TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Tratamento de Água Potável

Por:   •  13/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

Tratamento de Água Potável

INTRODUÇÃO:

O tratamento biológico para produzir água potável, vem crescendo em diferentes continentes do mundo e tem seu uso mais difundido como meio de remover os resíduos biodegradáveis, matéria orgânica, amônio, nitrito, ferro ferroso, manganês (II) e sulfetos, que mesmo em pequenas quantidades podem estimular o cescimento de bactérias no sistema de distribuição. A presença dessas bactérias pode causar:

• Aumentos na contagem de placas heterotróficas, regeneração de bactérias coliformes e turbidez;

• Formação de sabores, odores e nitrito;

• Consumo de oxigênio dissolvido;

• Corrosão acelerada

Utiliza-se atualmente a manutenção de resíduos de cloro substancial durante todas as partes da rede de distribuição, como alternativa a ausência de tratamento biológico adequado. Em contrapartida, já existe regulamentos que tentam limitar as quantidades de cloro utilizadas nesses tratamentos por conta dos riscos a saúde do consumidor (riscos conhecidos ou suspeitos).

Este cápitulo traz processos de biofilmes, alternativos ao uso de cloro na rede de sitribuição, disponíveis para tratar a água e torná-la potável.

PROCESSOS DE BIOFILMES AERÓBICOS PARA ELIMINAR INSTABILIDADE BIOLÓGICA

Todos os processos biológicos usados ​​para criar uma água potável biologicamente estável compartilham três

caracteristicas principais.

• Seu ambiente é oligotrófico, o que significa que o subgrupo doador de elétrons

as cadeias estão presentes em concentrações muito baixas.

• Eles dependem de biofilmes para excelente retenção de biomassa sem requerer

tempos de detenção de líquidos

• Eles são aeróbicos.

 

Uma série de testes é utilizado para medir níveis de qualidade da água potável. Praticamente todos os suprimentos de água contêm alguma lista técnica, mas dois aspectos da lista técnica fazem seu impacto de concentração e instabilidade de difícil de quantificação: concentração muito baixa e natureza heterogênea.

 A Tabela 12.1 do livro resume os parâmetros "genéricos" que podem ser usados ​​para representar cinética de biodegradação de nível BOM (facilmente degradada e húmica).

12.1.1 TÉCNICAS DE MEDIDA DO NÍVEL BOM

A maioria das técnicas de medição de BOM envolve incubações em bateladas ou

com um inóculo bacteriano controlado. Esses testes em lote podem ser divididos em três

grupos.

1. Os métodos de Van der Kooij (1982) usam cepas puras de bactérias selecionadas para

sua capacidade de crescer em diferentes tipos de compostos orgânicos;

2. Algumas técnicas empregam um pequeno inóculo de cultura bacteriana mista e

medem a redução máxima no carbono orgânico dissolvido para estimar a

carbono orgânico dissolvido biodegradável (BDOC);

3. Os testes BDOe de inóculo grande são usados ​​para superar uma limitação do primeiro

dois tipos de testes: um longo tempo de incubação, muitas vezes 30 d.

12.1.2 REMOÇÃO DE FONTES INORGÂNICAS DE INSTABILIDADE BIOLÓGICA

O foco das próximas seções está na remoção da lista de materiais. No entanto, as fontes inorgânicas de instabilidade biológica também podem ser removidas por processos, como por exemplo:

  • Nitrificação: produz N02, que é conhecido por reagir com cloraminas e destrói o resíduo de cloro combinado.
  • Oxidações catalisadas por bactérias: ocorrerem nos processos de biofiltração, mas não se tem muitas informações sobre as mesmas relacionadas a sistemas de tratamento de água potável. Os oxidantes Fe2+ e Mn2+ provavelmente são autotróficos e devem florescer nos biofiltros que promovem a nitrificação.

12.1.3 PREPARAÇÃO DO BIOFILME

Quando as concentrações de componentes de instáveis são altas, a abordagem mais lógica é empregar um processo de biofilme com o único propósito de pré-tratamento da água para torná-la biologicamente estável para posterior tratamento físico / químico e distribuição. Por exemplo, alto carregamento da água nível BOM que recebem tratamento físico direto pode causar refluxo excessivo, quebra de partículas, gosto e odor formação ou outros problemas operacionais

O pré-tratamento de biofilme também pode ser usado quando o nível BOM é baixa, para carga hidráulica.

O conceito de orientação para os processos de pré-tratamento de biofilme é criar poros grandes, de modo que o meio não cause entupimento, usando uma cama fixa

de tamanho médio de cascalho (4 a 14 mm) ou por meio de fluidização (do tamanho de areia «1 mm).

Em ambos os casos, os poros grandes minimizam a necessidade de retrolavagem e também permitem a aeração do leito para atender as demandas de oxigênio maiores que o O.D. contido na entrada d’água.

12.1.4 BIOFILTRAÇÃO HÍBRIDA

Quando a instabilidade biológica é baixa na água bruta, processos tradicionais de filtração podem ser aprimorado para criar um processo híbrido de biofiltração que elimine de doadores de elétrons inorgânicos, mantendo as suas funções. Exemplos incluem filtros rápidos de areia, antracito, carvão ativado granular, entre outros.

Embora não seja necessário, o ozônio frequentemente é aplicado antes destes processos para desinfecção primária, remoção de sabor e odor ou coagulação.

Outros processos para otimizar o aspecto da biodegradação incluem a eliminação da cloração do leito, e controlar o comprimento e a severidade da retrolavagem para aliviar a perda, mantendo uma boa base de biofilme. A limpeza do ar durante a retrolavagem melhora a remoção de partículas biofiltros sem causar um problema de retenção inadequada de biofilme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com