TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Livro Publicidade De A A Z

Dissertações: Resumo Livro Publicidade De A A Z. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  3.714 Palavras (15 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 15

Resumo capítulo 2

Como a propaganda funciona?

A Propaganda tem como principal objetivo a divulgação de uma ideia, empresa ou marca.

Pode ser para as pessoas tomarem conhecimento da existência da empresa ou para as pessoas comprarem produtos da marca.

Tem que influenciar o modo da pessoa pensar, fazer mudar de ideia,

Definição e Funcionamento Básico da Propaganda: A Propaganda pode ser definida como “uma manipulação planejada da comunicação visando, pela persuasão, promover comportamentos em benefício do anunciante que a utiliza”.

É função da Propaganda informar e despertar interesse de compra e uso de produtos ou serviços.

Temos três definições de termos da língua inglesa para explicar o conceito:

Advertising: Propaganda que visa divulgar e promover o consumo de bens, assim como a propaganda dita de utilidade pública que visa promover ações e comportamentos comunitariamente úteis.

Publicity: Informação disseminada editorialmente com o objetivo de divulgar informações sobre pessoas, empresas, produtos, entidades, idéias, eventos ...,sem que para isso o anunciante pague pelo espaço e tempo utilizado na divulgação da informação.

Propaganda: Propaganda de caráter político, religioso ou ideológico, que tem como objetivo disseminar idéias dessa natureza.

No Português esses três conceitos fundem-se nos termos “propaganda” e “publicidade”, e são utilizadas adjetivações para diferenciá-los, como, propaganda política. O processo de geração e realização da propaganda tem início com o anunciante que tem intenção de influenciar o consumidor, entre anunciante e consumidor existe o veículo de comunicação para tornar a mensagem acessível para que o consumidor possa se interessar ou não por ela.

Quem faz a propaganda?

A propaganda é feita pelo anunciante e pelo veículo, no entanto existem três entidades que podem contribuir para o processo de realização da propaganda: o corretor ou agenciador de propaganda, a agência e os fornecedores, e produtoras especializadas.

A complexidade do processo de propaganda depende:

Do número e grau de dificuldade das mensagens a ser transmitidas.

Do nível de interesse do consumidor em relação ao anunciante e ao que ele oferece.

Da quantidade e o tipo de pessoas que precisam ser atingidas pela propaganda.

Os anunciantes podem ser pessoas físicas ou jurídicas e podem ser divididos entre constantes e eventuais.

Por que se faz propaganda?

As razões são divididas em dois grandes grupos, a propaganda com objetivos promocionais, que tem como função básica a venda de produtos ou serviços de uma empresa e é criada para que o consumidor tenha conhecimento e esteja bem informado sobre o produto, suas principais tarefas são:

Divulgação da marca.

Promoção da marca.

Criação do mercado para a marca.

Expansão do mercado.

Correção do mercado.

Educação do mercado.

Consolidação do mercado.

Manutenção do mercado.

Já a propaganda institucional é a que explica a filosofia, os objetivos e as ações das organizações (públicas e privadas) com teor eminentemente informativo, outros gêneros da propaganda institucional também válidos e empregados são os que atendem de forma indireta, a um objetivo institucional , gerando simpatia e criando uma boa imagem das empresas anunciantes sem que, para isso, a propaganda fala especificamente sobre elas, podem se encaixar nesse caso:

Propaganda comunitária .

Propaganda de fundo cultural.

Propaganda de utilidade pública.

Propaganda de caráter beneficente.

E outras de características e objetivos semelhantes.

Onde se faz a propaganda?

Do ponto de vista publicitário, os veículos mais importantes são a televisão, o rádio, o jornal, o cinema, os diversos tipos de propaganda ao ar livre e a mala direta, e devido a essa amplitude de opções existe uma técnica específica de propaganda, a mídia. Ela tem por finalidade escolher o melhor veículo e a melhor posição para os anúncios.

Como é feita a propaganda?

Começa com a definição dos objetivos da propaganda, então é realizado um trabalho de pesquisa para definir com maior precisão quem são os consumidores que se deve atingir e como atingi-los.

Em seguida passamos para a fase de planejamento, onde são alinhados os objetivos a serem atingidos pela propaganda, ordenadas as informações conhecidas sobre o mercado, a concorrência e os consumidores, levantados os recursos disponíveis, e considerada a experiência passada do anunciante, então, as alternativas de ação são analisadas e a estratégia da propaganda é definida.

A partir da aprovação do planejamento, começam a ser realizados os trabalhos de criação (geração de idéias que de maneira surpreendente, sucinta, cativante e expressiva, comuniquem aquilo que foi definido a ser transmitido ao consumidor) e o planejamento de mídia (onde se estuda quais os meios de comunicação e os veículos de cada meio, as posições, e os formatos mais adequados para atingir de modo eficiente os consumidores.

A seguir, vem a aprovação da criação e da mídia, que deve ser resolvida pelos que fizeram o planejamento e por quem detém a palavra final sobre a propaganda dentro da empresa anunciante.

A partir desse ponto são processadas as duas fases seguintes: a produção das peças de propaganda, que são as mensagens publicitárias que devem ser produzidas, e a compra da mídia, negociando com os veículos as condições de veiculação, nesse momento a “bola” vai para o veículo escolhido, que faz a propaganda chegar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com