TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de aula prática: Preparo de soluções

Por:   •  4/2/2018  •  Ensaio  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  2.427 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] 

Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF  Curso de graduação em Ciências Biológicas 2017.2  

Disciplina: Genética Molecular  

Professora: Michely Correia Diniz  

Aluna: Cinthia Andrade Sousa  

  

Relatório de aula prática: Preparo de soluções 

  

Introdução:  

 Muito raramente pode-se encontrar substâncias puras na natureza, pois quase tudo é constituído por sistemas de mais de uma substância, chamadas de misturas. As misturas que apresentam homogeneidade são as soluções.

 Em soluções saturadas há maior quantidade de soluto do que solvente (substâncias dissolvidas), essas soluções apresentam maior concentração. Já em soluções insaturadas (menor concentração), há mais solvente do que soluto. Então, diluir uma solução significa diminuir sua concentração, para isso, adicionase solvente. Na diluição da solução a massa do soluto permanece a mesma antes e depois desse processo. O que será alterado é apenas a concentração.

 No nosso dia-a-dia é muito comum encontrar soluções aquosas. Nesse tipo de solução, a água é o solvente mais usado, que é conhecida como solvente universal.  

 

Objetivo:  

A aula prática teve como objetivo o aprendizado e a realização do treinamento de preparo de soluções. Especificamente, houve a proposta de preparar 50ml de uma solução de NaCl (2M).

 

Procedimento:

Inicialmente, foi pedido para preparar 50ml de solução NaCl (2M). Para isso, foi necessário a realização do cálculo de molaridade para conhecer a quantidade de soluto (NaCl) a ser usado. Utilizou-se a seguinte fórmula:

𝑚𝑎𝑠𝑠𝑎 𝑑𝑜 𝑠𝑜𝑙𝑢𝑡𝑜 (𝑔)

        𝑀 (𝑚𝑜𝑙𝑎𝑟𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒) =         (𝐿) ∗ 𝑝𝑒𝑠𝑜 𝑚𝑜𝑙𝑒𝑐𝑢𝑙𝑎𝑟 𝑑𝑜 𝑠𝑜𝑙𝑢𝑡𝑜 (𝑚𝑜𝑙)  [pic 2]

𝑣𝑜𝑙𝑢𝑚𝑒

Sabe-se que a molaridade pedida é 2M para a solução a ser preparada. E de acordo com o rótulo do reagente (NaCl), o peso molecular é 58,45g (Figura 1, em anexo). Foi preciso, também, a conversão de 50ml de volume para 0,05 litros. Assim, foi substituído na fórmula:

𝑚𝑎𝑠𝑠𝑎 𝑑𝑜 𝑠𝑜𝑙𝑢𝑡𝑜 (𝑔)

2 =  → 𝑚𝑎𝑠𝑠𝑎 𝑑𝑜 𝑠𝑜𝑙𝑢𝑡𝑜 (𝑔) = 5,845𝑔 0,05 ∗ 58,45[pic 3]

Então, pesou-se 5,845 gramas do reagente NaCl (Figura 2, em anexo) que foi diluído em 50 ml de água destilada (figura 3, em anexo). Para garantir a solubilização total do reagente, o recipiente onde continha a solução foi homogeneizado durante alguns segundos no agitador (Figura 4, em anexo). Por fim, o recipiente foi identificado (Figura 5, em anexo) e encaminhado para outro grupo de alunos que fariam outra atividade com esse material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (427.2 Kb)   docx (492.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com