TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de aula Biotecnologia Animal

Por:   •  12/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de aula de campo de Tópicos Especiais em Biotecnologia Animal

Profº Dr: Áureo Banhos

Alunos : Rodolfo Teixeira Frias – 2008106576

Verônica Noia Fernandes – 2008106585

        No dia 10 de novembro de 2011 (quinta-feira), saímos por volta de 07h30min em direção a UFES, campos de Maruípe, para uma visita ao Laboratório de Biotecnologia, com o intuito de conhecer seu funcionamento, o objetivo foi concluído. Após essa atividade, fomos almoçar as 12h00min, no Restaurante Universitário da instituição, feito isso nos reunimos as 13h00min para uma palestra sobre a Dinâmica estrutural de uma savana amazônica sobre diferentes regimes de queimadas.

        Com o termino das atividades na UFES, campos de Maruípe, partimos por volta de 15h30min em direção a Reserva Natural da Vale, localizada no município de Linhares. Chegamos ao nosso destino as 19h00min e realizamos o chek in no hotel da própria Vale, guardamos nossas bagagens nos respectivos quartos e nos dirigimos para o restaurante para o jantar. Após o jantar ficou a critério de cada um suas atividades.

        Na manhã do dia 11 de novembro de 2011 (sexta-feira) acordamos e fomos tomar o café da manhã às 07h00min, feito isso partimos em direção ao posto de fiscalização da Reserva Biológica de Sooretama, localizada na BR 101 no Km 101, onde demos inicio a atividade de monitorar os animas (vertebrados) que haviam sido atropelados, tanto da direção São Mateus – Linhares, quanto Linhares – São Mateus. Dos animais que foram encontrados anotavam-se em uma tabela, dados referentes à identificação do animal, como classe, gênero ou espécie se fosse possível; a localização do atropelamento, no caso o Km em que foi encontrado; data; hora, e além desses dados eram recolhidas amostradas de tecidos, ou penas no caso de aves, para posterior análise molecular. No fim dessa atividade (12h00min horas) retornamos a Reserva Natural da Vale aonde almoçamos e nos reunimos novamente as 14:00 horas, a fim de conhecer  algumas instalações da Reserva.

        Inicialmente vimos um vídeo institucional, que abordava as realizações de compensação ambiental que a Vale realiza, em seguida visitamos algumas coleções como a de frutos na sala Carpoteca, a de sementes na Sementeca, a de madeira na Xiloteca e a de insetos na sala de Entomologia. Por fim fizemos uma trilha de 1 km denominada Pequi-Vinagreiro.  Após a trilha voltamos para as instalações do hotel e às 18h30min realizamos uma prova teórica referente à disciplina de Genética da Conservação, com duração de 1 hora, em seguida jantamos e a noite ficou livre para descanso.

        Na manhã do dia 12 de novembro de 2011 (sábado) nos dirigimos ao restaurante as 07h00min para o café da manhã e em seguida nos deslocamos ao km 116 da BR 101 para continuarmos o trabalho de coleta de dados e de tecidos dos animais atropelados. Foi possível observar que no trecho percorrido do km 116 ao km 120 (um pouco depois da entrada da Reserva da Vale) o índice de atropelamento foi reduzido quando comparado ao trecho da BR observado no dia anterior. Ao termino da atividade voltamos para o hotel, onde almoçamos fizemos o chek out.

        Partimos então em direção a Linhares para uma visita ao Museu Lorenzutti que contém um fantástico acervo da fauna da Mata Atlântica e também de algumas espécies marinhas, com exemplares de animais taxidermizados, produzidos e conservados pelo taxidermista Elias Lorenzutti, fundador do museu. Dentre as várias espécies, podemos observar: onças, jaguatiricas, capivaras, antas, cobras, tamanduás, macacos e uma grande variedade de aves, como o gavião real e ainda o cação espadarte, um animal com características pré-históricas. Ao fim da visita retornamos em direção  ao CCA-UFES.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com