TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre Placozoa e Ctenophora

Por:   •  20/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Disciplina de Invertebrados

Professor Dr. Rogério Caetano da Costa

RELATÓRIO SOBRE PLACOZOA E CTENOPHORA


Ana Ligia Beltrame dos Santos





Bauru,

30 de outubro de 2017.

Placozoa

De as características gerais dos Placozoa apontando também onde vivem. Em relação a sua posição filogenética, porque ele é considerado um Metazoa mais basal similar aos Porifera?

São organismos multicelulares; não possuem tecidos e órgãos verdadeiros; suas células estão arranjadas em uma camada dupla, sendo que as células dorsais são achatadas, monociliadas e com gotículas de lipídios, enquanto que as células ventrais são colunares, também monociliadas, mas sem gotículas de lipídios; entre essas duas camadas de células epiteliais, existe uma camada mesenquimal, com células amebóides estreladas inseridas em uma matriz gelatinosa.

Os Placozoa vivem em ambientes marinhos e já foram encontrados pelo mundo todo; os indivíduos menores conseguem nadar, enquanto indivíduos maiores locomovem-se por deslizamento ciliar ao longo de uma superfície; eles se podem se reproduzir de forma assexuada, por fissão, ou sexuada; se alimentam de detritos orgânicos pelo processo de fagocitose. Apenas as células ventrais que estão invaginadas realizam a fagocitose, isso corrobora a ideia de que também existam diferenças funcionais entre os dois epitélios (dorsal e ventral).

Placozoa é considerado mais próximo de Porifera porque ainda não foi identificada uma membrana basal abaixo de seus epitélios (por isso, ainda não são considerados como uma ectoderme e endoderme).

Ctenophora

1.  A) Apesar de terem um corpo gelatinoso similar a uma água viva por que eles não estão incluídos no Filo Cnidaria? Cite pelo menos duas características.

Porque os ctenóforos apresentam um sistema digestivo mais organizado e sua musculatura é mesenquimal (ou mesodérmica). Além disso, seu ciclo de vida é monomórfico, ao contrário dos cnidários que apresentam ciclo de vida dimórfico.

B) Construa um cladograma inserindo a posição filogenética dos Ctenophora e justifique essa posição.

[pic 3]

Apesar do Filo Ctenophora possuir caracteristicas morfológicas semelhantes à Cnidaria, seu sistema digestivo completo o coloca em uma posição evolutiva acima dos cnidários.

Bibliografia

Brusca, R. & Brusca, G.J. 2007. Invertebrados. 2ª ed. Editora Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro. 968p.

Ruppert, E.E.; Fox, R.S. & Barnes, R.D. 1996. Zoologia dos Invertebrados. 6ª ed. Editora Roca, São Paulo. 1028p.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (57.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com