TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Zoologia

Por:   •  18/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Levantamento Ecológico dos Répteis (Squamata: Serpentes, Lacertilia, Amphisbaenas; Testudines e Crocodylia) da Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra (APARIS), Acre

Carolina da Silva Ribeiro

Bolsista PIBIC/CNPq

Rio Branco – Acre – Brasil

Prof. Dr. Moisés Barbosa de Souza

Orientador do Projeto – Centro de Ciências Biológicas e da Natureza - CCBN/UFAC

INTRODUÇÃO: O Brasil ocupa a quarta posição mundial em número de répteis. Uma das maiores diversidades biológicas encontra-se na Amazônia, estudos sobre répteis no Acre ainda são muito incipientes, no entanto, o Acre é indicado como região prioritária para levantamento biológico, e como “hot spot" para diversos grupos. O Estado conta com 45,66% de sua área como sendo de preservação e conservação ambiental. As áreas de preservações ambientais de uso indireto têm como objetivo proteger a biodiversidade, as paisagens e belezas cênicas, os mananciais, além de promover o uso equilibrado dos recursos naturais, estimulando o desenvolvimento regional e preservando as espécies animais e vegetais locais. O presente estudo tem como objetivo obter e fornecer informações sobre a diversidade de répteis da APA Raimundo Irineu Serra, com o objetivo de traçar seu Plano de Manejo de modo a assegurar o uso da terra e a preservação dos ambientes e das espécies de répteis ali existentes.

MATERIAL E MÉTODO: Foram selecionadas áreas com ação antrópicas de várias intensidades e áreas naturais com pouco antropismo de modo a percorrer a maior variabilidade de ambientes. O inventário foi executado de forma não destrutiva, com observações, fotografias e dados sobre comportamento, ciclo de vida, recursos e habitats ocupados pelos répteis.

RESULTADOS: Foram registradas onze espécies de répteis distribuídas nas seguintes ordens: Testudines, representada pela família Testudinidae Crocodylia, representada pela família Alligatoridae e Squamata (Serpentes e Lacertilia) que foi representada pelas subordens Lacertilia e Serpentes.

CONCLUSÃO: Verifica-se que o número de espécies encontrado foi inferior ao esperado, entretanto, mesmo a área sofrendo constantes intervenções humanas, desmatamentos e queimadas, ainda há uma riqueza de espécies utilizadas para alimentação humana como Chelonoidis denticulata e Caiman crocodilus.

Palavras-chave: Répteis, Ecologia, Acre.

FINANCIAMENTO: PIBIC/CNPq.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com