TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório laboratorial

Por:   •  1/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.988 Palavras (12 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - ICS

CURSO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

 

ADRIELLI SANTOS SBRISSE

JULIELEN CRISTINE SIVA

KELLY CRISTINA SILVA

LUIGI CEZARE PEZZATTO

C2305G-9

C080HJ-0

C093AE-2

C1337E-1

RELATÓRIO TEORICO PRÁTICO

SISTEMA DIGESTÓRIO / SISTEMA RESPITATÓRIO /

SISTEMA RENAL

Novembro/2015

Jundiaí-SP

ADRIELLI SANTOS SBRISSE

JULIELEN CRISTINE SILVA

KELLY CRISTINA SILVA

LUIGI CEZARE PEZZATTO

C2305G-9

C080HJ-0

C093AE-2

C1337E-1

RELATÓRIO LABORATORIAL

SISTEMA DIGESTÓRIO / SISTEMA RESPITATÓRIO /

SISTEMA RENAL

Relatório teórico/ prático apresentado a Disciplina de Fisiologia, sobre os temas abordados em aulas teóricas e práticas, sobre: Sistema Digestório, Sistema Respiratório e Sistema Excretor.

Orientadora: Profa. Dra. Jeanete Naves

Novembro/2015

Jundiaí-SP

SUMÁRIO[pic 2]

1- INTRODUÇÃO

3

2- SISTEMA DIGESTÓRIO

3

2.1- GASTRITE

2.2- ASPECTOS FISIOLOGICO

3

4

3- SISTEMA RESPIRATÓRIO

4

3.1- RINITE ALERGICA

7

3.2- ASPECTOS FISIOLOGICO

8

4- SISTEMA EXCRETOR

9

4.1- ACIDOSE

10

4.2- ASPECTOS FISIOLOGICO

11

5- DISCUSSÕES

12

6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

13

1 INTRODUÇÃO

A palavra fisiologia define a ciência que estuda o funcionamento dos organismos vivos, e seu estudo é de grande importância para a explicação da própria vida. A unidade funcional básica do corpo é a célula, existindo cerca de 75 trilhões delas em cada ser humano. A major parte das células esta viva e, em sua finensa maioria, também se reproduz e, com isso, garante a continuidade da vida (GUYTON E HALL, 2010).

O estudo da fisiologia envolve os aspectos anatômicos e de funcionamento de todos os sistemas que constituem um organismo em funcionamento (GUYTON E HALL, 2010).

O intuito deste relatório é revisar os conceitos abordados em aula teórica e prática de fisiologia, a fim de evidenciar o aprendizado, para tanto serão discutidos os sistemas: digestório, respiratório e excretor, bem como uma alteração fisiopatológica de cada sistema.

2. SISTEMA DIGESTÓRIO

A função do sistema digestivo, é a de prover nutrientes para o corpo. 0 alimento, após passar pela boca, é propelido, por meio do esôfago, para o estomago e, em seguida pelos intestinos delgado e grosso, antes de ser esvaziado pelo anus. Durante seu trânsito° pelo tubo digestivo, as enzimas digestivas secretadas pelas glândulas gastrintestinais atuam sobre o alimento, desdobrando-a em substancias químicas simples, que podem ser absorvidas pela parede intestinal para o sangue circulante1. Por conseguinte, 'as funções gerais que são desempenhadas pelo tubo gastrintestinal podem ser classificadas em (1) propulsão e mistura do contendo gastrintestinal, (2) secreção dos sucos digestivos, (3) digestão do alimento e (4) absorção do alimento.

2.1. GASTRITE

Infeccao da mucosa gástrica, podendo ser crônica leve a moderada é extremamente comum na população, especialmente nos anos de meia-idade á terceira idade.

A inflamação gástrica pode ser apenas superficial e, portanto, não muito perigosa, ou pode penetrar profundamente a mucosa gástrica. Em alguns casos, a gastrite pode ser aguda e intensa, com escoriação ulcerativa da mucosa gástrica pelas próprias secreções do estomago .

A pesquisa sugere que  grande parte dos casos de gastrite é causada por infecção bacteriana crônica da mucosa gástrica. Isto costuma ser tratado com sucesso por um esquema intensivo de terapia antibacteriana.

Ademais, certas substancias irritativa ingerida podem ser especialmente prejudiciais para a barreira protetora  da mucosa gástrica, isto é , as glândulas mucosas e as junções epiteliais de baixa permeabilidade entre as células de revestimento gástrico, muitas vezes levando á gastrite aguda ou crônica grave, duas das substancias mais comuns são o álcool e a aspirina.

2.1 ASPECTOS FISIOLOGICOS

Os produtos da digestão, vitaminas, sais minerais e água atravessam a mucosa e passam para a linfa ou o sague (absorção), a digestão das principais substâncias alimentares é processo ordenado, que envolve a ação de grande numero de enzimas digestivas.

As enzimas das glãndulas salivares e lingua atacam os carboidratos e lipídeos.

3 SISTEMA RESPIRATÓRIO

Os pulmões constituem-se de uma estrutura esponjosa e que está sempre em processo de encolhimento dentro da caixa torácica. Se retirássemos os pulmões do corpo e suspendêssemos ao ar livre, eles iriam encolher drasticamente. No entanto, dentro da caixa torácica, isto não ocorre devido ao vácuo que os circunda. Quando cheios, os pulmões tentam expelir o ar com uma certa força que é determinada pelo volume de ar em seu interior. Isto significa que os pulmões assemelham-se a uma estrutura elástica de um balão de borracha, sendo que também exercem uma força expiratória inteiramente passiva que aumenta de acordo com a quantidade de ar inspirada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (156.2 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com