TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Sobre Estrutura da Célula Animal

Por:   •  4/3/2021  •  Dissertação  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Resenha Avaliativa

Acadêmico(a): Leticia Buzzo Maia

Curso: Pedagogia (Segunda Licenciatura)

Disciplina: Psicologia da Educação

Com base no texto apresentado farei uma abordagem sobre os mecanismos de Jean Piaget e a elaboração de uma estratégia de aula de ciências sobre estrutura de uma célula animal utilizando dos métodos apresentados neste trabalho para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental.

Jean Piaget foi biólogo, psicólogo e epistemólogo, nascido na Suíça. Considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, foi um nome influente no campo da educação, mostrando qua as crianças constroem o próprio aprendizado. Piaget atuou no campo de investigação que foi denominado como epistemologia genética, que é basicamente centrado no desenvolvimento infantil.

Diante dos estudos de Piaget podemos então dizer que o professor não se situa como centro do ensinamento e do conhecimento, mas ele atua em sala de aula como um mediador desse conhecimento, desenvolvendo a aprendizagem. Os próprios alunos conseguirão, diante dos meios apresentados, conseguir alcançar o conhecimento e o professor estará ali para auxiliá-los diante de alguma dúvida ou dificuldade.

No caso do 6° ano ao qual será feita a estratégia de aula, os alunos, segundo Piaget, estão no estágio operatório concreto, ou seja, já possuem uma certa habilidade para solucionar os problemas concretos, nesta fase também, os alunos conseguem dialogar melhor, assim, podem compreender o que os outros colegas também expõem ao grupo, estabelecendo as relações sociais e chegando juntos aos resultados. Aprendem explorando e expondo seus pensamentos internos, pois é nessa fase também que se faz mais presente a internalização das coisas, para depois serem expostas aos meios externos.

Como pudemos entender um pouco da metodologia de Jean Piaget, vou apresentar a estratégia que utilizaria com os alunos do 6º ano, ao qual foi me atribuída as aulas. Na matéria de Ciências, falaremos e faremos atividade sobre as estruturas de uma célula animal, como solicitado no texto base para este trabalho.

Os alunos seriam encaminhados para o laboratório, caso a escola tivesse disponível, caso não haja, então faríamos dentro da própria sala de aula. Levaria para a escola o microscópio, se esta não o possuísse, e inicialmente pediria aos alunos que olhassem pelo microscópio, onde estaria as células para visualização. Após todos observarem, pediria que eles me contassem o que viram, que descrevessem a imagem e o que poderia vir a ser aquilo que estava ali.

Deixaria os alunos a vontade, trocando ideias uns com os outros e comigo sobre aquilo que visualizaram. Depois de discutirem sobre o que viram, mostraria um vídeo de animação que apresenta a célula em 3D e fala um pouco sobre a história da descoberta das estruturas celulares por Robert Hooke. Após assistirem ao vídeo, iria propor uma atividade em grupos.

Na realização da atividade estaria disponível para cada grupo materiais como: bolas de isopor, vários tipos de papéis coloridos, cola, canetas coloridas, gel, massinhas de modelar, tintas, revistas, imagens de células, livros didáticos, etc. Pediria para que cada grupo construíssem uma célula animal com os materiais ali presentes, e depois cada grupo falaria um pouco sobre como foi realizada a atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (727.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com