TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Duas Vidas

Por:   •  22/7/2015  •  Resenha  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  1.614 Visualizações

Página 1 de 5

Filme: Duas Vidas

Lançamento: Ano 2000, nos Estados Unidos.

Duração: 101 minutos

Atores principais: Bruce Willis, Spencer Breslin, Emily Mortimer, Lily Tomlin

Resumidamente, o filme é muito gostoso de se ver. O tipo de filme que nos faz pensar bastante.

Trata-se de um personagem, Russ Duritz (Bruce Willis) homem, já adulto, com bom trabalho (onde se entende como “bem-sucedido”), mas de personalidade meio autoritária e que busca sempre a melhor imagem e, com tudo isso, torna-se alguém com pouca ou nenhuma felicidade interior.

Nesse contexto de sua vida, Russ começa a ver sua vida meio “bagunçada” quando encontra o menino Rusty, nada menos que ele mesmo, porém com apenas 8 anos de idade. Esse menino então fica infeliz ao perceber a pessoa em que se tornou quando adulto, vendo inclusive sonhos que tinha deixados para trás. Ele era uma criança generosa e cheia de afetos, bem diferente de sua versão adulta. Assim, começa um convívio entre ambos que faz com que Russ comece a relembrar seus sonhos de infância, seus desejos antigos, emoções que começa a reviver e que iniciam mudanças em seus pensamentos.

Entendo que o filme mostra a grande necessidade do processo de identificação, o conhecimento que devemos ter de nós mesmos e, em alguns momentos, revivendo intensamente nossos desejos antigos, nossas vontades, nossos anseios, coisas que nos faziam sonhar, suspirar. Só então, a parti dessa consciência, existe a possibilidade de haver uma ressignificação deste passado, entendendo conflitos internos que possam vir a serem perdoados.

Ele, Russ, percebe que algumas mudanças tiveram início em partes bem definidas de seu passado. Numa delas ele se deu mal numa briga de escola por causa de um cachorro, o que fez com que sua mãe fosse chamada à escola (estando ela doente). Já em casa ele foi acusado pelo pai de quere matar a própria mãe. Seu pai era bastante rígido. Isso foi um duro golpe em sua vida e lhe causou muito desgosto. Mesmo chorando o pai o fez parar de chorar gritando com ele e mandando que ele “crescesse”. Daí pra frente Russ foi se tornando frio e esquecendo sua infância.

Essa “visibilidade” que Russ passa a viver de si mesmo pode ser encarada como o DISSOCIAÇÃO, ou seja, ver a si mesmo como se fora de si estivesse, revendo e revivendo essas situações para tornar-se não apenas consciente mas também capaz de estabelecer uma ressignificação disso tudo, perdoando definitivamente tudo aquilo que viveu.

O filme demonstra de forma alegórica a possibilidade de mudarmos o passado, bem como de construirmos um novo futuro, da melhor maneira como ainda seja possível. Isso abre possibilidades enormes, já que mostra novas fronteiras, novos caminhos, novas possibilidades, enfim, caminhos podem ser alterados, sonhos podem ser renovados, atitudes podem ser alteradas para gerar algo novo e realmente importante para uma vida. Isso é também retratado no final do filme, quando Russ adulto e criança se encontram com Russ mais velho, agora piloto, casado e com um cachorro que também fazia parte de seus sonhos infantis. Ele pôde realizar ainda muito do que sonhava.

Filme: Mãos Talentosas

Lançamento: Ano 2009, nos Estados Unidos.

Duração: 90 minutos

Atores principais: Bruce Willis, Spencer Breslin, Emily Mortimer, Lily Tomlin

É um filme marcante, já que trata de uma história de fundo verídico. Conta fatos sobre a vida de Benjamin (Ben) Carson, negro, nascido numa família pobre nos anos sessenta, na sociedade americana. Nesse contexto, Ben passa a viver vários tipos de preconceitos em razão da cor de sua pele e do preconceito operante entre muitos que o cercavam.

Mesmo com grande dificuldade encontrada nos seus estudos, Ben é constantemente incentivado por sua mãe a perseverar e jamais se deixar levar pelos insultos preconceituosos que lhe acometiam.

A mãe de Ben se mostra muito sábia e com um amor bastante operante. Ela não poupa esforços no sentido que levar seus filhos, incluindo Ben, a uma verdadeira evolução em termos pessoas e sociais, buscando sempre o melhor dentro do potencial em si mesmo.

Na escola fundamental, Ben se encontra com dificuldades visuais que, depois de sanadas por óculos, não mais o atrapalharam a se formar com louvor em primeiro lugar, ultrapassando inclusive o preconceito de uma professora que se mostrou revoltada com tal fato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com