TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Reação de Saponificação

Por:   •  12/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  5.244 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Reação de Saponificação

Santa Inês, 28 de Outubro de 2015


[pic 3][pic 4]

Curso:         Licenciatura em Biologia

Disciplina: Química Orgânica

Docente:

Data Experimento: 26/10/2015

Discentes:         

Reação de Saponificação

Relatório apresentado para a disciplina de Química Orgânica para obtenção de nota parcial do Curso Superior de Licenciatura em Biologia, do Instituto Federal Baiano, campus Santa Inês, sob orientação do Prof. Luciano.

Santa Inês, 28 de Outubro de 2015


OBJETIVO

Realizar reação de saponificação a partir do ácido graxo da reutilização de óleo de fritura do refeitório.


INTRODUÇÃO

Também denominada hidrólise alcalina, a reação de saponificação é um tipo de reação química que ocorre entre um éster e uma base inorgânica ou um sal básico, tendo como produtos finais um sal orgânico e um álcool.

O nome saponificação se deve ao fato de que, quando se utiliza um éster derivado de um ácido graxo em reações desse tipo, produz-se o sabão, e já que a principal fonte natural de ácidos graxos são gorduras e óleos, suas hidrólises alcalinas são os principais processos aplicados à produção de sais de ácidos graxos, popularmente conhecidos como sabões. Resumidamente, temos:

Óleo ou gordura + base forte      -->         sabão + glicerol

As bases mais utilizadas nas reações de saponificação são o hidróxido de sódio (NaOH), que produz um sabão mais consistente, ou o hidróxido de potássio (KOH), que dá origem a um sabão mais mole, conhecidos como sabões potássicos. No Brasil, ainda é frequente a fabricação caseira de sabão, para a qual se utiliza a água de cinza (lixívia), em vez de hidróxidos de potássio ou de sódio. A água de cinza tem caráter alcalino devido ao carbonato de potássio que a compõe, que, em solução aquosa, libera íons OH-.

Outro produto da reação de saponificação é o glicerol, um composto orgânico que faz parte do grupo dos alcoóis. Devido a isso, as indústrias de sabão produzem também a glicerina, forma comercial do glicerol com 95% de pureza. Essa substância tem propriedades umectantes, ou seja, é capaz de manter a umidade, sendo, por isso, aplicada à produção de cremes e loções de pele, sabonetes e produtos alimentícios.

Devido à sua ação detergente (do latim detergere, limpar), os sabões auxiliam muito os processos de limpeza, especialmente na eliminação de gorduras. Tal característica é explicada pela estrutura do sabão: sua molécula possui um lado polar que interage com a água, e outro apolar, que interage com a gordura, formando, assim, partículas que se mantêm dispersas na água e são arrastadas durante a lavagem.


MATERIAIS E REAGENTES

Reagentes:

Equipamentos e vidrarias:

  • Álcool etílico;
  • Óleo Vegetal;
  • Hidróxido de sódio (NaOH);
  • Ácido acético;
  • Água;
  • Cloreto de Sódio.
  • Béquer de 300 mL;
  • Bastão de Vidro;
  • Papel Indicador de PH;
  • Proveta de 100 mL.


PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Reação de Saponificação

Mediu-se 23 mL de óleo vegetal com a proveta e transferiu-se para um béquer de 300 mL, em seguida mediu-se e adicionou-se 20 mL de álcool etílico;

Pesou-se 12g de Hidróxido de sódio, adicionou-se 80 ml de água e dissolveu-se utilizando um bastão de vidro (NaOH) 15%, em seguida misturou-se a solução anterior;

Aqueceu-se lentamente em banho-maria, agitando-se constantemente com auxilio de um bastão de vidro, por cerca de 15 minutos.

Após 15 minutos adicionou-se lentamente Ácido acético, medindo-se com auxílio de um papel indicador de PH até que o controlou-se entre 6 e 7;

Retirou-se o excesso de NaOH em seguida espalhou-se sobre uma placa de vidro para secar.


RESULTADOS E DISCUSSÃO

Reação de Saponificação

Observou-se que quando adicionou-se álcool etílico com o óleo vegetal, ficou-se com uma coloração amarelada, com aparência de suco de caju. Quando colocou-se o hidróxido de sódio 15% e agitou-se constantemente com o bastão de vidrou em banho-maria, observou-se que a substancia começou a precipitar, mudando de aspecto a partir de 10 minutos, ficando com uma aparência grosseira como uma cola, aos 15 minutos foi retirado do banho-maria e sentiu-se o cheiro específico do sabão na forma pastosa. Observou-se com o indicador de PH, que o sabão estava muito base tendo que ser adicionado o ácido acético para neutralizar e equilibrar o PH, nesse momento exalou-se um forte cheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (224.9 Kb)   docx (51.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com