TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Aula Prática Cinética Química

Por:   •  23/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  1.402 Visualizações

Página 1 de 2

ROTEIRO - Fatores que afetam a velocidade das reações

A Cinética química estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. A velocidade de uma reação é expressa na medida da rapidez com que os reagentes são consumidos e que os produtos são formados. Um exemplo é o alumínio, por ser anfótero (comporta-se como base ou ácido, dependendo do meio), irá reagir tanto com o ácido quanto com a base (hidróxido de sódio). Na reação do alumínio com o hidróxido de sódio ocorre uma remoção da fina camada de óxido presente na superfície do alumínio, permitindo que ocorra uma reação no meio aquoso, com a liberação de gás hidrogênio. No meio contendo ácido clorídrico a reação também resultará na liberação de hidrogênio gasoso, as reações são rápidas e liberam uma grande quantidade de calor.

MATERIAIS E REAGENTES

Ácido Clorídrico 0,1 M

Água quente e gelada

Ácido Clorídrico 1 M

Sonrisal

Hidróxido de Sódio 0,1 M

Bérquer de 50 mL

Hidróxido de Sódio 1 M

Papel Aluminío

Fita de Magnésio

PROCEDIMENTO

Cortar dois pedaços de papel alumínio de tamanhos diferentes e colocar dentro do béquer, adicionar a mesma concentração de HCl 1M nos dois béqueres, observar a reação. Repetir o mesmo procedimento mas com NaOH 1M.

Cortar dois pedaços iguais de fita de magnésio e colocar dentro do béquer, adicionar concentrações diferentes de HCl 0,1M e 1M em cada um dos béqueres, observar a reação. Repetir o mesmo procedimento mas com NaOH 0,1M e 1M.

Separar dois béqueres, adicionar em cada um a mesma quantidade de água, em um colocar água quente e no outro água gelada, após adicionar no mesmo tempo um comprimido de Sonrisal, observar a reação.

QUESTIONÁRIO

Que fatores influenciou na velocidades das reações em cada experimento ?

Escreva as reações dos experimentos 1 e 2.

No experimento 3 em qual béquer foi uma reação mais lenta e mais rápida ? Explique?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com