TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Origens da Vida: Estudos Avançandos

Por:   •  9/8/2018  •  Resenha  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  2.048 Visualizações

Página 1 de 4

DAMINELI, Augusto; DAMINELI, Daniel Santa Cruz. Origens da vida. Estudos Avançados, v. 21, n.59, p. 263-284, 2007.

Gleyciane Torres Fernandes

O artigo “Origens da vida” foi escrito pelo professor Augusto Damineli do departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (IAG – USP), e por Daniel Santa Cruz Damineli Bacharel em Biologia pela Universidade de São Paulo e pós- graduando na Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro.

O presente trabalho apresentar de forma geral as idéias impostas sobre a origem da vida no decorre da história. Os autores visam detalhar o processo evolutivo sobre as idéias que foram lançadas para entender e compreender o sentido e origem da vida. Esta obra trata-se dos estudos que foram feitos para descobri o que ocorreu nos primórdios do surgimento de vida no planeta, em característica especial os autores enfatizam os estudos, as descobertas e os diversos experimentos que foram desenvolvidos em busca de encontrar um conceito universal para se explicar o que é a vida.

O artigo faz uma breve retrospectiva de todos os estudos realizados com a finalidade de obter resultados sobre como a vida se iniciou, neste trabalho os autores ressaltam as características básicas da vida atual e o vínculo entre os seres vivos e o ancestral comum. A partir da origem do código genético houve um desafio para se entender a origem da vida, neste contexto surge a pergunta sobre quem surgiu primeiro se foi o código genético ou metabolismo, entretanto ainda faz necessário estudos, pois existem duas linhas que defendem ambas as hipóteses.

O autor conclui que o fato de compreender a origem da vida e algo completamente difícil, porém não devemos descartar a hipótese de que a natureza tenha se encarregado de realizar esse processo.  Ainda ressalta que é possível encontrar outras formas de vida fora do planeta Terra, e que a partir desta descoberta poderemos ver o que é fundamental e o que secundário para o acontecimento deste fenômeno. Pesquisas estão sendo feitas, e os instrumentos para proporcionar um melhor desenvolvimento destes estudos estão sendo aperfeiçoados para que seja possível as descobertas sobre o estudo da origem da vida.

O assunto abordado no artigo é de muita originalidade, pois foi possível visualizar o grande desafio encontrado pelos pesquisadores que buscam respostas sobre a origem da vida. O trabalho dos autores contém imensa contribuição acadêmica, pois, o mesmo traz uma série de eventos ao qual é possível entender o que foi feito e o que ainda está em estudo para que seja possível desvendar o que ocorreu no primórdio da vida.

ATIVIDADE DE PESQUISA E RACIOCÍNIO CRÍTICO

Respostas.:

  1. Os procariotos diferem dos eucariotos mediante estrutura organizacional, os procariotos não possuem mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e carioteca deixando o material genético espesso no citoplasma. Os eucariotos são as células mais complexas que os procariotos, pois possuem algumas organelas que são ausentes nos procariotos, as organelas presentes nos eucariotos são Ribossomos, Vesículas, Retículo endoplasmático rugoso (RER), Complexo de Golgi, Microtúbulos, Retículo Endoplasmático Liso (REL), Mitocôndrias Respiração, Vacúolo, Lisossomos.

  1. O DNA promove as características de cada indivíduo, ou seja, cada indivíduo tem características que são únicas mesmo sendo das mesmas espécies. A variabilidade genética pode ser considerada benéfica ou não diante da seleção natural, isso por que o indivíduo será selecionado mediante sua não adaptação ao meio ambiente. Por exemplo se tivermos um gramado verde e nesse gramado estiver presente gafanhotos com de cor clara e gafanhotos de cor escuras, os gafanhotos claros irão se misturam na grama enquanto que os gafanhotos escuros ficarão mais visíveis para os pássaros que são seus predadores, assim os gafanhotos de características escuras por serem vistos facilmente serão devorados ainda jovens e não consegue se reproduzir e passar essa característica para frente, apenas alguns irão chegar a fase adulta e se reproduzir, mas sabemos que o ambiente e dinâmico e pode ser que a grama mude sua cor diante de algum ataque por uma espécie invasora, com esse acontecimento os gafanhotos que estavam camuflados ficam evidentes e serão devorados um a um, já os outros gafanhotos escuros agora estão escondidos e os predadores não consegue mais os encontrar, ele vão sobreviver com mais facilidade e chegar a fase adulta se reproduzir e novamente passar essas características para a próxima geração, tendo o predomínio de gafanhotos escuros e alguns claros. Portanto, o DNA possui essa relação com a seleção natural, onde promove essas características das espécies agora se elas vão fica ou não na população isso quem vai define e a seleção natural.
  1. Não, pois, a pesquisa cientifica tem contribuído na evolução do conhecimento humano em todos os setores, sendo através da pesquisa científica que podemos descobrir que certas teorias por alguns aspectos devem ser descartadas, entretanto, se não houvesse pesquisa científica até hoje permaneceríamos no erro quanto as teorias apresentadas, se analisarmos várias teorias que visam explicar o surgimento da vida ou a hereditariedade já foram descartadas mas isso só aconteceu mediante estudo comprovados.
  1. Este incidente confirma a utilidade das pesquisas, pois, o âmbito da pesquisa científica envolve muitos processos de investigação para se encontrar possíveis respostas a um problema, então, quando Woo-suk Hwang publicou os resultados da sua pesquisa outros cientistas fizeram o mesmo processo seguindo os  métodos adaptados pelo cientistas Hwang para comprovar se realmente Hwang estava correto quanto as resultados publicado, entretanto, os cientistas notaram que havia erros nos resultados e levaram a

baixo a hipótese de Hwang por ser considerado fraude (alteração nos resultados). Isso prova que a pesquisa científica tem sim sua real importância na sociedade quando exercida por pessoas que realmente tem responsabilidade quanto ao seu papel na área de investigação científica ou em qualquer área de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (99.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com