TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Bases da Biologia Celular, Molecular e Tecidual

Por:   •  18/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.343 Palavras (10 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 10

RELATÓRIO DE PRÁTICA 01

TIAGO NASCIMENTO DE SOUZA MATRICULA 47029157

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: Bases da biologia celular, molecular e tecidual

DADOS DO (A) ALUNO(A):TIAGO NASCIMENTO DE SOUZA

NOME: TIAGO NASCIMENTO DE SOUZA

MATRÍCULA:47029157

CURSO:NUTRIÇÃO

POLO:UNIFAEL

PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  • O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
  • concisa;
  • O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
  • Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
  • Tamanho: 12;

Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;

  • Espaçamento entre linhas: simples;
  • Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 

TEMA DE AULA: MICROSCOPIA ÓPTICA

RELATÓRIO 1

Os microscópios são diferenciados por ópticos e mecânicos, sendo classificados em microscópios comum, confocal, microscópio de interferência diferencial, microscópio de transmissão e de varredura. Tendo como os principais componentes os itens abaixo:

LENTES OCULARES: que são utilizadas para ampliar a imagem dada pela objetiva. LENTES OBJETIVAS Lentes que servem par ampliar a imagem do objeto a observar. CONDENSADOR E DIAFRAGMA: são responsáveis por regular a intensidade da luz que irá atingir o objeto a ser observado. FONTE DE LUZ: a fonte de luza tem como sua função iluminar o material a ser observado. TUBO OU CANHÃO: Com um formato cilíndrico onde também se encontra a lente de vidro denominada de ocular. BRAÇO: Peça articulado onde ficam inseridas todas as partes do microscópio, tendo possibilidades de transporte e locomoção. PARAFUSO MACROMETRICO E MICROMETRICO: são dois parafusos responsáveis por mover a platina em movimentos lentos, regulando altura e movimentos amplos assim como ajustes finos do foco. REVOLVER: peça giratória onde são acopladas as lentes objetivas modificando o aumento com o giro. PINÇAS: responsáveis pela fixação e preparação da lamina a ser observada. PLATINA OU MESA: plataforma plana que tem como função suportar o material a ser observado, sendo fixado pelo auxílio de duas pinças.  Base, lâmpada, lamínula e lamina.

  • CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS COM A UTILIZAÇÃO DO MICROSCOPIO.   Um dos principais cuidados que devem ser tomados com o microscópio é a limpeza e manutenção preventiva anual para a remoção de fungos e sujeiras, sempre manter o aparelho coberto com uma capa apropriada após as analises, (não utilizar plásticos convencionais pois produzem calor excessivo, proporcionando o crescimento de fungos nas lentes, realizar limpeza das lentes após utilizar óleo de imersão e utilização de corantes. (Não sendo recomendado o uso de solventes).

     Manter a platina do microscópio limpa e seca sem nenhum resíduo de óleo de imersão. Evite manter o aparelho em exposição a poeira ou sujeiras no prisma durante procedimentos, nunca tocar nas lentes com as mãos.

   Em caso de transportá-lo mantenha as mãos apoiadas na base e braço, manter a distância do bordo, evitar contato e proximidade com agua.

     Observa se a objetiva de menor poder de ampliação está alinhada com a ocular, verificar se o diafragma está aberto a fim de obter a melhor imagem.

    Temos como cuidados indispensáveis na utilização do microscópio o começo da focagem deve sempre iniciar com a objetiva de menor ampliação, mantendo o aparelho numa posição confortável para observar o objeto, quando finalizarmos a observação devemos deixar no enfiamento do tudo a objetiva de menor ampliação e assim desligar a fonte luminosa e tapar o microscópio.  

  • REPRESENTE O PODER DE AMPLIAÇÃO DE CADA LENTE OBJETIVA ATRAVÉS DE FOTOS DA AULA PRÁTICA.

     O polo não ofertou aulas práticas.

Seguindo os estudos nas vídeos aulas e web aulas foi conferido o poder de ampliação de cada lente objetiva, que são 3 lentes múltiplas em um cilindro de metal, cada uma delas oferece uma potência diferente de ampliação sendo 4x, 10x, 40x e 100x. Sendo assim, para se obter a ampliação total obtida faz-se necessário multiplicar pelo poder da lente ocular, que normalmente é de 10x.

        A lente de 4x conhecida como objetiva de varredura oferece o mínimo de ampliação e em um campo de visão maior permite detectar objetos que possam passar despercebidos em níveis mais elevados de ampliação.

     Objetiva de 10x ou de baixa potência oferta uma observação da estrutura geral de um objeto. As lentes de 40x chamadas de lentes objetivas de alta potência observa objetos em grandes detalhes, suas lentes se alta potência são posicionadas bem próximas do objeto a ser observado e analisado. Sendo possível sofrer danos juntamente da lamina, mas por essa razão essas lentes possuem molas retrateis.  E por fim a objetiva chamada de lente de imersão em óleo, a lente de 100x faz-se necessário a utilização de gotas de óleo de imersão sobre a parte superior da lamina preparada afim de eliminar os espaçamentos de ar entre a amostra e assim a lente tem a capacidade de aumentar a resolução da imagem, sendo utilizado um conjunto de técnicas de coloração com o objetivo de tornar as células mais visíveis.

TEMA DE AULA: MÉTODOS EMPREGADOS NO ESTUDO DAS CELULAS E TECIDOS

  • RELATÓRIO: 2 Preparações histológicas e suas respectivas funções

      Coleta de material: podendo ser coletado com o organismo ainda vivo por biopsia ou durante cirurgia, como também após a morte através da necropsia, a amostra removida durante o procedimento é chamada de espécime, fazendo uso dos cassetes histológicos para acomodar esses espécimes e também durante todas as etapas de preparação do tecido.

      Fixação: consiste em uma das etapas mais importantes da técnica histologica tendo com finalidade a interrupção do metabolismo celular, estabilizando estruturas e componentes químicos intra e extracelular afim de preservar e conservar os elementos do tecido. A fixação fica responsável por evitar a autólise celular a assim impedindo a proliferação de microrganismos e preservação da morfologia do tecido. Dessa forma a fixação utiliza processo físicos e químicos com o intuito de imobilizar as substancia constituintes das células e tecidos sendo eles o formol tamponado e o líquido de Bouin.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com