TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Higiene

Monografias: Resumo Higiene. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 6

A SAÚDE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIAIS: CONSIDERAÇÃO A PARTIR DOS MANUAIS DE HIGIENE

AUTORA: Greicelene A. Hespanhol Brassinello

A AUTORA E O TRABALHO

O trabalho analisado é de autoria da enfermeira, professora da disciplina de saúde coletiva do Centro Universitário Hermínio Ometto, doutoranda em educação pela faculdade de educação da UNICAMP – Membro do PRAESA –Laboratório de Estudos de Pesquisa em Práticas de Educação e Saúde e tem a finalidade de dialogar sobre temas transversais mais especificamente a saúde enquanto tema transversal na escola, segundo a autora busca ainda trazer reflexões partindo de conceitos históricos dos manuais de higiene e correlacionando-o com os parâmetros curriculares nacionais. Como finalidade dessa provocativa surge às perguntas: Quais propostas existem hoje para as questões relativas a higiene e educação em saúde na escola? Em que orientação se fundamenta? Quais os conteúdos trabalhados? E quais os autores envolvidos na elaboração e disseminação das informações?

OS PARÂMETROS CURRICULARES

Os parâmetros curriculares os famosos PCNs tem como objetivo fornecer subsídios teóricos metodológicos em vários níveis da educação no Brasil dos quais o objetivo do trabalho está voltado para os relacionados ao ensino fundamental, os PCNs são organizados em 10 volumes referentes as áreas de conhecimento da seguinte forma: Língua Portuguesa,Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte e Educação Física e três volumes referentes aos temas transversais que têm como proposta a inserção nas escolas de questões sociais ou da sociedade brasileira, como ética, pluralidade cultural, orientação sexual, meio ambiente, saúde, trabalho e consumo.

A TEMÁTICA SAÚDE E OS PCNs

A saúde contemplada enquanto tema transversal na educação vem com a finalidade de disseminar no ambiente escolar boas práticas de prevenção em saúde que na verdade tem suas origens datadas no início do século XX. Segundo Rocha (2000), a escola no início do século XX foi um importante difusor de um modo de vida considerado civilizado. A re-configuração da escola neste processo de modernização e a inserção do campo da higiene como conhecimento escolar trouxeram à tona as estratégias de higienização, elaboradas pelos médicos higienistas, nesse momento a educação em saúde era voltada para toda a comunidade escolar pedagogizando o tema.

Após várias pesquisas realizadas pela a autora se apropriando de trabalhos existentes podemos chegar a conclusão que o modelo utilizado por médicos higienistas compreendia incluir o tema e contempla-lo nos currículos das escolas normais, onde os professores se tornavam avaliadores diretos das condutas previstas tais como mensuração do peso dos alunos, estatura e força física, ambiente doméstico, hábitos familiares visando rever o que estaria errado e com isso promover bons hábitos. De forma mais sistemática segundo a autora os objetivos gerais seriam: conscientizar os alunos sobre o direito à saúde; compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio em que vivem; conhecer e utilizar formas de intervenção individual e coletiva sobre os fatores que agem sobre a saúde; e fazer com que os alunos adotem hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.

Os conteúdos a serem trabalhados com os alunos foram divididos em dois blocos autoconhecimento e vida coletiva, o que nada mais seria que a promoção do autoconhecimento o que ajudaria sem duvidas na promoção a saúde pois ao se conhecer buscando reflexões sobre seu próprio corpo facilitaria no processo de educação em saúde e a vida coletiva levaria o indivíduo a disseminar o conhecimento sobre a temática ou seja, divulgar os cuidados pertinentes aos riscos para com a saúde na infância tais como: acidentes domésticos, maus tratos, acidentes de trânsito entre outros.

No processo referente a avaliação do aluno o objetivo seria dar subsídios a partir de aportes teóricos e práticos para que os alunos possam identificar de forma autônoma situações relacionadas ao bem estar e a saúde, o professor deve avaliar pontos básico que foram trabalhados e co isso aferir a evolução do educando ou seja Os temas abordados devem permitir a construção da identidade e da auto-estima, os cuidados com o corpo, nutrição, a valorização dos vínculos afetivos e a negociação de comportamentos apropriados para o convívio social.

ANALISANDO O CONTEXTO DAS CONTRIBUIÇÕES LITERARIAS E DIALOGANDO COM AS BIBLIOGRAFIAS QUE SE APROPRIOU O PRESENTE TRABALHO

É comum nas obras citadas no trabalho o relato de problemas na inserção da temática no contexto escolar uns trazem como solução a formação dos professores outros encontram como a principal problemática a extensão e diversidade do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com