TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Cândido Portinari

Trabalho Universitário: Resumo Cândido Portinari. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 3

1 CÂNDIDO PORTINARI

Cândido Torquato Portinari, filho de imigrantes italianos, pintor (formação em Artes plásticas), nascido no Brasil no dia 29 de dezembro de 1903, precisamente numa fazenda próxima de Brodowski, interior de São Paulo.

Desde de criança sempre teve vocação para as artes, no entanto não teve sucesso na escolaridade, pois sem condições, não conseguir nem terminar o ensino primário. Sua grande oportunidade para seguir a carreira de pintor, veio aos 14 anos de idade, quando vários pintores e escultores italianos chegaram na região de Brodowski e decidem recruta-lo como ajudante. Esse sem dúvida, foi um marco na vida de Portinari, que daí em diante só troxe vitórias.

Quando completou 15 anos, já estava certo do que queria fazer, então resolve deixar São Paulo e parte para o Rio de Janeiro com o intuito de estudar na Escola Nacional de Belas Artes.

E assim, Portinari começa a chamar atenção a se destacar bastante, fato repercutido tanto entre seus professores quanto da própria imprensa. Se destacou tanto, que aos 20 anos já estava apto a participar de diversas exposições. Daí em diante, começa ganhar elogios em artigos de vários jornais, e aos poucos vai se glorificando cada vez mais. Portinari conseguiu pintar quase cinco mil obras entre obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão.

Foi um dos artistas mais relevantes do país também foi um dos poucos a alçancar um enorme reconhecimento internecional.

Sua principal obra foi os painéis Guerra e Paz (1953-1956), que foram presenteados em 1956 à sede da ONU de Nova Iorque. No entanto, só voltaram ao Brasil depois de 53 anos, em novembro de 2010 e, finalmente, foram exibidos no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e, em 2012, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Pintou também, as telas Meninos e piões e Favela que se caracterizam parte do acervo permanente da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Também encontam-se expostos na Igreja Bom Jesus da Cana Verde, centro da cidade de Batatais, interior de São Paulo, pinturas e afrescos são ao todo 23 obras, incluindo 2 retratos.

Portinari em suas obras retratava questões sociais sem desagradar ao governo, o pintor também fazia uma aproximação da arte moderna européia sem deixar de lado a admiração do seu público.

Ao pintar se aproximava do cubismo, surrealismo e dos pintores muralistas mexicanos, mas nunca deixava de lado a arte figurativa e também as suas origens. A mistura de tudo isso é uma arte de características modernas.

Curiosidades: Foi furtada do segundo andar do Museu de Arte de São Paulo, na madrugada do dia 20 de dezembro de 2007, uma das obras mais importantes de Portinari, O lavrador de café, mas em uma ação, estas obras, juntamente com o quadro Retrato de Suzanne Bloch, de Pablo Picasso, foram resgatadas e restituídas ao museu dia 8 de janeiro de 2008, sem sofrerem lesões algumas.

Em 1962, Portinari trabalha bastante, para atender a prefeitura de Barcelona que o convida para uma exposição com 200 telas, foi assim que Portinari adquiri uma intoxicação e desobedecendo as ordens médicas. Continua pintando até a morte.

Por fim, no dia 6 de fevereiro de 1962, Cândido Portinari morre envenenado pelas telas que foram a sua grande razão de viver, o pintor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com