TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Aula de Campo - Biogeografia

Por:   •  25/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  2.343 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVAG – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE

GPA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS.

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

SOLANGE

AVALIAÇÃO ECOLÓGICA DA POPULAÇÃO DE ARARAS (ARA: PSITTACIDAE) EM ÁREA COM EXPLORAÇÃO TURISTICA NO MUNICÍPIO DE CHAPADA DOS GUIMARÃES, MATO GROSSO.

VÁRZEA GRANDE – MT

OUTUBRO – 2014.

SOLANGE

AVALIAÇÃO ECOLÓGICA DA POPULAÇÃO DE ARARAS (ARA: PSITTACIDAE) EM ÁREA COM EXPLORAÇÃO TURISTICA NO MUNICÍPIO DE CHAPADA DOS GUIMARÃES, MATO GROSSO.

Projeto apresentado à Disciplina de Ecologia de Populações, ministrada pelo Prof. Msc. Luiz Solino de Carvalho, como Instrumento de Avaliação Parcial, para aferir nota do 2º. Bimestre.

VÁRZEA GRANDE – MT

OUTUBRO – 2014.


INDICE

I.        INTRODUÇÃO        

II.        OBJETIVOS        

        OBJETIVOS GERAIS        

        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

III.        JUSTIFICATIVA        

IV.        MATERIAL E MÉTODOS        

V.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:        


  1. INTRODUÇÃO

O município de Chapada dos Guimarães está localizado sobre um trecho dos planaltos divisores entre as bacias dos rios da Prata e Amazonas, estando totalmente inserido no bioma Cerrado (LOPES et al., 2009). Sua rede de drenagem abriga as cabeceiras de diversos rios importantes para a planície cuiabana, como o Aricazinho, Coxipó, Mutuca, córrego Salgadeira e outros.

O município é considerado o centro geodésico da América do Sul, localizado a apenas 50 km da capital do Estado de Mato Grosso, Cuiabá. A área do município é de aproximadamente 6.000 km2, está situado na borda do Planalto Central Brasileiro, estando a 860m acima do nível do mar.

A paisagem da região é compreendida por amplos tipos vegetacionais, onde se pode observar as diferentes formas fisionômicas do Cerrado sentido restrito, como: as matas de galeria, as matas secas deciduais e semideciduais e os campos rupestres, onde ocorrem vários nos afloramentos rochosos (LOPES et al., 2009).

A fauna existente no município, e seu entorno é muito variada, principalmente pelo fato de o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, uma das maiores e mais conhecidas Unidades de Conservação Federal estar localizada no perímetro do município. O referido Parque foi criado através do Decreto 97.656, de 12 de abril de 1989, e possui uma área 33.000 ha.

Os principais representantes da fauna da região são cágados (Phrynops vanderhaegaei) e o jacaré-coroa (Paleosuchus palpebrosus). E ainda, alguns animais ameaçados de extinção como: tamanduá-bandeira (Myrmecophaga trudactyla) e tatu canastra (Priodontes giganteus). Ainda diversas aves como a águia-real (Harpia harpya), o gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus) e o raro socó-boi (Tigrinosa fasciatum); ainda chamam atenção pelo canto e coloração exuberante o tucano-açu (Ramphastos toco) e a arara-vermelha (Ara chloroptera).

Pinho et al. (2006) comentam que apesar da Chapada dos Guimarães constituir a localidade tipo de 18 espécies e subespécies de aves, nenhuma forma é endêmica a esta região. Além da arara-vermelha, outras espécies do gênero Ara compõem a avifauna da região, segundo Salztein (2012) se pode citar: Arara Canindé (Ara ararauna) e Ararinha-maracanã-pequena (Ara nobilis).

A maioria das araras possui vida livre e apresentam uma dieta a base principalmente, de frutas, sementes, insetos e castanhas. Costumam utilizar a força e resistência dos bicos para furar os galhos e troncos de árvores em busca de larvas de insetos, e fazem seus ninhos nos troncos ocos de árvores (ARAUJO, 2011). São animais que se destacam pela beleza, tamanho e comportamento.

De modo geral, os termos “arara” e “ará” são designações dadas para várias aves de grande porte, cauda longa e bico muito forte, com penas de coloração exuberante; pertencente aos gêneros Ara e Anodorhynchus da família Psittacidae (FRANCISCO E MOREIRA, 2012).

Este grupo possui o maior número de espécies ameaçadas, e no Brasil, 16 espécies constam na Lista Vermelha de animais ameaçados de extinção. A captura da natureza para fomentar o mercado ilegal de animais silvestres e a perda do habitat decorrente da degradação ambiental, são as principais ameaças (SILVESTRE e STRAUBE, 2010).

Purificação e Castilho, (2009) comentam que os levantamentos avifaunísticos são ferramentas de grande utilidade para a avaliação da qualidade de ecossistemas terrestres e no monitoramento das alterações ambientais, pois as aves apresentam grande diversidade e exploram diferentes nichos ecológicos.

Assim sendo, com base no fato de que o gênero Ara, é um dos grupos mais ameaçados, e ainda, que o Cerrado é um dos biomas menos estudados e mais ameaçados, o presente estudo pretende avaliar a população de araras em área com exploração turística no município de Chapada dos Guimarães.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com