TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo tratamento de efluentes_Disciplina Instalaçoes industriais

Por:   •  11/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.804 Palavras (12 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

LUCILIO MOURA

TRATAMENTO DE EFLUENTES

CAMAÇARI-BA, FEVEREIRO DE 2015.

LUCILIO MOURA

TRATAMENTO DE EFLUENTES

Trabalho sobre tratamento de efluentes apresentado ao curso de Engenharia de Produção para avaliação do Prof.º Écio.

CAMAÇARI-BA, FEVEREIRO DE 2015


1. Introdução

O ciclo hidrológico é um importante regulador do clima e um fundamental sistema de transporte de substâncias essenciais à consolidação estável da vida.

A utilização de águas dos aqüíferos subterrâneos para fins industriais e, sobretudo, para irrigação de plantações vem promovendo o rebaixamento do nível freático destes aqüíferos em um ritmo muitas vezes superior à reposição de água que o ciclo hidrológico pode proporcionar.

Devolver a água em condições de manter a integridade dos ecossistemas tem sido uma preocupação constante, já que ela é um ponto crítico no ciclo vital do planeta.

1. Objetivo

 O objetivo do tratamento de efluentes consiste na remoção da poluição presente (inorgânica ou orgânica) pelo uso de processos químicos, físicos e biológicos para posterior lançamento nos corpos receptores.

O tratamento físico visa a retirada do material particulado em suspensão; o biológico, a remoção da carga orgânica solúvel presente; e o químico, redução de DQO (Demanda Química de Oxigênio), os nutrientes, os patógenos e as substâncias tóxicas.

Parâmetros de controle de efluentes líquidos

A gestão sobre os efluentes líquidos passou a fazer parte dos princípios gerais dos negócios das organizações e tem sido incluída entre as diretrizes políticas, de saúde, segurança e preservação ambiental.

A legislação é que orienta a questão do controle da poluição ambiental. Através de vários instrumentos, são dadas as diretrizes básicas quanto ao gerenciamento de resíduos líquidos, sólidos e atmosféricos

O CONAMA é o órgão nacional consultivo e deliberativo que estabelece os padrões de qualidade da água e do ar, além dos estados e municípios que podem ser iguais ou mais restritivos.

No entanto pode-se observar que a legislação ambiental é muito complexa, mesmo aquela somente aplicada à indústria.  

A legislação é a primeira condicionante para um projeto de uma ETEI (estação de tratamento de efluentes industriais), sendo importante ressaltar que as diferenças das legislações muitas vezes inviabilizam a cópia de uma estação de tratamento que apresente sucesso em um Estado para outro. Uma ETEI pode ser suficiente para atender a legislação de um Estado mas não atender a todos os limites estabelecidos por outro Estado.

Principais parâmetros de controle de efluentes líquidos:

Oxigênio Dissolvido: concentração necessária para sobrevivência dos organismos na água.

Temperatura: influência na concentração de oxigênio, pois a solubilidade dos gases inversamente proporcional a temperatura aumentando metabolismo dos organismos que passam a necessitar de mais oxigênio.

Biodegradabilidade: Capacidade de um efluente específico degradado biologicamente. Quanto maior for a concentração de matéria orgânica, maior será a proliferação de bactérias e demanda de oxigênio mensurado através de DBO (Demanda Bioquímica de oxigênio). A DQO (Demanda Química de Oxigênio) A DQO é a medida da quantidade de oxigênio necessária para oxidar quimicamente a matéria orgânica.

Sólidos: Compostos por substâncias dissolvidas e em suspensão, de composição orgânica e ou inorgânica com pontos de ebulição superiores ao da água.

Metais: Por seu poder cumulativo, não são eliminados do organismo uma vez ingeridos. Ex.: Arsênio, Cádmio, Chumbo, Cromo, Mercúrio e Prata.

Detergentes: Têm a capacidade de reduzir a tensão superficial. A espuma formada pelos detergentes nos corpos receptores (rios, lagos, etc.) impede a penetração de luz e, por conseqüência, o fornecimento de oxigênio pelos organismos fotossintetizantes.

Nitrogênio e Fósforo: provocam a proliferação de vegetais causando a eutrofização do corpo hídrico.

Além dos parâmetros citados devem-se avaliar as características sensoriais dos efluentes notadamente como o odor e a cor. Estas aparentemente são muito importantes, pois despertam as atenções inclusive dos leigos podendo ser objeto de atenção das autoridades.

Tratamento preliminar

A medição de vazão é um procedimento adotado em todas as estações de tratamento. Este equipamento é fundamental nas etapas inicial, intermediária e final, pois permite planejar uma estação assim como indicar as variações na vazão evidenciando possíveis vazamentos ou volume incorporado ao sistema.

Dispositivos de medição de vazão:

Vertedor triangular: indicado para vazões de até 30 l/s.

[pic 2][pic 3]

Vertedor retangular: Indicado para vazões entre 300 a 1000 l/s.

 [pic 4][pic 5]

Calha Parshall: Indicada para grandes vazões, de 300 a 400 l/s.

[pic 6] [pic 7]

Gradeamento

O gradeamento tem por objetivo separar do efluente materiais grosseiros que provavelmente danificariam os equipamentos do sistema antes do tratamento. Ex.: (desgaste de bomba, obstruções de tubulações, etc.)

Remoção de óleos e graxas

Consiste em operações de separação destes materiais que podem causar o entupimento das peneiras, assim como formação de película superficial nos sistemas biológicos. Esta operação é realizada através de do processo de flotação (natural e/ou mecânica).

Peneiramento

Tem como como objetivo evitar o entupimento de tubulações, desgaste de bombas. Consiste numa chapa perfurada ou ranhurada que permite apenas a passagem de líquidos e sólidos muito finos.

Desaneração

Temo como objetivo a retenção de areia e materiais semelhantes. Sendo que o principio de seu funcionamento baseia-se na densidade entre tais materiais (areia e partículas metálicas) e a água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (444.8 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com