TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro aula prática topograph platô

Por:   •  6/12/2015  •  Artigo  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 3

Roteiro Aula Prática Topograph

  1. Abrir a tela de desenho, carregar os pontos do terreno natural e os pontos do traçado que foram fornecidos pelo professor em camadas diferentes.
  2. Gerar a malha triangular com distância máxima entre pontos de 75 metros e curvas de nível de 1m.
  3. Desligar a visualização das curvas de nível e malha triangular para isso ir à opção: Curva de Nível → Parâmetros.
  4. Carregar os pontos do traçado e desenhar o traçado conforme a figura abaixo usando linhas e a ferramenta concordância por tangente. As concordâncias por tangente devem ter raios de 10m

[pic 1]

  1. Criar um alinhamento selecionando as linhas com a tecla CTRL pressionada. Começar pela curva que está no lado inferior esquerdo e seguir selecionando todos os elementos(exceto pontos) no sentido horário. Após selecionar todos os elementos, clicar com botão direito e selecionar a opção Criar Alinhamento.
  2. Com o alinhamento selecionado clicar em Arquivo → Salvar → Curvas Horizontais dar nome e colocar estaca inicial 0 e distância 10m.
  3. Salvar e fechar o desenho.
  4. Abrir o traçado horizontal criado clicar em Curvas → Calcular. Depois clicar em Cálculos → Cotas . Salvar o traçado horizontal. Para ver o perfil e a planta do traçado clicar em vista gráfica.
  5. Ainda no traçado horizontal clicar em Cálculos → Seções, escolher o desenho correto e o MDT TG. Colocar nome para a tabela de seções(seções primitivas) e nas distâncias inserir 0 para o lado direito e 120m para o lado esquerdo. Clicar em Ok e as seções serão geradas. Fechar o Traçado horizontal.
  6. Abrir a tabela de seções gerada e clicar no ícone Vista gráfica para visualizar as seções primitivas do terreno. Salvar e fechar a tabela de seções.
  7. Clicar duas vezes em Desenho e escolher a opção nenhum. Clicar em Arquivo → Carregar → Perfil Longitudinal, escolher o traçado horizontal e clicar em Carregar.
  8. Clicar no ícone Criar alinhamento horizontal ou vertical e criar o greide de acordo com o seguinte:

- Distância 0 e Cota: 885

- Rampa 0% e Comprimento 101,416m

- Rampa 10% e Comprimento 110m

- Rampa 0% e Comprimento 590m

- Rampa -10% e Comprimento 110m

- Rampa 0% e Comprimento de 151,416m

Clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Encerrar, fazer isso mais uma vez. Selecionar o alinhamento, clicar em Arquivo → Salvar → Curvas Verticais, dar um nome para o greide e selecionar o traçado horizontal correto, clicar em Ok. Fechar o desenho não precisa salvar.

  1. Clicar em Projeto → Configuração →Seções Tipo → Clicar em nova e criar uma seção tipo com o nome Aula 170911.
  2. Clicar em Pistas → Nova → Dar o nome Aula 17091. Após dar o nome preencher a tela de acordo com a seguinte figura:

[pic 2]

  1. Clicar em fechar
  2. Clicar em Taludes → Novo → Dar o nome de Aula 170911. Após dar o nome preencher a tela de acordo com a seguinte figura:

[pic 3]

  1. Fechar a janela de Taludes e preencher a seção tipo de acordo com a seguinte figura.

[pic 4]

  1. Clicar em fechar
  2. Ir em  Traçados Verticais e clicar duas vezes no traçado criado, clicar em Curvas → Calcular, na tabela clicar duas vezes em Seção tipo e escolher a seção tipo para o projeto(Aula 170911). Clicar em salvar e fechar
  3. Ir em Seções e abrir a tabela de seções criada, clicar no ícone cálculo do Projeto selecionar a tabela de greide e clicar em calcular. Para ver o projeto clicar na Vista Gráfica e em Carregar para ver as seções. Clicar em Salvar e fechar.
  4. Ir em desenho clicar com o botão direito do mouse sobre Aula 170911 e escolher a opção duplicar.
  5. Abri o desenho Aula 170911, clicar em Visualizar → Camadas, colocar a camada TG como atual e desativar a camada TRAÇADO. Clicar em Curvas de Nível → Malha Triangular → Apagar.
  6. Clicar em Arquivo → Carregar →Traçado, escolha o traçado e as seções criadas. Clicar em Parâmetros e ticar a opção não diferenciar offset corte/aterro, clicar em Carregar.
  7. Apagar todos os pontos do terreno natural que estão dentro do projeto.
  8. Clicar em Curvas de Nível → Parâmetros→ No campo Dist. Máxima colocar 200m.
  9. Clicar em Curvas de Nível → Malha Triangula → Gerar. Depois em Curvas de Nível → Malha Triangula → Processar Obrigatórias. Salvar o desenho
  10. Clicar na opção 3D→Malha Triangular, clicar em um ponto da tela. Clicar em  3D e escolher a opção  Alterar → Shade, ticar Shade e a opção Altitude, clicar em ok.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (259.6 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com