TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Residuos Infectantes

Casos: Residuos Infectantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 3

ACONDICIONAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE RESÍDUOS INFECTANTES

O acondicionamento nada mais é do que o ato de embalar os resíduos em recipientes específicos para cada tipo e protegê-los de risco de contaminação e também para facilitar no seu transporte.

Algumas regras:

- Materiais cortantes ou perfurantes devem ser embalados em recipientes de material resistente.

- Líquidos deverão estar contidos em garrafas, tanques ou frascos, preferencialmente inquebráveis.

Caso o recipiente tenha que ser de vidro, este deverá estar protegido dentro de outra embalagem resistente. Ex: (Caixas Descartex).

- Sólidos ou semi-sólidos serão embalados em sacos plásticos. Perfurantes ou líquidos, já dentro de uma primeira embalagem resistente deverão ser colocados em sacos plásticos para facilitação do transporte e da identificação.

- Todo resíduo infectante a ser transportado deverá ser acondicionado em saco plástico branco e impermeável (usa se o saco para resíduo tipo II, indicado pela NBR 9190, da ABNT. Recomenda-se a utilização de dupla embalagem (um saco contendo um ou mais sacos) para resíduos de áreas altamente infectadas (como unidades de isolamento ou laboratórios) – desta forma, os sacos coletados nesta unidade são colocados dentro de um saco maior, evitando se o contato com o lado externo do primeiro saco e garantindo se maior segurança contra vazamentos.

- Os sacos deverão ser totalmente fechados, de tal formal a não permitir o derramamento do conteúdo, mesmo virado com as bocas para baixo; uma vez fechados, precisam se manter íntegros até o processamento ou destinação final do resíduo. Caso ocorram rompimentos freqüentes dos sacos, dever se á verificar a qualidade do produto ou os métodos de transporte utilizados. Não se admite abertura ou rompimento de saco contendo lixo infectante, sem prévio tratamento.

- Uma vez que a identificação do tipo de resíduo se faz através da cor do saco, é fundamental que se utilize a embalagem adequada.

- A utilização de saco inadequado para tipo de resíduo poderá ser punida com multa para o estabelecimento ou para o fabricante do saco (caso se constate falha no produto).

Os resíduos infectantes devem ser acondicionados em sacos de cor branca-leitosa, que sejam de material resistente a rupturas ou vazamentos, e os resíduos não devem ultrapassar 2/3 do volume do recipiente.

Esses sacos devem estar contidos em recipientes de material lavável, que também seja resistente a ruptura, vazamentos e conter tampa com sistema de abertura para que não haja contato manual com os resíduos.

Os resíduos perfurocortantes devem ser embalados em recipientes de material resistente, os resíduos líquidos devem ser acondicionados em recipientes constituídos de material compatível com o líquido armazenado, resistentes, rígidos com tampa rosqueada e vedante.

Os resíduos do grupo A4 e A5 que são os resíduos provenientes de animais ou seres humanos com suspeita ou certeza de contaminação devem ser acondicionados em dois sacos vermelhos que servem como barreira de proteção, e esses sacos nunca podem ser esvaziados e reaproveitados.

Os sacos e os recipientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com