TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre Saponinas e Taninos

Por:   •  28/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 6

1.  INTRODUÇÃO

Os taninos e saponinas são substâncias conhecidas por algumas características marcantes, como a adstringência e fator antinutricional dos taninos e a função emulsificante das saponinas. No entanto, as características de conhecimento comum são poucas frente a diversidade de mecanismos de ação e possíveis usos ainda desconhecidos na indústria em geral.

Segundo Cunha & Roque, 2005, há várias linhas de pesquisas sobre compostos tânicos e saponinas, tanto na fisiologia vegetal, quanto na atividade biológica/farmacológica desses compostos. Os estudos são feitos sobre metodologias de identificação e determinação em plantas; avaliação da variação da concentração na planta, em plantas da mesma espécie e relacionadas ao clima; relação com insetos herbívoros; usos na alimentação humana; alimentação animal; usos em processos industriais, entre outros. Na alimentação humana e animal, a busca crescente por alimentos nutracêuticos e aditivos fitogênicos que substituam produtos industriais atualmente utilizados em maior escala tem se constituído em grande motivação de pesquisas.

Não é do interesse principal isolar todos os compostos ou um composto em particular, e sim identificar os compostos responsáveis pela ação farmacológica (ELISABETSHY, 2001). Assim, tem se interesse em conhecer os principais princípios ativos das plantas com potencial de uso tanto na medicina humana, quanto na animal.

Compostos tânicos são responsáveis pela adstringência de muitos frutos e outros produtos vegetais. A adstringência ocorre devido à precipitação de glicoproteínas salivares, levando à perda do poder lubrificante (BRUNETON, 1991). São compostos fenólicos, e, portanto, são altamente reativos quimicamente que formam pontes de hidrogênio, intra e intermoleculares (MONTEIRO et al. 2005). Estes compostos são facilmente oxidáveis, tanto por enzimas vegetais específicas quanto por influência de metais, como cloreto férrico, o que ocasiona o escurecimento de suas soluções (MELLO & SANTOS, 2001).

Possuem a habilidade de formar complexos insolúveis em água com alcaloides, gelatina e outras proteínas, características nas quais são baseados os principais testes de detecção. A complexidade entre taninos e proteínas é a base para suas propriedades como fator controlador de insetos, fungos e bactérias, assim como para seus principais usos industriais (Ex: manufatura do couro).

As saponinas em solução aquosa formam espuma persistente e abundante. Essas atividades provem do fato de apresentarem em sua estrutura uma parte lipofílica denominada aglicona ou sapogenina e uma parte hidrofílica constituída por um ou mais açúcares (SCHENKEL et al., 2001). A espuma formada é estável à ação de ácidos minerais diluídos, diferenciando-se dos sabões comuns. Alguns dos compostos saponósidos desorganizam a membrana dos glóbulos vermelhos do sangue, o que pode levar à hemólise.

Outra característica encontrada é a capacidade de complexar com esteroides, que é utilizada para explicar a ação antifúngica e hipocolesterolmiante (CUNHA & ROQUE, 2005).

OBJETIVO

Caracterizar a presença de saponinas e taninos em drogas vegetais e realizar a avaliação semi-quantitativa através da determinação do índice de espuma.

MATERIAIS E METODOS

Os materiais utilizados para a extração de taninos e saponinas foram:

O barbatimão pulverizado; as vidrarias becker; pipeta de Pauster; tubos de ensaio e funil. Para filtrar a solução utilizou-se o algodão, além dos reativos: acetato de chumbo; acetato de cobre; reação com alcaloides e reação com gelatina (Figura 1-A e 1-B). Os equipamentos foram a Chapa aquecedora e a Balança Analítica.

No procedimento de avaliação de saponinas, pesaram-se dois gramas do pó de Alcaçuz e adicionou-se 20 mL de água destilada (Figura 2-B). Posteriormente, ferveu-se a respectiva solução (Figura 2-C) durante dois minutos e, logo após, foi deixada em repouso por aproximadamente 5 minutos em um Becker, em seguida, filtrou-se o extrato com auxílio de um funil (Figura 2-D) para um tubo de ensaio com tampa e agitou-se por aproximadamente um minuto. A presença de espuma persistente é considerada resultado positivo no experimento de saponinas.

Já no procedimento de avaliação de taninos, utilizou-se um grama de Barbatimão (Figura 2-A) dissolvido em 50 mL de água destilada, em seguida ferveu-se durante cinco minutos e realizou-se a decantação da solução, após a decantação filtrou-se a solução, retirando-se alíquotas de um a dois mL do extrato aquoso (Figura 2-E). Para a verificação de taninos utilizou-se os seguintes métodos, reação com acetato de chumbo; adicionaram-se algumas gotas de solução aquosa a 1% de acetato de chumbo; reação com cobre; colocaram-se algumas gotas de solução aquosa de acetato de cobre a 3%; reação com alcaloides; acrescentou-se uma gota de solução de ácido clorídrico a 10% e algumas gotas de solução aquosa a 0,1% de um sal de alcaloides solúvel em água (sulfato de quinina) e reação com gelatina; adicionando ao extrato uma gota de solução de ácido clorídrico a 10%, e em seguida a solução aquosa de gelatina a 2,5%.

Após o término dos processos, analisou-se, individualmente, as substâncias obtidas em cada método de extração.

[pic 1] [pic 2][pic 3][pic 4]

Fig. 1 – A e B. Materiais utilizados na execução dos procedimentos.

        [pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

  [pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

Fig. 2 (A, B, C, D e E). A-Pesagem de um grama de barbatimão. B-Dois gramas do pó de Alcaçuz e dissolvido em 20 mL de água destilada. C-Fervimento da solução na chapa aquecedora. D-Filtração do extrato com auxílio de um funil. E-Extrato aquoso da solução de barbatimão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (476.5 Kb)   docx (372.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com