TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O artigo 15º da constituição do Brasil

Artigo: O artigo 15º da constituição do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Artigo  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

O artigo 15º da constituição do Brasil que defende as pessoas e o uso da expressão sem censura “TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, SEM DISTINÇÃO DE QUALQUER NATUREZA, GARANTINDO-SE AOS BRASILEIROS E AOS ESTRANGUEIROS RESIDENTES NO PÁIS E INVIOLABILIDADE DO DIREITO À VIDA, LIBERDADE, IGUALDADE, SEGURANÇA E A PROPRIEDADE”, porém na pratica não é assim que acontece. O direito ao livre arbítrio e o uso das leis que colocam todos iguais perante a sociedade, pela constituição, não está sendo possível!

A sociedade não tem tolerância às causas diferente do comum... E, com este trabalho que me permitira uma visão ampla a cerca da questão do ser humano na contemporaneidade, abrindo a possibilidade de desconstrução de preconceitos e esteriotipos, pretendo apresentar o texto, a partir de pesquisas, que demonstre a convivência entre grupos humanos tão diferentes. E os conflitos que a intolerância pode gerar.

Para isso é necessário que se estude a constituição, se busque fatos que mostrem intolerrancia ocorrida entre os sujeitos e relacionem às literaturas apresentadas.

Desenvolvimento

Iguais, Porém diferentes!

Está claro que nosso país até então sempre foi um dos mais preconceituosos do mundo. A sociedade extremamente conservadora sofre com a derrota, tanto nos tribunais como nas formas de expressão... Acabamos de ver a união civil estável dos homossexuais reconhecida e também o direito de liberdade de expressão, no caso da marcha da maconha, também concedido pela instancia maior do país, no supremo tribunal federal.

O preconceito no Brasil, hoje, não se reduz somente aos homossexuais ou usuários de drogas, os negros e os nordestinos também são alvos dessas pessoas se respeito e moral.

No caso estarrecedor da intolerância foi o da professora Daniela Cordovil que ministra aulas de religião afro na instituição,, da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi denunciada por racismo. De acordo com os estudantes, a docente teria insultado um segurança de "macaco" e, depois, repetido a agressão verbal a um dos universitários que defenderam o trabalhador.

A confusão teria iniciado quando Daniela Cordovil tentava entrar na universidade com alguns pesquisadores convidados para participar de um evento e encontrou o fechado.

O segurança informou que o acesso estava fechado por determinação da direção da universidade e orientou o grupo a entrar por outro portão. De acordo com os alunos, nesse momento, a professora perdeu a calma e começou a xingar o servidor.

Ao ouvir a confusão, os estudantes utilizaram um celular com câmera e desafiaram a professora a repetir o insulto. No vídeo, a professora assume que chamou o segurança, Rubens dos Santos, de 39 anos, de "macaco". "Tu é um macaco também. Vai chamar a PM (Polícia Militar) agora!", grita a professora a um dos universitários.

Em um país que a mais de dois séculos acabou a escravidão a constituição confere ao cidadão o direito de ser igual independente de cor, raça, crença, poder econômico ou politico, ainda se ver pessoas decratando outro por caso da cor de sua pele.

E o que mais repugnante e saber que partiu de uma pessoa que está no tpo do conhecimento, que são os mestres da academia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com