TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Visita Tecnica

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  7.183 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório de Visita Técnica ao

 HEMOACRE - Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre em Rio Branco - Acre.

O HEMOACRE através da Hemorrede, conta atualmente com um Hemocentro Coordenador, localizado em Rio Branco, dois núcleos de hemoterapia (um em Cruzeiro do Sul e outro em Brasiléia) e onze agências transfusionais (onde quatro estão localizadas na capital e sete distribuídas no interior do estado).É responsável pela política estadual do sangue, tendo em vista a operacionalização das atividades de planejamento, execução, controle e avaliação da assistência hemoterápica e hematológica.

Cumprindo com as diretrizes da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados, o HEMOACRE Presta assistência hemoterapica, através do estímulo a doação espontânea de sangue, do disciplinamento da produção, estocagem e distribuição de hemocomponentes e hemoderivados, visando à proteção da saúde do doador e do receptor, impedindo a propagação de doenças transmissíveis pela transfusão. Na área da hematologia o HEMOACRE presta assistência aos pacientes hematológicos, como hemofílicos, realizando consultas, agendamento de atendimento odontológico e fisioterápico e dispensação de medicamentos específicos como fatores de coagulação para melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Além disso, o HEMOACRE é responsável pela promoção de atividades científicas e acadêmicas relacionadas às áreas afins.

No dia  31 de Março do corrente ano, alunos do 6° período do  curso de Biomedicina em companhia da professora Aldineyde Barros, na disciplina de Banco de Sangue,  realizamos uma  Visita Técnica nas dependências do HEMOACRE.

 A finalidade desta visita técnica foi proporcionar á nós, acadêmicos de Biomedicina a oportunidade de conhecer possíveis campos de atuação, bem como suas rotinas e funcionamento, permitindo-nos visualizar os procedimentos desenvolvidos pelos profissionais que atuam no hemocentro no exercício de suas atividades.

No primeiro momento conheceu-se o ambiente estrutural da instituição á começar pela recepção. Passamos pela triagem clínica e tivemos uma breve explanação sobre a rotina e o funcionamento dos serviços ofertados pela instituição aos doadores.  O processo de doação começa pela triagem dos doadores através da realização do hematócrito e posteriormente por uma entrevista ao doador com um profissional  que segue as normas da RDC que normatiza a doação de sangue.

Após toda essa triagem o paciente é encaminhado para a coleta, nesse momento será colhido uma bolsa e três frascos para exames e tipagem sanguínea

A quantidade coletada é de 450 a 500 ml; Serão 8 ml/kg para a mulher e 9 ml/kg para o homem; Também, neste passo, serão coletadas as amostras para os exames obrigatórios por lei.

Seguimos para sala de coleta e aos laboratórios , onde primeiramente  as amostras colhidas para exames são encaminhadas.  Nestes setores, a bolsa de sangue colhida será fracionada nos hemocomponentes e ficará em quarentena aguardando os exames que serão realizados para as seguintes doenças:

HIV;

Hepatite B e Hepatite C;

HTLV I, II;

Chagas;

Sífilis.

Conhecemos o maquinário e toda a rotina foi explicada pelos profissionais responsáveis que fazem a realização dos exames necessários para garantir  a segurança e a qualidade em toda a cadeia do sangue, envolvido desde a captação do doador, seu atendimento, testagem e processamento do sangue até a transfusão.

No setor de armazenamento constatamos o cuidado e a organização com os hemocomponentes a fim de manter a integridade do material.

Por fim, a visita foi de grande valia, pois nos proporcionou conhecer um pouco sobre esse campo de atuação , tendo em vista  que  hoje é fundamental a presença dos biomédicos nos bancos de sangue, podendo atuar em diversas fases.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (236.5 Kb)   docx (131.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com