TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DA EMPRESA SELEON BIOTECNOLOGIA ANIMAL

Por:   •  11/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

MAXWUELL MENDONÇA FERREIRA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR EM AGRONEGÓCIO II

ANÁLISE DA EMPRESA SELEON BIOTECNOLOGIA ANIMAL

SÃO PAULO - SP

2022

MAXWUELL MENDONÇA FERREIRA – RGM: 24945790

PROJETO MULTIDISCIPLINAR EM AGRONEGÓCIO II

ANÁLISE DA EMPRESA SELEON BIOTECNOLOGIA ANIMAL

Trabalho pratico apresentado para conclusão da disciplina Projeto Multidisciplinar em Agronegócio II. Orientador: Professor Tutor Edson Brito.

SÃO PAULO - SP

2022

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO5

A EMPRESA6

DADOS OFICIAIS 6

HISTORICO 6

MISSÃO7

VISÃO7

VALORES7

RAMO DE ATIVIDADES7

PRODUTOS E SERVIÇOS8

DADOS MACROECONOMICOS8

PARTICIPAÇÃO DA EMPRESA NO SEU MERCADO DE CONCORRENCIA9

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL10

AREA DE AGRONEGOCIOS11

CONCLUSÃO12

REFERÊNCIAS13


INTRODUÇÃO

O projeto descreve a empresa Seleon Biotecnologia Animal, com informações referentes ao seu ramo de atuação dentro do mercado de agronegócios, que nesse caso trata-se dos serviços de coleta e armazenamento de sêmen bovino para IATF e hospedagem de touros para reprodução. Descrevemos também suas metas e perspectivas futuras, além analisar o mercado atual neste ramos de negócios, a estrutura organizacional e suas característica administrativas na gestão do agronegócio.

A EMPRESA

  • Dados Oficiais:
  • Razão social: Seleon Biotecnologia Animal Ltda.
  • Endereço: Estrada Manoel Rodrigues de Barros, Km 8,5 – Itatinga/SP.
  • CNPJ: 18.344.893/0001-58
  • Inscrição Estadual: 383.014.451.116
  • Quantidade de funcionários: 55
  • Ramo de atividade: Melhoramento Genético para Pecuária de Corte e Leiteira.

  • Histórico:

Fundada em 21 de Junho de 2013, quando seu atual presidente Sr Bruno Grubisich, após assumir a administração das fazendas de seu pai, notou uma grande dificuldade nas negociações de compra de sêmen para o IATF, um número pequeno de empresas monopolizando o mercado de coleta e congelação de sêmen bovino. A ideia inicial era montar uma pequena central de coleta e armazenamento de sêmen, somente para atender a demanda de suas fazendas e de mais alguns poucos parceiros donos de Touros de renome nacional que compartilhavam da mesma dificuldade e se identificaram com a ideia. Após 5 anos de muita dificuldade para se manter em um mercado de alta tecnologia e investimentos, o grande reconhecimento veio em 2018, com o fechamento de parcerias com grandes empresas de genética bovina, investimentos em equipamentos de última geração, ampliação de suas instalações com tecnologia de ponta a Seleon passou a receber touros importados das principais regiões produtoras mundiais e seu números de touros subiu de 120 para 560 animais em menos de 2 anos. No ano de 2020 a Seleon entregou um total de 700 mil doses de sêmen e a meta para final de 2022 é instalar 720 animais com uma produção de 1 milhão de doses entregues.

  • Missão:

“Alcançar a liderança no fornecimento de serviços de biotecnologia, com a reprodução e melhoramento de animais seguros, confiáveis e competitivos, participando ativamente do grande salto de produtividade que a pecuária brasileira está prestes a dar.”

  • Visão:

“Ser um verdadeiro provedor nacional de genética animal e de soluções na área de reprodução, apresentando serviços inovadores e agregando valor aos produtos de nossos e clientes.”

  • Valores:

Inovação: Gerar novas soluções para atender as necessidades emergentes.

Integridade: Atuar com honestidade e justiça.

Liderança: Demonstrar a liderança na nossa indústria, através dos nossos serviços e de nossa gente.

Qualidade: Oferecer produtos e serviços de alto valor e confiáveis.

Governança: Cuidar dos recursos de nosso ambiente, das nossas comunidades e da nossa empresa, como se fossem nossos próprios bens.

  • Ramo de Atividades:

Com uma área de aproximadamente 200 ha, sendo 50 ha ocupada com instalações e 150 ha destinada a produção de silagem. Localizada na cidade de Itatinga/SP as margens da rodovia Castelo Branco, principal rota de ligação das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, onde estão localizados os maiores rebanhos bovinos do pais. Cidade de clima subtropical com temperatura média anual na casa do 20° C proporcionando um melhor bem estar animal, principalmente em bovinos de raças europeias. Com o foco voltado também para a sustentabilidade, a empresa investe forte em tecnologias de reaproveitamento de resíduos, todos os dejetos produzido pelos animais e até mesmo a agua utilizada na limpeza é reaproveitada na produção da silagem.

  • Produtos e Serviços:

Atualmente a Seleon oferece 3 tipos de serviços:

Hospedagem de Touros, com manejo nutricional individualizado, buscando atender a necessidade de cada touro e assistência veterinária permanente.

Coleta e Processamento de Sêmen, com uma equipe altamente qualificada e laboratório com equipamentos de última geração.

Armazenamento de Sêmen, Possui grande capacidade de estocagem, oferecendo ao criador um excelente custo-benefício.

Mas como meta para 2022 a empresa pretende colocar mais um serviço a disposição de seus clientes, a produção de embriões para transferência.

  • Dados Macroeconômicos:

O rebanho bovino do Brasil cresceu 1,5% em 2020 após dois anos seguidos de queda, chegando a 218,2 milhões de cabeças, maior efetivo desde 2016, apontou o estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com 52,1% de matrizes para reprodução, um total aproximado de 113,5 milhões de cabeças.

Segundo o Sr. Márcio Nery presidente da associação a IATF representa somente 22,4% da reprodução bovina no Brasil, mesmo com o crescimento de 28% em 2020 em 5 anos, passamos de menos de 13 milhões de doses para 25,6 milhões de doses vendidas ao cliente final, foram 14,9 milhões de doses produzidas em território nacional e outras 10,7 milhões importadas. Os resultados marcam definitivamente a inseminação artificial como uma das ferramentas fundamentais para o futuro da pecuária no Brasil, e colocam o país num patamar muito importante no cenário mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com