TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatórios de mcirobiologia

Por:   •  17/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

                                                                        

[pic 1]

1.Título: Relatório sobre Coliformes Totais e Termotolerantes (teste presuntivo, teste confirmativo e teste EC)

2.Introdução:

O teste presuntivo dos coliformes tem como característica e objetivo principal detectar a presença de coliformes na água. Nesse procedimento, usamos o caldo com bile, cuja concentração inicial do meio em cada tubo depende do volume das amostras.

A pesquisa de coliformes é baseada nas características do grupo bastonete que produzem ácidos e gás a partir da lactose, fazendo com que seja identificada ou não a presença de coliformes, devido à presença de gás no tubo após 24 horas na estufa à 35° C.

3.Objetivos:

  • Demonstrar a importância de testar a qualidade da água;
  • Detectar e diferenciar Coliformes e Coliformes fecais;

4.Materiais Utilizados:

Para a realização deste processo de Métodos Físicos e Químicos de Controle Microbiano foram utilizados:

  • Estante para Tubos de Ensaio;
  • Pipetas;
  • Auto-Clave;
  • 9 tubos de ensaio;
  • Amostra de água do lago do ifm;

5. Procedimento Experimental:

Cada grupo ganhou um tipo de água. As águas eram divididas assim:

  1. água potável;
  2. água do esgoto;
  3. água do lago ifm;
  4. água do laranjal.

Nosso grupo ficou com a água do lago ifm e, por isso chamaremos os tubos de IFM.

Na primeira parte do experimento era pra achar os coliformes pelo teste presuntivo, que consistia em incubar os tubos à 35ºC por 24 horas em amostras de 10 ml, 1ml e 0,1ml.

Na segunda parte do experimento era o teste confirmativo, que consistia em observar os tubos com crescimento do caldo lactosado – água turva e formação de gás no interior do tubo de Durham – e utilizar a tabela NMP para avaliar o número mais provável de coliformes totais por 100ml de amostra.

A partir dos tubos com crescimento positivo, inoculamos os tubos contendo o caldo com bile e verde brilhante. Incubamosà 35 ºC por 48h.

Na terceira e última parte do experimento, observamos os tubos com crescimento do caldo bile e verde brilhante – turvação e formação de gás no interior do tubo de Durham. E a partir dos tubos com crescimento positivo, inoculamos os tubos contendo o caldo. Incubamos a 44,5ºC por 24h.

6.Resultados:

O resultado encontrado na primeira parte do experimento foi os tubos de 10 ml e 1 ml deram positivos para coliformes. Fizemos séries de 3 tubos com cada diluição e nas de 10 ml os 3 continham gás e ácido e nos de 1 ml2 tubos continham ácido e gás.

Na segunda parte, o teste confirmativo, os tubos que continham o gás deram positivo pra coliforme, como a combinação foi de 3 – 2 – 0, o cálculo feito em aula foi que continham, mais ou menos, 2000 bactérias/100ml no lago do ifm.

E na terceira e ultima parte, não foram identificados coliformes fecais pois não houve a produção de gás no tubo de Durham.

7. Conclusão:

Portanto, foi observado que na água do lago do IFM existem somente coliformes. Os coliformes termotolerantes não existem neste lago, ou seja, não tem despejo de esgoto ali neste lugar. Por isso é necessário distinguir os coliformes fecais dos demais coliformes. Os coliformes fecais têm como ambiente natural locais com temperaturas elevadas, portanto, na estufa bacteriológica eles serão capazes de crescer a 44,5° C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com