TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Residuos Solidos

Dissertações: Residuos Solidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2013  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 5

MÉTODOS CIENTÍFICOS

Os métodos de pesquisa são de fundamental importância para a aquisição de novos conhecimentos, na medida que direcionam e organizam o pensamento na busca do aprendizado, evitando uma maior margem de erro.

EXEMPLOS DE APLICAÇÃO DOS MÉTODOS:

HISTÓRICO: Método histórico tem como objetivo relatar a origem de determinados conhecimentos, bem como, sua utilização e importância para a sociedade. No estudo matemático podemos citar como exemplo o surgimento das unidades de medidas de comprimento

Os egípcios usavam o cúbito como unidade de comprimento, que era a distância do cotovelo até a ponta do dedo médio.

Para evitar a confusão provocada pela diferença de tamanho entre uma pessoa e outra, os egípcios fixaram um cúbito padrão de 52,4 centímetros, construído em barras de pedra ou de madeira.

Mas para medir grandes extensões, o uso desse cúbito padrão não era cômodo. Os egípcios passaram, então, usar cordas que continham nós espalhados a intervalos iguais. Cada intervalo entre dois nós correspondia a 10 cúbitos

Outros povos da época também usavam o cúbito como padrão: os sumários, que utilizavam um cúbito padrão de 49,5 centímetros e os assírios, cujo cúbito padrão media 54,9 centímetros.

Os romanos usavam o pé (cerca de 30 centímetros) como unidade de medida para pequenas distâncias, e a passada dupla, equivalente a cinco pés para medir grandes distâncias. Mil passadas duplas constituíam uma nova unidade: a milha (mille passum). Essa unidade ainda hoje é usada com algumas modificações, e vale aproximadamente 1609 metros.

A parti de 1878, a Inglaterra passa a usar a guarda imperial e a libra imperial. A guarda, da palavra inglesa yard (vara), equivalente a 0,9144 metros, e a milha mil corresponde a 1760 guardas ou 1609, 3 metros.

Já no século XVII, os cientistas apontavam a necessidade de um novo sistema de medidas que, substituindo os vários existentes, facilitasse a comunicação entre as comunidades cientificas.

Esse sistema – o sistema métrico decimal surgiu com a Revolução Francesa, no final do século XVIII. Formou-se uma comissão que tinha como objetivo estabelecer uma unidade natural, isto é, que fosse buscada na natureza e pudesse ser facilmente copiada e estabelecida como um padrão de medida. Além disso, uma outra exigência deveria ser comprida: essa unidade deveria ter seus múltiplos estabelecidos segundo o sistema decimal, inventado na Índia, quatro séculos antes de Cristo. A comissão encarregada desses estudos escolheu a terra como referência para definir as unidades de medir comprimentos. Um projeto com essas características foi apresentado e, assim adotou-se como unidade de comprimento o metro, definido na época como a decima milionésima parte de um quarto do meridiano terrestre.

Adotou-se como padrão para o metro a distância entre duas marcas numa barra de platina, depositada no Museu Internacional de Pesos e Medidas, na França. Uma cópia dessa barra encontra-se no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

Alguns países, como a Inglaterra e os Estados Unidos, não adotaram de imediato o sistema métrico decimal, mantendo as unidades então utilizadas, como pés, polegadas, milhas. Só recentemente o sistema métrico decimal passou a ser obrigatório nesses países. Para se ter uma idéia, a Inglaterra adotou oficialmente o sistema a parti de 1995, mantendo, no entanto as antigas unidades (milhas, jardas, pés, polegadas), que são largamente utilizadas pela população.

COMPARATIVO: esse método tem como objetivo estudar semelhanças e diferenças entre diversos tipos de grupos, sociedades ou povos, ao realizar comparações podemos verificar semelhanças e explicar divergências entre a utilização de descobertas de épocas anteriores para a atual. No estudo da origem e utilização do sistema de coordenada cartesianas, no passado e na atualidade, podemos utilizar desse método conforme podemos observar abaixo:

Os nomes Plano Cartesiano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com