TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Revisão - Aulas-03/04 - Sistemas De Informação Na Empresa

Monografias: Questões De Revisão - Aulas-03/04 - Sistemas De Informação Na Empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  6.761 Visualizações

Página 1 de 6

Questões de Revisão – aulas-03/04 – Sistemas de informação na empresa

1. O que é uma empresa? Quais são as principais funções empresariais? É uma organização formal cujo objetivo é produzir produtos ou prestar serviços afim de geraaar lucro, isto é, vender produtos a um preço superior aos custos de produção. Os clientes estão dispostos a pagar esse preço porque acreditam receber um valor igual ou superior ao preço de venda.

São 4 principais funções empresariais, manufatura e produção, vendas e marketing, finanças e contabilidade, recursos humanos, produto ou serviço.

Toda empresa precisa produzir o produto ou seriço, fazer o marketing desse produto e vendê-lo, monitorar as transações financeiras e contabies, e executar tarefas basicas derecursos humanos,taiscomo contratar e reter funcionarios.

2. O que são processos de negócios? Que papel eles desempenham nas organizações? É um conjunto de atividades logicamente relacionadasquedefine como tarefas organizacionais especificas serão executadas.

O papel do precesso de negocios é descrever os passos e funções a serem executadas em determinado departamento.

3. Identifique e descreva os diferentes níveis de uma empresa e suas necessidades de informação. Os sinais são:

- Gerencia Senior

- Gerencia Media: cientistas e trabalhadores do conhecimento

- Gerencia operacional: trabalhadores de dados

As necessidades são:

- atingir a execelencia operacional (produtividade, eficiencia e agilidade)

- desenvolver novos produtos e serviços

- estreitar o relacionamento com o cliente e atende-lo melhor

- melhorar a tomada de decisão (em termos de previsão e velocidade)

- promover a vantagem competitiva

- assegurar a sobrevivencia

4. Por que para entender uma empresa é necessário conhecer o seu ambiente?

5. Enumere e descreva os sistemas de informação que atendem a cada uma das principais áreas funcionais de uma empresa.

- Sistemas de vendas e marketing: DAR SUPORTE as atividades com: venda de produtos ou serviços, e identificar os clientes para o produtos ou serviços, determinando o que eles necessitam ou desejam suas necessidades e, alem disso, fazer propaganda e promoção desses produtos e serviços.

- Sistemas de manufatura e produção : APOIAR a produção propriamente dita dos bens e serviços da empresa; planejamento, desenvolvimento e manutenção das instalações de produção; do estabelecimento de metas de produção; da aquisição, armazenagem e disponibilidade de materiais de produção de equipamentos, instalações, matérias-primas e trabalho exigidos para fabricar produtos acabados.

- Sistemas financeiros e contábeis: a gerencia sênior usa para estabelecer as metas de investimento de longo prazo da empresa e fazer previsões de longo alcance para seu desempenho financeiro. A gerencia média, utiliza para supervisionar e controlar os recursos financeiros da empresa. E a gerencia operacional emprega os sistemas para monitorar o fluxo de recursos da empresa realizados por meio de transações como cheques, pagamentos a fornecedores, relatórios de valores mobiliários e recibos.

- Sistemas de recursos humanos: apóiam atividades como identificar funcionários potenciais, manter registros completos sobre funcionários existentes e criar programas para desenvolver seus talentos e suas capacidades.

6. Quais são as características dos sistemas de processamento de transações? Que papel eles desempenham em uma organização?

Monitorar as transações e atividades básicas da organização, como vendas, recebimentos, entradas de dinheiro, folhas de pagamento, decisões de credito ou o fluxo de materiais numa fabrica.

É um sistema computadorizado que realiza e registra as transações rotineiras necessárias ao funcionamento da empresa.

7. Quais são as características dos SIG´s? Em que eles diferem dos SPT´s? E dos SAD´s?

SIGs - Sistemas de informação gerenciais, atendem aos gerentes de nível médio, proporcionando, relatórios sobre desempenho corrente da organização, e com essa informação é possível monitorar e controlar a empresa, além de prever seu desempenho futuro.

SPTs - Sistemas de processamento de transações, somente realiza e registra transações.

SADs - Sistemas de apoio à decisão, ajuda os gerentes de nivel medio a tomar decisões não usuais.

8. Quais são as características dos SAD´s? Em que eles diferem dos SAE´s?

SADs ajudam os gerentes de nível médio a tomar decisões não usuais, eles focam problemas únicos e que se alteram com rapidez, para os quais não existe um procedimento de resolução totalmente predefinido e tentam resolver.

Já o SAEs ajuda aos gerentes sênior a tomarem decisões, abordam decisões não-rotineiras que exigem bom senso e capacidade de avaliação e percepção, uma vez que não existe um procedimento previamente estabelecido para se chegar a uma solução. eles proporcionam capacidade generalizada de computação e comunicação que pode ser aplicada a um conjunto de problemas em constante alteração.

9. Descreva a relação entre SPT´s, SIG´s, SAD´s e SAE´s.

Os STPs são comumente a fonte mais omportante de dados para outros sistemas, ao passo que os SAEs são principalmente recebedores de dados vindos de sistemas de níveis inferiores. Na maioria das organizações, as ligações entre esses diferentes tipos de sistemas não são rígidas, ao contrário dos sistemas integrados.

10. Por que as organizações buscam integrar seus processos de negócios? Quais são os quatro aplicativos integrados básicos?

Os aplicativos integrados ajudam as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com