TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre os Corais

Por:   •  3/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro [pic 1][pic 2]

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Instituto de Biociências

Departamento de Zoologia

Núcleo de Estudos Limnólgicos

Respostas do artigo 8.

  1. O que são recifes pristinos?

R: São os recifes intactos, sem alterações.

  1. Como acontece o branqueamento nos corais?

R: É um processo de separação das algas zooxantelas dos corais, essas algas promovem a pigmentação dos corais e quando ocorre essa separação fica só a estrutura dos corais que são compostos por calcário branco. Esse processo de separação acontece por mudanças climáticas. Aqui no Brasil, o distúrbio climático é a variação de temperatura da água superficial do mar, normalmente ocorre o branqueamento dos corais, quando a água fica com temperaturas elevadas.

  1. Aonde foram reportados eventos de branqueamentos de corais na costa brasileira?

R: Existem registros anteriores do evento de branqueamento de corais em: Atol das Rocas, ilhas Fernando de Noronha, recifes da costa de Pernambuco, Baía de Todos os Santos, Ilhas de Tinharé e Boipeba, Baía de Camamu, Cabrália e Recifes dos Itacolomis. Atualmente os branqueamentos de corais foram notificados na costa da Bahia no Brasil, com foco no litoral norte do estado da Bahia e em Abrolhos.

  1. São sempre as mesmas espécies de corais que são afetadas?

R: Na costa brasileira as espécies que normalmente são mais afetadas são Mussismila hispida, Siderastrea spp., Montastraea cavernosa, Agaricia agaricites e Porites astreoides, até porque são as mais comuns de se encontrar na costa.

  1. O que são ”hot spot” de anomalias térmicas da água do mar?

R: Os “hots spots” são mudanças climáticas que ocorrem na parte externa das águas marinhas.

  1. Qual técnica foi usada para a coleta dos dados?

R: Foram empregadas duas técnicas, sendo uma delas a técnica de vídeo transécto, onde uma câmera de vídeo digital foi utilizada no interior de uma caixa estanque. A outra técnica utilizada foi a do regulamento AGRRA, onde consistiu em usar senso óptico por todo os transéctos e em pequenas partes deles.

  1. Qual a espécie que teve o maior número de colônias avaliadas?

R: A espécie de maior número de colônias avaliadas foi a Mussismilia braziliensis.

  1. Quais seriam as melhores alternativas para minimizar os efeitos conjuntos de eventos de branqueamento e da atividade antrópica?

R: Para haver uma melhoria contra o branqueamento e a atividade antrópica é necessário manter relativamente uma proteção em relação aos recifes, sempre visando para os locais que são mais resistentes e também ao que ocorre fácil o branqueamento, no qual a redução de pressões nos recifes e nos ecossistemas, para que possa ter melhorias. Com base nisso, evitar a destruição dos manguezais e manter um controle de desenvolvimento urbano das regiões costeiras. É de importância que o branqueamento de corais possa estar constituído no manejo dos recifes e atentar aos diferentes recifes que poderão se alterar ou não com a temperatura da água com o decorrer dos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com