TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório parcial de estagio supervisionado II em serviço social

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.089 Palavras (13 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Relatório parcial de estagio supervisionado II em serviço social

Estagiaria: Rosângela Pereira de Souza

RA: 378358

Princesa Isabel-PB , 2014

[pic 2]

         

                                                              Relatório parcial do estagio supervisionado II

                                                               De Princesa Isabel-PB, desenvolvido pela

                                                                 Estagiaria, Rosangela Pereira de Souza, do

                                                             Curso de Serviço Social da Universidade

                                 Anhanguera – Uniderp.

Princesa Isabel – PB, 2014.             

Introdução

O NASF- núcleo de apoio á saúde da família está situada á Rua Pedro sobreira, s\n no centro da cidade de princesa Isabel – PB. Foi criada em novembro de 2009, segunda portaria GM\MS de n-54 de 24 de janeiro de 2008. A qual foi implantada devido à necessidade de um apoio em prevenção e educação, em virtude do aumento da população exigindo dessa forma a ampliação do número de equipes de saúde da família, com cobertura crescente da população e melhoria na assistência, dando suporte ao conjunto de ações em saúde e na qualidade de vida do município.

O trabalho é realizado em rede sociais com o CAPS I, CAPS Infantil, CAPS  Infantil de acolhimento, CAPS AD, CAPS AD de acolhimento, CREAS, CRAS, centro de reabilitação, academia da saúde, conselho tutelar, UBS, secretaria municipal de saúde entre outras instituições de grande relevância para o desenvolvimento executado pelo NASF nas suas inúmeras funções, mostrando assim qualidade e profissionalismo.

A atuação da área de serviço social no NASF surgiu da necessidade de trabalhar com a questão social nas suas mais variadas expressões cotidianas, estabelecendo olhares para o enfrentamento crítico da realidade para estabelecer estratégias do agir profissional de forma criativa e inovadora que se complementem na interlocução com outras categorias profissionais e com os demais sujeitos envolvidos.

As ações que são pertinentes ao trabalho do assistente social dentro deste  campo ,segundo  as diretrizes que são estabelecidas pelo Ministério da saúde são de forma concreta e peculiar  ao campo de pratica que estamos inseridos, as  seguintes: abordagem grupal ; familiar ; individual ; rede social ; bem como visitas domiciliares ; atendimento de grupos educativos ou de conivência e realização de estudo social. Todas essas ações, que são desenvolvidas no âmbito do atendimento do NASF aos usuários, são de forma humanizada e dinâmica, onde se tem a ideia, por todos os profissionais envolvidos como: Assistente Social, Fisioterapeuta (coordenadora do NASF), Psicóloga, Nutricionista, Educador Físico e Fisioterapeuta, da retirada do pensamento de que a saúde se estende somente no seu caráter curativo e medicamentoso. É um trabalho multiprofissional que leva aos beneficiários dos trabalhos o verdadeiro desempenho do que determina o programa, desempenhado por esta instituição.

O serviço social, dentro desta instituição de saúde, traz á tona propostas de renovação, tanto do aspecto de saúde do individuo, como também estrutural-organizativo, pois reabilita o mesmo para a sua reinserção salutar na sociedade. O profissional articula a política de saúde com as demais políticas públicas a fim de viabilizar com maior efetividade a relação do direito a todos os mínimos sociais que são garantidos a toda a população (capítulo II, art.6 da carta constitucional de 1988).

Relacionando o direto do cidadão á saúde e a questão da informação á cerca do trabalho do assistente social vê na legislação dispositivos que regulam este ato. Observado no código de ética profissional do Assistente Social de 13 de março de 1993, em seu titulo III, capítulo I, art.5, os seguintes dispositivos:

f) fornecer á população usuária, quando solicitado informações concernentes ao trabalho desenvolvido pelo serviço social e as suas conclusões , reguardando o sigilo profissional;

h) esclarecer aos usuários, ao inicia o trabalho, sobre seus objetivos e a amplitude de sua atuação.

Portanto, vemos de forma denotada, ao informar aos usuários  sobre suas competências e habilidades é mais do que um direito do cidadão ,e sim um gesto de responsabilidade e compromisso com o mesmo, pois só assim a efetiva  ação  será desenvolvida e, por sua vez, alcançada.

                     

Desenvolvimento

O trabalho do NASF se estrutura através de formas particulares do próprio programa. É importante ressaltar que o NASF precisamente não é porta de entrada do sistema nacional de saúde, proposta na Política Nacional de Saúde da Família e a equipe do núcleo. Ele prevê uma revisão da prática do encaminhamento com base nos processo de referência e contra - referência, ampliando-a para um processo de acompanhamento longitudinal de responsabilidade da equipe de atenção básica de saúde da família, atuando ao fortalecimento dos seus atributos e papel da coordenação do cuidado no SUS-Sistema Único de Saúde. Dentro do campo de estágio, seguei esse método de trabalho estabelecido pelo Núcleo levando em consideração os aspectos que institucionalizam esse programa dentro do município de Princesa Isabel-PB.

O modo de trabalho dentro desse sistema traz, dentre outras, a metodologia do trabalho em conjunto, tendo como foco a território de atuação que esta sobre sua responsabilidade priorizando o atendimento compartilhado e interdisciplinar, com troca de saberes, responsabilidades mútuas e capacitação, prestando aos usuários, as devidas informações e orientações sobre tudo àquilo que anseiam solucionar, bem como as intervenções diretas feitas através de encaminhamentos pelos ESF- Equipe de Saúde da Família. Tal atendimento direto e individualizado pelo NASF, ocorrerá apenas em situações extremamente necessárias. Devem ser lembradas ainda as diversas modalidades de intervenção no território, por exemplo, no desenvolvimento de projetos de saúde no território; no apoio a grupos; nos trabalhos educativos e de incluso social; no enfrentamento de situação de violência e ruptura social; nas ações juntos aos equipamentos públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com