TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Parcial do Estágio Supervisionado I

Abstract: Relatório Parcial do Estágio Supervisionado I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  Abstract  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 8

Relatório Parcial do Estágio Supervisionado I

INTRODUÇÃO

O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado I do curso de Biologia – FTC, da disciplina Estágio Supervisionado I, orientada pela professora Maryanne Moura, como cumprimento da exigência acima. O estágio foi realizado na Escola de Ensino Fundamental João Manuel Muniz Simões, no período de 09 de Março de 2012 a 10 de Agosto de 2012, tendo como professora regente Solange.

Visando aplicar na prática de sala de aula os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, o estágio traz ao aluno uma consciência da relação fundamental entre teoria e prática no desenvolvimento de competências profissionais no Ensino de Ciências. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e profissional em sua área.

O ensino de Biologia na disciplina de Ciências Naturais na escola torna-se um desafio para nós estudantes de licenciatura em Biologia pelo fato de que os alunos estão acostumados, na maioria das vezes, a aulas expositivas que privilegiam regras em detrimento da aplicação das mesmas de forma significativa. É preciso que na disciplina de Ciências Naturais encontre aquele espaço em que seja reconhecida pelos alunos como valorizando suas linguagens pessoais e alcançando suas necessidades específicas no ensino de Ciências Naturais.

SÍNTESE DA FASE DE OBSERVAÇÃO

A observação constitui a primeira fase do Estágio Supervisionado I, realizado na Escola de Ensino Fundamental João Manuel Muniz Simões, localizada na Avenida Muniz Falcão, Nº 05- Centro – CEP: 57220-000 – Feliz Deserto -Al.

Na primeira visita à escola, fui recebido pela Coordenadora Alexline Lessa, que por sua vez me apresentou a professora regente Solange, que conversou comigo sobre a rotina da escola e os horários das aulas, além de salientar a importância de meu compromisso como estagiário em relação à escola, ao professor e aos alunos.

No primeiro dia de contato com a turma, a professora regente me apresentou aos alunos, sentei-me no fundo da sala e prossegui minha observação. Os alunos ficaram desconfiados a princípio, alguns perguntaram quem eu era - que logo respondi, mas a aula prosseguiu normalmente.

A estrutura física da escola conta com 10 salas de aula, uma secretaria, um pátio externo Coberto, uma cantina que serve como refeitório de pequeno porte, uma pequena cozinha, Três sanitários femininos e Três masculinos padrão, um sanitário para professores, uma Sala de Informática, uma biblioteca de pequeno porte.

As aulas começaram no horário, e algumas vezes terminaram após o horário. Os alunos eram um pouco barulhentos, mas a professora tinha domínio da turma e conseguia transmitir o conteúdo planejado, do qual tinha domínio. O conteúdo era apresentado de forma clara e de fácil entendimento por parte dos alunos, e a professora regente motivava os alunos por meio de adequar o conteúdo à realidade dos mesmos. Sempre que necessário, a mesma chamava a atenção de alguns alunos para que se situassem na aula. Os conteúdos e atividades desenvolvidas eram adequados à faixa etária e ao nível da turma. Durante as aulas observadas, a professora utilizou, além do quadro branco, pincel, módulos didáticos, projetos e cartazes.

A turma era composta por vinte e Cinco alunos - mas na maioria das vezes tínhamos faltosos - muito agitados e dispersos na sua maioria. Nem todos participavam da aula mesmo com o caderno aberto e o modulo aberto.

Esta fase me proporcionou um entrosamento com outros professores e com a professora regente no campo do estágio, dando-me condições de integração no contexto escolar, já que quando chegamos ao início do ano letivo. Também foi fundamental o conhecimento da turma - perfil, nível lingüístico, comportamento, etc. - para o planejamento das aulas de estágio.

SÍNTESE DA FASE DE CO-PARTICIPAÇÃO

Durante minha participação na aplicação das atividades e avaliações que foram feitas, percebi uma grande deficiência na aprendizagem, e que muitos alunos não apresentavam os requisitos básicos necessários ao 7º ano, especialmente no que diz respeito aos exercícios sobre população. Este período foi de suma importância para o planejamento das aulas do período de regência, bem como para que eu pudesse familiarizar-me com a turma. Em geral, os alunos foram muito receptivos, e a professora deu-me um suporte valioso.

Foi observado que os recursos didáticos são adequados para a clientela, e os conteúdos propostos a serem assimilados pelos alunos estão distribuídos ao longo do tempo de forma disponível para o seu desenvolvimento. A organização e os procedimentos de ensino do professor estão de acordo com a consecução dos objetivos estabelecidos e condizentes com os Parâmetros Curriculares Nacionais, e seus recursos de ensino estão adequados para estimular a participação dos alunos nas atividades de aprendizagem. A forma de avaliação condiz com os objetivos propostos.

FASE DE REGÊNCIA

PLANEJAMENTO DE ESTÁGIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com