científicos, elaborar argumentos, proposições, em temas de interesse científico e tecnológico, de caráter pessoal, profissional ou social. Saber utilizar essas linguagens não se resume ao conhecimento de um vocabulário científico, mas ganham sentido ao integrar um texto que, por sua vez, é compreendido em um contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)   pdf (228.3 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com