TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Química

Por:   •  2/12/2018  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALVADOR

LUIZ GUSTAVO

PAULO CESAR

RESUMO:

Biodiesel: Possibilidades e Desafios.

Feira de Santana

2018[pic 2]

LUIZ GUSTAVO

PAULO CESAR

RESUMO:

Biodiesel: Possibilidades e Desafios.

        

Relatório apresentado junto ao curso de Engenharia Civil, para a Professora Simara Melo, à disciplina de Química Geral, e é classificada como atividade avaliativa para obtenção da média semestral

Feira de Santana

                2018

Resumo[pic 3]

Após a revolução industrial e o fim da era da energia renovável teve como marco inicial o uso do carvão mineral. Depois do aumento das reservas mundiais, o petróleo originou-se como a principal fonte de energia; emitindo grandes quantidades de gás poluentes considerando esgotável provocou constante variação e preço.

Pode-se definir biocombustível como todo produto útil para geração de energia, e de biomassa; tais quais o biodiesel e o bio-óleo principais combustíveis obtidos a partir do óleos e gorduras.

Biocombustíveis para a substituição do diesel

Inventor do motor diesel, conhecido como Rudolph Diesel, utilizou em seus ensaios petróleo cru e óleo de amendoim, pois ele acreditava que os motores poderiam ser alimentados com óleo ou gorduras para contribuir com o desenvolvimento da agricultura nos países que utilizassem.

Com o final da guerra mundial e a normalização do mercado de petróleo, o biodiesel e o bio-óleo foram temporariamente abandoados. Mas logo após na década de 1970 com a sucessivas crises no mercado internacional do petróleo ele finalmente ele retorna a cena como principal alternativa ao diesel.

O biodiesel é uma mistura de ésteres de ácido graxos com monoalcoóis de cadeia curta, como os metanos ou etanol. Essa mistura obtida pelos processos de transesterificação ou esterificação é a que vem sendo comercializada no Brasil, com o nome de biodiesel. Já o bio-óleo é uma mistura de hidrocarboneto e compostos oxigenados.

Assim, além de ter propriedades físico-químicos semelhantes às do diesel, a sua composição química lembra bastante a desse combustível fóssil.

 

Óleos e gorduras

Óleos e gorduras são substancias classificadas como lipídeos sendo encontradas em tecidos animais ou vegetais. São constituídos por uma mistura de diversos compostos químicos, sendo os mais importantes os ácidos graxos e seus derivados, tais como mono-; di – ou tri-acilglicerideos; e fosfatidios.

O grau de insaturação e o tamanho da cadeia estão diretamente relacionados com as propriedades físicos e químicos desses compostos; um bom exemplo é o ponto de fusão que diminui drasticamente com aumento do número de dupla ligações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com