TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre Sistema Nervoso

Artigo: Relatório Sobre Sistema Nervoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  1.936 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório sobre o documentário “O Sistema Nervoso”

 O corpo humano recebe várias informações vindas de outras pessoas, do meio ambiente e do próprio corpo, que provocam uma resposta, chamada de ESTÍMULO.

• Estímulo – Respostas transmitidas desde os sentidos até o cérebro através de uma complexa rede de comunicação: Sistema Nervoso.

 Um dos principais componentes do Sistema Nervoso é o NEURÔNIO.

• NEURÔNIO – Uma pequena estrutura destinada a receber e enviar sinais, denominados de IMPULSO. A composição do neurônio se dá pelos dendritos e axônios, existentes ao redor da célula nervosa.

• DENDRITOS – Levam impulsos nervosos até o corpo celular.

• AXÔNIOS – Levam impulsos nervosos para fora do corpo celular.

Existe um intervalo entre o dendrito e axônio, chamado SINAPSE.

 A SINAPSE impede que os neurônios tenham uma ligação física, mas permite que mediadores químicos passem de um neurônio a outro.

 Um dos mediadores é a ACETILCOLINA: uma substância que ajuda a transmitir impulsos entre os neurônios. Ela é produzida na extremidade de um neurônio, atravessa a sinapse e faz nesse exato momento com que um novo impulso nervoso tenha início nos dendritos do próximo neurônio.

 Assim como a Acetilocolina, os demais mediadores químicos só são produzidos nas extremidades dos axônios, fazendo com o que os impulsos só possam se propagar em uma direção.

- Existem muitas substâncias químicas presentes no Sistema Nervoso, Elas são chamadas de NEUROTRANSMISSORES.

• NEUROTRANSMISSOR – Qualquer substância que é liberada pelas terminações nervosas, que transmite um impulso a outro neurônio, ou a um músculo, ou a uma glândula.

 Depois que transmite sua mensagem, o neurotransmissor é destruído por outras substâncias químicas do Sistema Nervoso, impedindo assim que o corpo receba falsas mensagens.

 Quando não se tem as substâncias que transmitem impulsos nervosos em nosso corpo, a doença de Parkinson pode ser desenvolvida. Por essa carência, os músculos tendem a tremer e não obedecer aos comandos conscientes.

 Os neurônios do cérebro e da medula espinal formam uma unidade chamada SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC), que é umas das duas partes principais do Sistema Nervoso humano. A outra parte é o SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO (SNP), que é formado por 43 pares de nervos que vão do cérebro e da medula espinal até outras partes do corpo.

 O cérebro e a medula espinal controlam bilhões de neurônios, eles formam uma só unidade, recebem impulsos de todas as partes do corpo. Os impulsos recebidos em uma determinada região da medula espinal podem ser levados a outras regiões dela ou ao cérebro.

 Algumas células são cobertas por uma bainha protetora: NEURILEMAS.

• NEURILEMAS – Ainda não se conhece sua função exata, mas talvez esteja ligada à capacidade que a célula tem de regenerar partes lesadas.

 Os neurônios do cérebro e da medula espinal não possuem Neurilemas, não são capazes de regenerar partes lesadas. Logo, qualquer dano ocorrido a esses neurônios é permanente, sendo assim muito grave.

 Quando o cérebro e a medula espinal são saudáveis, os sinais químicos enviados das diferentes células sensoriais não diferem.

 Depois que o cérebro traduz os impulsos oriundos das células sensoriais, ele os devolve através do sistema nervoso para produzir uma resposta.

 Os neurônios responsáveis pelo transporte das mensagens de resposta por todo o corpo são os NEURÔNIOS MOTORES.

• NEURÔNIOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com