TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduos industriais e contaminação ao meio ambiente

Por:   •  1/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2] 

RESÍDUOS INDUSTRIAIS E CONTAMINAÇÕES NO AMBIENTE

Logística reversa

Gustavo Menezes Lemes Dias

Log 30

Esteio

2019

O QUE SÃO RESÍDUOS INDUSTRIAIS

Em toda produção industrial é utilizado matéria-prima, muitas vezes após o produto estar pronto sobram resíduos que exige métodos específicos para ser descartado. Isto porque uma vez que a matéria-prima passe por um processo industrial sua composição passa a ser mista, às vezes tornando o resíduo perigoso para o ambiente e para a saúde pública.

Exemplos de resíduos são as cinzas, lodos sólidos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros e cerâmicas. São definidos, ainda, como resíduos os efluentes industriais - lodos líquidos provenientes de sistemas de tratamento de esgoto e aqueles gerados na limpeza de equipamentos e instalações em geral.

CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS

No Brasil, o órgão responsável pela classificação de resíduos é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a classificação funciona da seguinte forma:

  • Classe I (perigosos) – É o referido ao grupo de resíduos que oferecem risco à saúde do Meio Ambiente e à saúde pública, esses grupos podem ser identificados pelas características que são: inflamabilidade, toxicidade, corrosividade, radiação e outras. Exemplos: Solventes Usados, EPIs contaminados e óleo, etc.

  • Classe II (Não perigosos) – Esse grupo não apresenta periculosidade e está subdividido entre Classe II A (inerte) e Classe II B (não inerte).

  • Classe II A (inerte) – São resíduos que não apresentam aspectos de periculosidade, porém pode apresentar características de combustão. Biodegradabilidade e solubilidade em água. Exemplos: Restos orgânicos, madeira, gesso, papel, etc.
  • Classe II B (não inerte) – Essa classe diz a respeito daqueles resíduos que não se encaixam em nenhumas das classificações anteriormente citada. Em geral, são aqueles que em contato com a água não a alteram. Exemplos: Sucata de ferro, Sucata de aço e entulho.

TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS

Com intensa atividade industrial, o volume de resíduos é enorme, na maioria das vezes o descarte é feito de maneira incorreta. Sendo que esse tipo de material necessita de cuidados especiais para que não machuque o ambiente. Esse é primeiro passo para que as indústrias contribuam para um meio ambiente mais saudável, armazenar separadamente e destinar corretamente os resíduos para um local especializado.

Segundo a legislação brasileira, as indústrias são obrigadas a cuidar, gerenciar e destinar de seu próprio lixo.

CONSEQUÊNCIAS DE UMA MÁ GESTÃO DE RESÍDUOS

Um dos maiores problemas de poluição é a má gestão de resíduos industriais, esse problema deve ser olhado com olhos mais atentos pois além de ser um problema para a saúde ambiental e da natureza, está associado à manutenção das mazelas sociais.

Então, desenvolver uma gestão eficiente pode parecer burocrático e cansativo, mas é algo fundamental para garantir reaproveitamento e um dinheiro a mais no bolso. Para os empresários, a política é essencial para evitar prejuízos financeiros, preservar a imagem de sua organização e principalmente minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos que suas atividades podem causar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com