TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas Biologia Celular

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

                                               PERGUNTAS UFES

1)-Explique o modelo mosaico fluido.

 O modelo mosaico fluido é um conceito dado por Singer e Nicholson ao movimento ordenado da bicamada lipídica a qual possui proteínas que mudam de posição constantemente e tem um aspecto oleoso.

2)-Explique a polarização da bicamada.

 A bicamada possui uma parte polar o qual se interage com a água, sendo denominada hidrofílica, e uma outra parte apolar, sendo denominada hidrofóbica, assim recebendo uma nomenclatura de anfifílica.

3)-Detalhe toda a estrutura da membrana.

 A membrana plasmática circunda a célula, definindo seus limites e mantém as diferenças entre o citosol e o ambiente extracelular. Ela possui proteínas, glicoproteínas, glicolipídos e proteoglicanas inseridas. As proteínas ficam arranjadas assimetricamente e são subdivididas em quatro subgrupos sendo: as integrais, as periféricas, ancoradas à membrana e semi-inseridas. As proteínas integrais (ou transmembranas) são anfipáticas e ficam inseridas na bicamada lipídica, de modo que para sua extração é necessário dissolver a membrana com solventes orgânicos. As proteínas periféricas estão ligadas não covalentemente a outras proteínas ou à superfície lipídica e são extraídas por métodos que preservam a integridade da membrana. As proteínas ancoradas à membrana são ligadas covalentemente aos fosfolipídios, exigindo métodos drásticos para sua extração. As proteínas semi-inseridas estão posicionadas na parte hidrofóbica da membrana e na parte hidrofílica do citosol. Além do exposto na membrana por meio de tais proteínas realizam transportes celulares específicos para cada tipo de composto, sendo estes: difusão simples e facilitada e transporte passivo e ativo.

4)-Explique e defina o glicocalix.

 O glicocálix é a união de uma porção glicídica das glicoproteínas, dos glicolipídios e das proteoglicanas da membrana plasmática. Ele tem carga negativa por causa dos grupos sulfato e carboxila das cadeias glicídicas. Por meio dessa carga elétrica, ele atrai cátions, aumentando a sua disponibilidade para o uso da célula e criando um ambiente hidratado pela atração de água. Glicoproteínas e proteoglicanas secretadas são adsorvidas pelo glicocálix e contribuem para a sua constituição. Todas as células eucariontes têm glicocálix. Ele protege a célula de danos químicos e físicos e permite o reconhecimento e a adesão das células.

5)- Diga quais são os tipos e funções das proteínas transmembranas.

 As proteínas transmembranas se dividem em: proteínas estruturais, enzimas, receptoras e transportadoras, que se subdividem em proteínas canais e carreadoras. As proteínas estruturais tem por função manter a forma da célula por meio da manutenção do seu citoesqueleto e criar junções para manter a célula unida. As proteínas enzimas tem por função catalisar reações químicas, ou seja acelerar essas reações. As proteínas receptoras fazem parte da área de sinalização do corpo celular e possuem uma alta especificidade em relação aos seus substratos. E por fim as proteínas transportadoras se subdividem em canais, que realizam um transporte mais rápido e menos seletivo, de moléculas menores, e as carreadoras, que realizam um transporte mais lento, porém seletivo, de moléculas maiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com