TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre pressão arterial

Por:   •  11/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA

DETERMINAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL HUMANA

Relatório apresentado à disciplina Fisiologia Animal Comparada

Emilly Teixeira de Sousa

Fortaleza – Ceará

2015.2

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Metodologia

3. Resultados e Discussão

4. Conclusão

5. Referências Bibliográficas

Introdução

Uma das funções primordiais da circulação é de manter a pressão arterial(PA) estável, dentro de uma faixa estreita de variação, esteja o individuo em repouso ou desenvolvimento diferentes atividades comportamentais. Dessa forma exercem uma importante regulação da frequência cardíaca, do débito cardíaco, do estado contrátil do miocárdio, da resistência vascular periférica e consequentemente, da distribuição regional do fluxo sanguíneo.

A pressão arterial é consequência da força que o sangue exerce contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo corpo. Ela mantém o sangue circulando no organismo. Tem início com o batimento do coração. A cada vez que bate, o coração joga o sangue pelos vasos sanguíneos chamados artérias. As paredes dessas artérias são como bandas elásticas que se esticam e relaxam a fim de manter o sangue circulando por todas as partes do organismo. O resultado do batimento do coração é a propulsão de uma certa quantidade de sangue (volume) através da artéria aorta. Quando este volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vá para a frente. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mais distantes, como a ponta dos pés, por exemplo. (VARELLA, 2009).

Para assegurar que o fluxo sanguíneo na circulação sistêmica não aumente ou diminua devido as pressões variáveis, é extremamente importante que a pressão arterial média seja regulada de modo a ter valor muito constante. Isso é conseguido por meio de um grupo complexo de mecanismos que envolvem o sistema nervoso, os rins, os diversos mecanismos hormonais, (GUYTON; HALL, 2006)

É interessante ressaltar que a pressão arterial não é fixa e pode variar instantaneamente, dependendo do estado da pessoa no momento (se está em repouso, em atividade, sentada ou levantando bruscamente, por exemplo). O valor é considerado normal quando o máximo atinge até 120 mmHg, e o mínimo fica na faixa de 80 mmHg. É a almejada pressão 12/8.

Considera-se que uma pessoa está com pressão baixa, ou hipotensão arterial, quando esses níveis são menores do que 90mmHg X 60mmHg. É preciso ressaltar, porém, que pessoas saudáveis podem ter níveis baixos de pressão arterial sem manifestar problemas. Contudo pressão baixa não é sinônimo de doença em si, todavia é importante ter um certo cuidado porque pode esta relacionada com doenças graves como infarto do miocárdio, embolia pulmonar e diabetes

Nesse contexto o objetivo da aula prática foi medir a frequência da pressão arterial cardíaca em situações diferenciadas para saber as mudanças de pressão em cada situação.

Metodologia

Para a elaboração da prática foram utilizados medidores de pressão digitais e aneróide. O método utilizado pelos medidores manuais foram feitos da seguinte forma: foi o de auscultatório de aferição da pressão arterial. Para tal, fez-se uso de esfigmomanômetro de coluna de mercúrio com manguito para adulto e estetoscópio para auscultar os ruídos gerados na verificação da pressão arterial. O método consiste em: desinflar o manguito e colocá-lo contornando o braço, posicionando-o a uma distância de 2 a 3 cm acima do cotovelo; palpar o pulso da artéria braquial, encontrado medialmente ao tendão de inserção do bíceps, e posicionar a membrana do estetoscópio nessa região; inflar o manguito até cerca de 180 mmHg e desinflar lentamente até que se perceba o som correspondente ao início da pulsação braquial (pressão sistólica) e o desaparecimento desse som (pressão diastólica).Já para os medidores digitais foram necessário apenas encaixar no pulso acoplada no braço, exatamente como é feito no esfigmomanômetro. A diferença está na simplicidade como o processo é realizado, pois basta acionar um botão que vai automaticamente inflar a braçadeira, informando a pressão arterial em poucos segundos.

A turma foi dividida em seis grupos, em que cada equipe tinha um medidor de pressão. Cada equipe teria que ser representada por um homem e uma mulher para medir a pressão em situações diferenciadas para saber o que ocorreria. Foram retiradas em posição sentada, deitada, levantando bruscamente e fazendo algum tipo de exercício.

Resultado e Discussão

Tabela 1. Valores da pressão arterial média(PAM) nos sexos masculino e feminino, em posição sentada, deitada, levantando bruscamente e fazendo exercício.

Equipe Sentado Deitado Levantando bruscamente Exercício

Homem/Mulher Homem/Mulher Homem/Mulher Homem/Mulher

1 12:8 10:7 10:7 10:6 12:8 10:5 10:7 11:7

2 12:8 10:6 10:7 10:7 12:8

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com